"Peço para que os portugueses continuem acreditando"

Paulo Bento sabe que é quase impossível, mas pede que a nação os apoie (Foto: Divulgação/FIFA)

O empate com os Estados Unidos da América conquistado no último minuto de jogo, na noite deste domingo por pouco não significou a eliminação de Portugal na Copa do Mundo. Os patrícios foram salvos por gol de Varela no último lance e ganharam sobrevida no torneio (após cruzamento primoroso de Cristiano Ronaldo). O empate manteve Portugal ainda vivo no Mundial, mas com chances remotas, pois não dependerá mais das próprias forças para seguir adiante. O técnico Paulo Bento não escondeu a insatisfação com o placar, e disse que não achou o resultado justo.

"O resultado não é bom. Este 2 a 2 não nos elimina de forma matemática, mas nos deixa em situação muito delicada", admite o treinador, que analisa o desenrolar da partida. "O jogo começou bem, com nosso gol. Creio que depois os Estados Unidos não criaram grandes oportunidades, somente em chutes de meia distância", lembra o treinador.
O técnico também lembrou da grade partida feita pelo Johnson, peça chave nos gols americanos e também na falta de sorte dos portugueses nas finalizaçõs, "Tivemos grande dificuldade em controlar o lado direito (do ataque americano) no primeiro tempo, com a movimentação que eles faziam. Mesmo na segunda etapa, seguimos com essa dificuldade, não conseguimos controlar esse movimento", reconhece Paulo Bento, que tentou consertar a postura no intervalo colocando William Carvalho, mas não foi suficiente. Na opinião do treinador, o resultado final acaba coroando o ultimo esforço de Portugal durante o jogo. A bola que poderia manter as esperanças na classificação foi perdida ainda antes do intervalo. "No final da primeira etapa, faltou felicidade com a bola que bateu na trave, e depois no rebote do Éder", lembra, referindo-se a chute de Nani que após ser defendido por Howard ainda tocou o poste.
"Agora é disputar o ultimo jogo e apostar nas possibilidades que temos, que são poucas, e peço para que os portugueses continuem acreditando jogaremos e tentaremos fazer nossa parte", pede Paulo Bento, esperançoso e desolado. Ele volta a comandar Portugal nesta quinta-feira (26), contra Gana. A seleção rubro-verde precisa golear e torque para que EUA e Alemanha não empatem. Caso contrário, se despede da Copa do Mundo ainda na primeira fase.
CRISTIANO RONALDO
O astro e capitão dos portugueses, Cristiano Ronaldo, teve um tom diferente, foi bastante realista após o empate e disse que Portugal, ainda que passe, não tem forças para vencer a Copa, "Chegamos aqui depois de ganhar a respescagem. Há outras equipes melhores e que merecem [ganhar a Copa do Mundo] mais do que a gente. Não podemos nos iludir. Pensar que Portugal pode ganhar a Copa é algo fictício”, ele também evitou falar sobre sua lesão e admitiu o desempenho ruim nas partidas, "Estou aqui de corpo e alma. Os meus problemas não vêm mais ao caso”, concluiu.
Ronaldo diz que está recuperado (Foto: Divulgação/FPF)

Confira o C11 pelas redes sociais

Compartilhar no Google Plus

Autor: eu

    comentar com Facebook