A quinta semana do Brasileirão nos trouxe não apenas uma, mas duas rodadas. Com efeito, as mudanças em nosso ranking serão ainda mais acentuadas. Dá uma olhada aí :)
20º - Joinville (◄►)
Nada é tão ruim que não possa piorar. O recém-promovido Joinville faz jus as expectativas de que não evitará o rebaixamento, sendo derrotado rodada após rodada. Muita coisa precisa mudar para que o time de Santa Catarina possa sonhar com a manutenção na primeira divisão
19º - Figueirense (◄►)
O Figueirense é outro time que terá de se esforçar muito para evitar o descenso. O time é fraco - simples assim. O próximo adversário é o Palmeiras, que também não vêm na melhor das fases e a chance de um bom resultado existe
18º - Coritiba (▼-1)
Nem a rodada de meio de semana conseguiu reabilitar o Coritiba no campeonato. A derrota para o Avaí no Couto Pereira foi decepcionante e expôs um número considerável de falhas no time. O Internacional deve vencer fácil.
Nem o mais pessimista torcedor do Vasco da Gama poderia imaginar um início tão ruim de campeonato. A equipe deu vexame no meio de semana contra a Ponte Preta e continua buscando a primeira vitória no nacional. Não parece provável que ela venha contra o Atlético Paranaense.
16º - Avaí (▲+2)
Pobre Avaí. Em casa, o time da Ressacada não pode fazer muita coisa diante do Atlético-MG, que entrou com um time extremamente ofensivo e passeou no Sul do país. O 4 a 1 ainda deixa marcas, mas não pode ser o suficiente para tirar o embalo do time que surpreendeu de certa forma nesse início de competição, vencendo até o - desastroso, é verdade - Coritiba fora de casa. O próximo adversário no entanto será o Goiás no Serra Dourada, um dos times que mais surpreende no início de temporada.
15º - Palmeiras (◄►)
Vencer o rival em plena Arena Corinthians não trouxe a dose de confiança suficiente para bater o Internacional no meio de semana, mas trouxe um pouco de tranquilidade para o ameaçado Oswaldo de Oliveira. O próximo desafio é contra o Figueirense, longe de São Paulo.
14º - Flamengo (▼-3)
O começo do Brasileirão não é dos melhores para o Fla. Se no domingo o time perdeu o Fla-Flu, no meio de semana o time perdeu novamente, dessa vez para o Cruzeiro em Minas. O time precisa se reforçar e já trouxe Guerrero para ser o nome do time, mas o elenco ainda precisa de reforços e o recém-chegado Cristóvão Borges precisa conduzir o time à vitórias se pretende permanecer muito tempo no cargo.
13º - Atlético-PR (▲+3)
Empolgou? Parece que sim. O furacão subiu muito de produção com Milton Mendes e é o atual líder do Brasileirão. A boa fase deve se manter contra o Vasco na Arena da Baixada
![]() |
Atlético deixa as más atuações do Estadual para trás (reprodução: Globo Esporte) |
12º - Chapecoense (▲+1)
Ao que parece a Chapecoense aprendeu a jogar o Brasileirão. O time até pode perder fora de casa - derrotas para Corinthians e Ponte Preta - mas dentro de seus domínios mantém os 100% de aproveitamento. A última vitória foi o caçula Joinville, no clássico catarinense. Mas agora o time de Chapecó precisará enfrentar seu nêmesis nesse início de campeonato e jogar fora de seus domínios, dessa vez contra um conturbado Flamengo
11º - Goiás (▲+1)
Dois resultados que abaixaram um pouco a confiança de um time que começou o campeonato de forma intensa - nada que se preocupar, entretanto. O Avaí em casa deve ser presa fácil
10º - Cruzeiro (▼-1)
As marcas da Libertadores ainda doem. A prova disso é a derrota fora de casa para o Figueirense no último fim de semana, que deixou muitos cruzeirenses desconfiados. Porém, na última rodada, uma vitória em casa contra o Flamengo foi a primeira da raposa na competição e deve motivar o time novamente para o campeonato, caso queira se garantir na Libertadores. Contudo, o adversário agora será aquele que foi a maior pedra no sapato do time bicampeão brasileiro, justamente o rival Atlético-MG.
