Basicamente, gols. Muitos gols


Na última segunda-feira à noite, fugindo de algumas obrigações, estava assistindo Umuarama x Orlândia pela Liga Futsal. O Umuarama, dono da casa, vencia o adversário por 2x1 e, já nos instantes finais, sofria com a pressão do Orlândia, que usava até seu goleiro linha. Trinta segundos, dois erros do Orlândia e o placar foi de um apertado 2x1 para um tranquilo 4x1. Após o apito final, fiquei imaginando o quão emocionante seria essa enormidade de gols acontecendo sempre no outro futebol, o mais popular. Imagina? Bom, nem precisa. Ao que parece, a UEFA Champions League ouviu meu pensamento. 

59 gols, com margem de erro entre 57 e 61 (sou de humanas e contei manualmente), em 16 jogos - por 5 gols, a rodada da semana da competição europeia não quebrou seu recorde histórico. Goleadas, goleadas absurdas, goleadas mais absurdas ainda, viradas e até uma boa dose de emoção. Senhores, que semana espetacular. Vamos a ela.

GRUPO A
Atlético de Madrid 5x0 Malmö
Olympiacos 1x0 Juventus


Entre recordes e tabus


Antes de entrar em campo pela 3ª rodada do Grupo B, o Real Madrid nunca havia vencido o Liverpool em sua história. Aliás, não tinha nunca nem feito um gol na defesa inglesa nos 3 jogos que já disputaram. Cristiano Ronaldo, antes jogador do Manchester United, também nunca havia marcado em Anfield, estádio dos reds e palco do jogo nesta quarta-feira passada. Antes da partida, o craque português estava a um gol de empatar com Raúl, ídolo do mesmo Madrid, como o jogador com mais gols em edições de Liga dos Campeões.

Em um lance, no começo do jogo, todo esse parágrafo de tabus foi pro saco. James Rodríguez enfiou de cavadinha e Cristiano botou no fundo das redes vermelhas inglesas, ignorando qualquer tabu histórico que poderia ser imposto pelos donos da casa. E os merengues mataram o jogo com uma facilidade incrível - antes do intervalo, decretaram o 3x0, com Benzema marcando duas vezes. Nem boas tentativas de Gerrard e Philippe Coutinho impediram o Real de disparar na liderança do grupo, com 3 vitórias em 3 jogos.

Balotelli? Dessa vez, teve seu vale assistir-o-jogo-dentro-de-campo cortado pela metade. Pífio novamente, saiu no intervalo e ganhou o prêmio de pior contratação a curto prazo feita por um time endinheirado com várias outras opções melhores no mercado dos últimos anos.

Outros jogos do grupo: Ludogorets 1x0 Basel


GRUPO C
Monaco 0x0 Benfica
Bayer Leverkusen 2x0 Zenit


#Poldi #Arsenal #Virada #Felizão #aha
Você só entenderá essa parte se seguir o @Podolski10 no Twitter. Grato pela compreensão.

Arsenal e Anderlecht, na Bélgica, demorou um tanto para ter algo legal. Na verdade, até os 70 minutos, o jogo foi bem monótono. Digo 70' porque foi quando os belgas acertaram um ataque, um cruzamento e uma cabeçada que parecia mortal aos ingleses: 1x0. Mas a vantagem mínima dos azarões durou breves 18 minutos. Sanchez achou Chambers na direita, que cruzou para Gibbs, no segundo pau, chegar chutando de canhota. Agora sim, o 1x1 era definitivo.

Não, não era. Dois minutos depois e lá estavam os gooners na área adversária aprontando com Gibbs, Chamberlain e Alexis Sanchez. O último tentou o chute, o zagueiro salvou quase dentro do gol, mas a fez cair nos pés de Podolski, dentro da pequena área. O camisa 9, então, fuzilou as redes de forma marota e alegre, fazendo o gol brasileiro mais importante da rodada.

Outros jogos do grupo: Galatasaray 0x4 Borussia Dortmund


De novo!


Dirão os entendidos que o lateral-direito Maicon teve um problema no joelho horas antes da partida contra o Bayern de Munique na Champions. Nós, muito mais conhecedores, sabemos que não foi isso que tirou o brasileiro do time titular da Roma naquele dia. Com certeza, foi um sonho que lhe alertou na noite de segunda para terça. Algo relacionado com alemães e 7x1 fez o atleta ficar agoniado durante a madrugada e o obrigou a achar no joelho uma desculpa para não atuar contra seus agressores.

Maicon sabia das coisas e sua profecia se cumpriu: Robben, Robben, Götze, Lewandowski e Müller para os bávaros. Pausa. Gervinho para os romanos. Ribery e Shaqiri para os bávaros. No Olímpico de Roma, assim como no Mineirão, o carrasco é alemão. 7, de novo.

Outros jogos do grupo: CSKA Moscou 2x2 Manchester City


GRUPO F
Apoel 0x1 PSG
Barcelona 3x1 Ajax


Pênaltis, frangos e erros


Quem acompanha Campeonato Inglês ou lembra da final da Copa de 2010 sabe que Howard Webb não é uma figura muito confiável como árbitro de futebol. Pois, na última terça, o inglês foi responsável por algumas das maluquices ocorridas no melhor jogo da rodada, entre Schalke 04 e Sporting Lisboa, na Alemanha.

