E a ótima geração bateu a Ousadia&Algéria

Mertens veio do banco para mudar o jogo (Foto: Reuters)

E finalmente a tão comentada Bélgica estreou. E contra a não tão comentada assim Argélia teve trabalho mas conseguiu sair com os três pontos.


Os times

A ótima geração belga entrou com Courtois, Alderweireld, Kompany, Van Buyten, Vertonghen; Witsel, Dembélé (Fellaini), Chadli (Mertens), De Bruyne, Hazard; Lukaku (Origi).

A Ousadia&Argélia respondeu com Mbolhi; Mostefa, Bougherra, Halliche, Ghoulam; Medjani (Ghilas), Taider, Bentaleb, Feghouli, Mahrez (Lacen); Soudani (Slimani).


O jogo


Os primeiros 20 minutos foram bastante truncados, pegados. Ou seja: uma merda. Tanto que só tiveram 2 finalizações, uma de cada lado. Mas isso mudaria aos 22' quando Vertonghen derrubou Feghouli na área. Na cobrança, o jogador do Valencia bateu no melhor estilo Wellington Paulista para abrir o placar para as raposas. Já superou o número de gols marcados da seleção na Copa de 2010.


Bélgica mais nervosa que virgem num puteiro tendo muita dificuldade para criar contra uma Argélia fechada que só sai na boa e agora tem a vantagem. O ferrolho argelino cada vez mais forte em Minas.

Aos 33', a primeira chance real belga. Witsel, com espaço, arriscou de fora e obrigou Mbolhi a fazer boa defesa e mandar para escanteio. Na cobrança, nenhum perigo.

E a Bélgica, muito lenta, só arrisca de fora. Agora Chadli dá um chute tão feio que parece a cabeça do Kompany. Cadê o Mirallas, hein?

Na primeira jogada bem trabalhada do time, Hazard acha Chadli que dá outro chute ridículo. Que fase.

E finalmente fim do primeiro tempo. A zebra vai passeando no Mineirão. Argélia fechadinha dificulta para a Bélgica que tem tanta criatividade e movimentação na frente que me lembra o time de Oswaldo de Oliveira.

70% de posse para a Bélgica na primeira etapa e 9 finalizações, só que 7 de fora da área. A Argélia só subiu 2 vezes, deu 2 chutes e fez o gol de pênalti.

No início da segunda etapa, a mudança esperada. Sai Chadli e vem Dries Mertens. E de começo já vemos o que muda. Dries cobra o escanteio, Mbolhi caça borboleta e quase Witsel empata a partida.

E de novo Mertens. No lance seguinte, o jogador do Napoli faz jogada individual e cruza na mão do goleiro. Bélgica volta melhor e já consegue criar.

Mas a Argélia também assusta, quem disse que não? Medjani desvia e por pouco Soudani não amplia.

Wilmots, insatisfeito tira Lukaku, mais sumido que Paulo Henrique Ganso sem Neymar, e coloca Origi e logo em seguida põe Fellaini e tira Dembélé. Bélgica de novo fica sem saber o que fazer com a bola.

E enquanto Halihodzic decide brincar com Wilmots e fazer uma substituição (Slimani por Soudani), Mbolhi vai sendo o melhor em campo. Na melhor chance belga, o goleiro argelino faz defesa digna de Fernando Henrique.

Calma, Fella, não vai embora. (Foto: Reuters)

E finalmente, depois de dar tanto espaço para a Bélgica, o castigo para os argelinos veio. Fellaini, dá de cucuruto na bola e empata o jogo para a ótima geração. Pressão belga, muricybol a todo instante e Fellaini de centroavante enquanto a Argélia não foge de sua proposta de jogo.

E de tanto pressionar, veio a virada belga! Bom passe de Hazard para Dries Mertens ajeitar e fuzilar para as redes. 2x1 para a ótima geração.

Mas eles não estão satisfeitos. De novo Fellaini de cabeça e Mbolhi faz mais um bela defesa.

E depois disso, os dois times se contentaram com o resultado até o fim do jogo. Bom teste para a Bélgica contra um time bem arrumado da Argélia.

Pontos positivos - Bélgica


Banco. Quando o time fazia uma péssima partida, Wilmots decidiu mudar. Apesar de Origi não ter feito nada de inacreditável, Fellaini e Mertens entraram e marcaram. Bom para o tecnico olhar para o banco e ver que tem jogadores que mudem o jogo.


Argélia


A defesa. Deu trabalho para uma das melhores seleções da Copa até ruir e a qualidade belga sobressair o ferrolho. Também há de se destacar o gol marcado, objetivo da Argélia no Brasil.


Pontos negativos - Bélgica


A defesa. Wilmots entrou com quatro zagueiros de origem e sofreu nas poucas vezes em que a Argélia chegou. O pênalti saiu em falha coletiva e só não saiu coisa pior porque não foram mais atacados.


Argélia


A falta de coragem. Poderia ter aproveitado a má atuação da Bélgica e partido para cima e tentar abrir 2 gols de vantagem. Já sem pernas, sucumbiu a um time mais qualificado.


Notas - Bélgica


Courtois: Só uma bola foi ao gol e foi de pênalti - 7,0 só por ter sido o melhor goleiro da temporada



Defesa: Ponto negativo do time. Vertonghen parecendo juvenil, perdidinho em campo. - 5,0 


Meio campo: Primeiro tempo completamente ridículo, ninguém sabia o que fazer com a bola. Mas foi dos pés de meiocampista que saíram os gols. - 6,5


Ataque: Não existiu, seja com Lukaku, seja com Origi. - 5,0


Argélia

Mbolhi: Melhor em campo do lado argelino, fez grandes defesas e não teve culpa nos gols. - 7,5

Defesa: Segurou da forma que pôde, mas sucumbiu à pressão belga. Halliche poderia ter feito melhor no primeiro gol. - 6,5

Meio campo: Dentro da proposta de Halilodzic, foi bem demais defensivamente mas só conseguiu dois contra-ataques no jogo inteiro. - 6,0

Ataque: Assim como na Bélgica, tanto Soudani quanto Slimani mal brincaram. Mas dá para entender pelo que foi proposto pelo técnico - 6,5 pelo carisma da seleção

Curta e siga o C11 nas redes sociais



Compartilhar no Google Plus

Autor: Unknown

    comentar com Facebook