9º - Fluminense (▲+1)
Vencer um Fla-Flu seguido de uma boa vitória dentro de casa significa que o trabalho de Enderson Moreira obtém sucesso imediato. O time mescla experiência com juventude e, jogo após jogo, parece estar se desenvolvendo mais. Com um ou dois reforços, talvez o Flu se encaixe de forma definitiva nas primeiras posições.
8º - Santos (▼-3)
O torcedor deveria se preocupar? Já são três jogos que o time não ganha, sendo um empate em casa contra o embalado Sport e uma derrota no Morumbi para o São Paulo. Ok, os adversários são de qualidade - o outro foi a Chape em Santa Catarina -, mas ainda não é desculpa para o elenco que pode render mais do que tem mostrado. Uma boa prova para demonstrar o seu poder deve ser na próxima rodada, quando o time enfrenta a Ponte Preta em casa. Mas não se deve subestimar um dos melhores times do Brasil no momento.
7º - Sport (◄►)
Se a Ponte Preta não estivesse ainda melhor, o Sport com toda a certeza do mundo seria o time mais interessante de se ver no Brasileirão. Se conseguir evitar o desmanche de meio de ano - Joelinton já foi embora - o clube tem uma boa chance de se manter entre os primeiros e representar bem o Nordeste - o Sport é o único representante da região no campeonato.
6º - Grêmio (◄►)
Enquanto escrevia esse parágrafo, mais um gol do Grêmio. O Tricolor Gaúcho começou a todo vapor e atropelou o Corinthians em casa, numa das melhores atuações do time no ano. Além disso, um empate contra o Goiás fora de casa marcou o fim de semana do time, que parece se acertar desde a contratação de Roger Machado. Agora o adversário será o São Paulo na capital paulista, na provável estreia de Juan Carlos Osório como treinador do time.
5º - Ponte Preta (▲+3)
Vice-líder do campeonato, com três boas vitórias e nenhuma derrota nos primeiros cinco jogos. Guto Ferreira é um treinador de qualidade louvável - a Ponte joga hoje o futebol mais bonito de se assistir no Brasil, todavia isso talvez mude com a saída de alguns jogadores: Renato Cajá, a estrela do time, confessou que deve deixar a Macaca.
![]() |
Ponte venceu facilmente o Vasco em pleno São Januário (reprodução: Globo Esporte) |
4º - Corinthians (▼-2)
Aquele que era escolhido como unanimidade entre os melhores times do país no começo do ano agora vive em queda livre. Derrota para o Palmeiras em casa, derrota para o Grêmio no RS e nenhum dos dois jogos apresentou motivos para o torcedor crer em alguma reviravolva que faça o time reagir em meio à tamanha crise, que fez com que o time sequer voltasse para São Paulo. A opção foi ficar no Sul para o próximo confronto da equipe, contra o Joinville. Caso o time não vença, espere mais rumores e mais papos sobre crise no Parque São Jorge
3º - Internacional (▼-2)
Três empates seguidos não é o que o Internacional esperaria de um time com tamanho potencial. Os resultados devem começar a aparecer com o longo período até a semifinal da Libertadores - o Coritiba é quem deve sofrer no fim de semana dentro do Beira-Rio.
2º - São Paulo (▲+1)
O momento no Tricolor é dos melhores nos últimos tempos. Um 2015 que se mostrou conturbado no começo parece ter grande potencial para o São Paulo, que bateu o Santos em um grande jogo com direito a gol de Rogério Ceni - é preciso dizer que o arqueiro também falhou em um dos gols santistas -, que por sinal acaba de renovar com o time até o fim do ano. Agora com novo técnico, a tendência é que o São Paulo tenha bons resultados a longo prazo com Osório, mesmo que sinta um pouco do impacto e diferença de estilos no começo.
1º - Atlético-MG (▲+3)
Eliminado no torneio continental, o Atlético parece dar mostras de que embalou no Campeonato Brasileiro. Duas vitórias muito boas contra adversários mais fracos darão confiança ao clássico contra o Cruzeiro, que tenta reencontrar a boa fase com um novo treinador. O Galo é o novo dono do posto de melhor time do Brasil.
comentar com Facebook