Começou com uma jogada ensaiada no escanteio dos portugueses que terminou com o chute rasteiro de Nani passando entre as pernas do goleiro schalker. Pouco tempo depois, Webb expulsou Maurício, zagueiro brasileiro do Sporting. E a reação alemã começou: Obasi fez de cabeça, Huntelaar virou (impedido) já no 2º tempo e Höwedes ampliou também de cabeça. Mas os lisboetas, amigo, são guerreiros. Adrien Ramos, de pênalti e de cabeça, empatou a 10 minutos do fim. Nos acréscimos, na pressão alemã, Aogo levantou, Huntelaar cabeceou e o zagueiro português bloqueou com o rosto - mas Webb viu um braço na bola. Choupo-Moting bateu o penal e fechou o 4x3 para os donos da casa no último lance.

As decisões erradas de Howard Webb e seus assistentes motivaram o Sporting a reclamar formalmente na UEFA e até a pedir a realização de outro jogo entre as duas equipes.

Outros jogos do grupo: Chelsea 6x0 Maribor


Carnaval na Bielorrússia


Finalmente, a maior colônia tupiniquim da Europa venceu na UCL. O Shakhtar Donetsk, com 1450 brasileiros no elenco, foi à Bielorrussia enfrentar o BATE Borisov - não é exatamente o tipo de jogo que você espera um show de dibres, velocidade, habilidade e envolvimento típicos da nossa terra do samba, mas foi exatamente só isso que aconteceu. O Shakhtar goleou com Alex Teixeira, Douglas Costa e Luiz Adriano marcando. Foi 3x0? Não, foi 7x0. E os dois primeiros citados só marcaram uma vez cada.

Luiz Adriano marcou nada mais nada menos do que 5 gols. Não foi um hat-trick, não foi um poker, foi um... Dodô? Enfim, o que sabemos é que só Messi e Luiz Adriano marcaram cinco vezes em uma partida na história dessa competição. E, de quebra, o centroavante brasileiro se tornou o maior artilheiro da história do clube ucraniano. Um fato digno de Fred, Jô, Damião e outros centroavantes nossos a nível de Seleção, certo???

Outros jogos do grupo: Porto 2x1 Athletic Bilbao


Prêmios
Ah, lá vamos nós.

Prêmio Dodô

O gol mais bonito da semana não veio da Champions League, mas sim da Europa League. O Tottenham, de Londres, recebeu os gregos do Asteras Tripolis e sapecou um 5x1. O segundo gol, do argentino Erik Lamela, foi uma pintura das mais incríveis do ano. Confira.


Sim, você viu certo. De letra, como já ensinava Quaresma no PES 2009.

Prêmio CBF

Poderia falar dos goleirões de Schalke x Sporting, mas um 7x1 em casa é insuperável. Imagina se fosse um jogo decisivo, sei lá, uma semifinal de Copa do Mundo? Nem que fosse para o XI de todos os tempos; não dá, Roma. Sinto por Ashley Cole, que perderá umas boas semanas sonhando com Robben, e por De Sanctis, o goleiro que não quis colaborar para diminuir o vexame italiano.


Prêmio 7x1

Luiz Adriano, seus 5 gols, seus novos recordes e sua merecida convocação para a seleção de Dunga. Dá-lhe, Brasil!


Em tempos de debate, algumas considerações finais:

- Em 3 textos meus publicados nessa coluna, a Roma apareceu nos 3. Parabéns, Roma, invicta por aqui. Mas só por aqui.
- Desafio vocês a listarem atacantes brasileiros que merecem mais chances do que o Luiz Adriano no selecionado do Dunga. Reflitam.
- O ano é propício, logo, os estimulo a postar nos comentários o seu 7x1 preferido. Não são muitos na história mas, com certeza, os que existiram marcaram bastante. Aproveitem que meu chefe é san7ista. Obrigado.
- Bom lembrar que nosso Luverdense do leste europeu venceu na semana e divide o 2º lugar do grupo B com Liverpool e Basel, todos com 3 pontos. O Verdão tem chances reais de classificação para as oitavas da maior competição europeia, então, não podemos deixá-lo na mão. Espalhe a campanha de apoio aos búlgaros nas redes sociais, no churrasco do final de semana e até aos coleguinhas mais distantes. Vamos, #NossoLudogorets!

Já estamos no quinto (?) post com a temática internacional e nada de Rica Perrone. Gratificante.

Vídeos: YouTube

Tenham juízo, aproveitem Real Madrid x Barcelona, votem no domingo no menos pior com a mesma responsabilidade que tiveram quando escolheram um timinho europeu para torcer. Ou não. Melhor não. Boa sorte na urna. Abraço!

Redes sociais do C11:

C11 no Facebook
C11 no Youtube
C11 no Google Plus
C11 no seu coração 
Compartilhar no Google Plus

Autor: Diogo Magri

17 anos, são-paulino do interior. Tenho trauma de bola parada, de pênaltis e de elogios ao goleiro antes do fim do jogo. No C11, falo de futebol europeu. Na vida, tento sofr... digo, ser jornalista.
    comentar com Facebook