Onde anda o Copeiro?

(Grêmio Copeiro ou não?/Google Imagens)
Boa noite, torcedores gremistas! O texto que vos escrevo é uma crítica. Uma crítica não ao Grêmio, o clube que amamos, mas sim, aos jogadores e todos que comandam e representam esse time que veste azul, preto e branco. Abordarei principalmente, mais uma vez, a falta de títulos e a ilusão de todo ano que a torcida cria. Vamos lá? 

Imortalidade


De todas as certezas que o Grêmio me dá hoje, a mais explícita é que a 'imortalidade' não dá títulos. Na verdade, essa tal 'imortalidade' pode ser muito questionada sobre sua possível existência. Na Batalha dos Aflitos, por exemplo, ela reinou. Ali surgiu. Mas hoje em dia, com esses times de uns tempos pra cá? Vish. 

Esses empates ou viradas nos jogos não é imortalidade, TODO time de futebol é capaz de fazer isso. Mas não, o torcedor acha que é imortal. Apelido que só serve pra iludir ainda mais o torcedor. 

EU CANSEI DE SER IMORTAL!


Ilusão


"O Grêmio é o time brasileiro, ao lado do São Paulo, que mais joga Libertadores", ou seja, quase todo ano é ano de Libertadores. Aí vem o "queremos a Copa", "soy loco por tri América" etc. Todo mundo confiante, o time joga bem a fase de grupos, joga mal apenas alguns jogos, mas nada de assustador. A imprensa começa a tratar o time como favorito ao título, o torcedor enlouquece, começa a dizer que o continental já é nosso. E aí vem a decepção de sempre: o time joga mal as oitavas e cai. Exemplo: 2011, 2013, 2014. 

É revoltante todo ano criar expectativas para títulos e terminar, como há 12 (quase 13) anos, sem títulos. 

Copeiro


Eu (Juan) nasci em 1999 e desde que acompanho futebol, eu não vi nenhum Grêmio Copeiro, exceto o de 2005, 2006 e 2007 que subiu da segunda divisão milagrosamente, em 2006 conseguiu a vaga pra Libertadores, mesmo que tenha vindo da Série B, e em 2007 por muito pouco não levou a Libertadores, perdendo pro timaço do Boca Junior de Riquelme. Aquele time deu orgulho! Era um time não muito bom tecnicamente, mas que tinha uma raça e disposição de encher os olhos. Saudades. 

Mas a partir disso temos um time cagão, que falha nas decisões e sai dizendo que é NORMAL, um técnico que quase nunca chama a responsabilidade e decepciona a torcida, como sempre. Passar da fase de grupos de uma Libertadores, no grupo da morte, e tendo a segundo melhor campanha de toda Libertadores é coisa de time Copeiro. Mas cair nas oitavas, decidindo em casa, não é. 

Vagas


Aí o time cai na Libertadores, o torcedor se ilude com o discurso de ir com tudo na Copa do Brasil e Brasileirão. Vem o técnico novo (ou não) e diz que o objetivo do Campeonato Brasileiro é o G4... e o pior de tudo: o torcedor apoia com esperanças da Libertadores do ano seguinte e se decepciona. E assim segue a vida do torcedor gremista.

Devolvam meu Grêmio! Mas que Grêmio é esse? O tal Grêmio Copeiro ainda existe? O que você acha? Deixe sua opinião nos comentários.



Siga: C11 e C11 Grêmio no Twitter!
Curta: C11 e C11 Grêmio no Facebook!
Compartilhar no Google Plus

Autor: Juan Grings

    comentar com Facebook