No ardor da partida... #4: São Marcos de Palestra Itália

Duvido que um palmeirense não reverencie esse cara. Duvido que um rival não respeite esse cara. Duvido que terá um "novo cara" como esse cara. Humildade, respeito, simplicidade e um craque debaixo das traves. Sim, São Marcos. Moleque de Oriente, que quase jogou no Corinthians, se tornou santo no Palestra e ganhou o mundo com a seleção. Pegava pênalti, pombo sem asa, cabeceio e tudo mais, definitivamente, um dos maiores da história do Brasil.


Marcos sempre passou uma segurança extraordinária para os palmeirenses, fazia milagres, tinha reflexos espetaculares. Provavelmente, é o maior ídolo da história do Palmeiras, principalmente para os mais novos como eu. Deixou grandes memórias, ainda vivas, nas mentes alviverdes. Quem não se lembra do "episódio do café" na Bolívia? O épico pênalti que ele pegou de Marcelinho? Os milagres na Copa? A atuação excepcional na Ilha do Retiro em 2009? E vários outros momentos históricos desse santo. Porém, Marcos teve seus momentos ruins... Errou na final do mundial em 99, caiu em 2002, tomou goleadas (graças aos times ridículos montados), até mesmo frangos. Mas nada disso apagou as glorias da sua carreira extraordinária.

Marcos marcou os palmeirenses. O futebol. São Marcos fez o palmeirense chorar, de alegria e muitas vezes, por amor pelo próprio Marcos. Sim, eu amei o santo. Amor de admiração, amor de "muito obrigado". Foi por isso que chorei tantas vezes ao ver o discurso dele antes da final do Paulista de 2008 para os jogadores. Como não amar um ídolo que jura se quebrar, mas não perder o título. Mas eu entendo, Marcos é e foi Palmeiras, sempre. Derramei lágrimas, como um "bebê chorão", quando vi a coletiva anunciando a despedida. Chorei na rua. Chorei na cama. Infelizmente, Marcos se machucou muito em sua carreira, por isso parou. Mas "ainda bem", não sofreu caindo mais uma vez para a segunda divisão.

Felipe de Souza, chefe do C11-Palmeiras, fala sobre Marcos:
Marcos é um dos herois da história alviverde. Merece ser aclamado por todos nós e chamado de Santo sempre. Com ele, conseguimos conquistar vários títulos no futebol nacional e internacional. Campeão do mundo em 2002, levou o nome do Palmeiras para todos os cantos do globo. Além disso, é palmeirense declarado. O amor e a honra nos fazem palmeirenses, mas também nos fazem seu fã, São Marcos de Palestra Itália.

Rodrigo Carvalho, integrante do C11-Palmeiras, também falou:
O goleiro Marcos para mim foi mais que um ídolo, é como se fosse um amigo, pois até nas suas piores falhas eu não tinha coragem de criticá-lo ou sentir raiva, pelo contrário, eu compreendia e sabia que em outra oportunidade ele iria se sobressair pois sempre confiei nele. Até mesmo no Mundial Interclubes de 1999, quando chorei em frente à tv pela perda do título de campeão mundial diante do Manchester United (ING) em que o Marcos teve uma falha grotesta e crucial, mesmo assim eu revoltado e incrédulo, não consegui cupá-lo. O Verdão jogou melhor do que o clube inglês mas infelizmente não deu pra gente... O Marcos me deu mais alegrias que tristezas e tenho um sonho de um dia poder ao menos abraçá-lo e tirar uma foto com ele. Está entre os melhores atletas do Palmeiras que eu vi jogar e um dos que mais tiveram personalidade, respeito e dedicação ao clube e a torcida! Foi nosso herói na Copa de 2002 e no fim daquele ano o admirei mais ainda ao recusar proposta milionária do Arsenal para jogar a Série B de 2003 pelo Palmeiras e colocar o clube na elite novamente. Isso é São Marcos: humildade, personalidade e coração, pois ele sempre foi Palmeirense. Não tem como não gostar desse atleta, será eternamente o São Marcos de Palestra Itália! 
Nos números, fica claro o porquê do Marcos representar tanto ao Palmeiras. É o segundo goleiro, e sétimo jogador que mais atuou com a camisa do Palestra, tendo jogado 532 jogos; O jogador que mais jogou no Palestra Itália; Foi bicampeão brasileiro; Tetra Paulista; Campeão da Libertadores; Também venceu Copa do Brasil, Rio-SP, Copa dos campeões; Foi o primeiro goleiro na história que venceu o prêmio de melhor jogador da Libertadores, enfim...

Marcos virou filme, virou livros, virou busto, virou santo. Hoje, até quem não acredita em santos, é devoto de Marcos, do São Marcos de Palestra Itália. Já não tenho nada mais pra dizer, aliás, nem precisava. O significado de Marcos vai além de palavras, é sentimento, cada um tem o "significado de Marcos" dentro de si. Saudades, São Marcos!

Por último, deixo esses dois vídeos. O primeiro sobre os famosos causos dele, o segundo mostra as grandes defesas dele.




PUTA QUE PARIU, É O MELHOR GOLEIRO DO BRASIL, MARCOS!
Compartilhar no Google Plus

Autor: Mateus Moreira

Palmeirense, mas filho de corintiano. Obcecado pelo sonho de ser jornalista, fã de Mauro Beting e de São Marcos. Desde 2011 falando sobre o Palmeiras no Verdão 24Horas, e agora no C11.
    comentar com Facebook