![]() |
Maestro Júnior comemora seu gol de falta, o primeiro da decisão. Foto: midiagols.com.br |
Fala, galera rubro-negra! Hoje (depois de um tempo sem textos) a série "O prazer de vê-lo brilhar" está de volta, e no texto de hoje, vamos relembrar o título do Brasileirão de 1992. Vambora!
O campeonato de 92 (que ainda não era disputado por pontos corridos) era disputado em duas fases; na primeira fase, os 20 times disputam a qualificação em turno único, sendo que apenas 8 passariam para a próxima fase (segunda fase); na segunda, os 8 que se classificaram foram divididos em em 2 grupos de 4, dessa vez com turno e returno. Os primeiros colocados avançam para a fase final da competição. A final funcionava assim: quem terminasse na melhor colocação, jogaria por dois empates (eram jogos de ida e volta). Nesse caso, o Botafogo foi para a decisão precisando de dois míseros empates para levantar o caneco. Eu acho que isso não aconteceu...
E chegava o dia do primeiro jogo da final! O Flamengo ia com: Gilmar; Fabinho, Junior Baiano, Wilson Gotardo e Piá; Uidemar, Júnior e Zinho; Nélio, Júlio César e Gaúcho. Técnico era Carlinhos. O rivalzinho, vulgo Botafogo ia com: Ricardo Cruz; Odemilson, Renê Playboy, Márcio Santos e Válber; Carlos Alberto Santos, Pingo Carlos Alberto Dias; (êêêh) Renato Gaúcho, Valdeir e Pichetti. O técnico era Gil. Vamos ao jogo!
O Botafogo precisava de dois empates para levar o título, mas o que aconteceu no primeiro jogo mudou o astral de todos! Uma deliciosa goleada pra cima do Botafogo, 3x0 com gols de Nélio, Júnior e Gaúcho.
E então chegava o segundo e decisivo jogo! Agora, o Botafogo não precisava apenas de um empate, já que o Flamengo acabou com a festinha alvinegra no primeiro jogo dando uma sonora goleada. A primeira boa chegada foi do Flamengo, que em um cruzamento de Piá por pouco o Fla não abriu o placar. Depois foi a vez do Botafogo chegar. Depois de boa cabeçada, quase que o fogo abriu o placar no Maraca. O Travessão salvou. Depois de ótimo lançamento de Piá para Zinho, o mesmo acabou fazendo falta. Maestro Júnior na bola! E com a categoria que Deus o deu, Júnior meteu a bola lá no ângulo, sem chances para Ricardo Cruz. 1x0 Flamengo. E assim termina o primeiro tempo.
E logo no começo, Júnior levantou bola perigosa para a área alvinegra, mas o goleiro Ricardo Cruz espalmou. E de tanto tentar, o Fla aumentou a vantagem! Depois de toque maroto de Zinho, Piá meteu a bola na área e Júlio César deslizou para o sucesso! 2x0 Flamengo. Festa na favela!!! Mas vamos dar uma pequena pausa porque o Botafogo quis estragar a festa. Valdeir sofreu pênalti que o mesmo jogou lá na lua. É, São Jorge tem sim uma bola só pra ele. E se Valdeir não acertou, Pichetti não decepcionou! Um chute no cantinho para diminuir para o Fogão. Na primeira Valdeir presenteou São Jorge com uma bola, mas desta vez presenteou a Coruja. Que cobrança! 2x2. José Roberto Wright apitou o fim de jogo, aí só foi festa. Pentacampeonato do Mengão! 5 vezes campeão. O título mais importante do cenário nacional em cima do maior rival... Momentos como este devem ser lembrados para sempre, para que nunca esqueçamos como é bom ser Flamengo.
Se quiser fazer uma crítica ou um elogio, deixo meu Twitter à disposição. Acompanhe o C11-Flamengo no Facebook e no Twitter. Acompanhe o C11 querido no Facebook e no Twitter.
comentar com Facebook