A ascensão de Giroud

(Foto: site oficial da Fifa

Olivier Giroud não é unanimidade na torcida do Arsenal; o francês está na sua terceira temporada no time de Londres e, apesar de ter números de gols até razoáveis nas duas últimas temporadas da Premier League que disputou, ele nunca esteve na disputa direta pela artilharia da competição.

Especialmente nessa temporada, Giroud não esteve bem na primeira metade em virtude, principalmente, de uma lesão que o tirou de vários jogos. Com a venda de Lukas Podolski para a Internazionale, ele não tinha um substituto que estivesse, ao menos, no mesmo nível dele. Sendo assim, o técnico Arsène Wenger utilizou Welbeck, que veio do Manchester United, mas o atacante inglês teve um desempenho muito abaixo, com relação ao número de gols, comparado com Giroud.

Entretanto, para a felicidade de Wenger e dos torcedores dos Gunners, outro jogador contratado para a temporada 2014/2015 chamou a responsabilidade e carregou e salvou o time em diversas partidas: Alexis Sánchez. Giroud voltou após recuperar-se da lesão: foi uma volta normal, nada para chamar a atenção da imprensa e dos torcedores. Porém, chegou 2015 e o camisa 12 teve um salto de desempenho incrível.

Números de Olivier Giroud no ano de 2015:

  • Liga dos Campeões

2 jogos:

Gols: 1 gol | Assistências: 0 assistências

  • Premier League

11 jogos: 

Gols: 10 gols | Assistências: 3 assistências

Resumindo, com os números citados acima Giroud tem no ano de 2015, em 13 jogos, 11 gols; uma média de 0,85 gol por partida.

Sua evolução é tão boa que Giroud foi escolhido o melhor jogador do mês de março e Wenger o melhor técnico. No mês de março, o Arsenal venceu quatro partidas e o francês marcou cinco gols e realizou uma assistência.


O desempenho do camisa 12 dos Gunners nesse início de 2015 é tão bom que ajudaram-no a alavancar seus números da temporada.

Números de Olivier Giroud na atual temporada pelo Arsenal: 

27 jogos:

18 gols (média de 0,67 por partida)
4 assistências
3,2 chutes por jogo
0,3 dribles por jogo
1.795' minutos jogados
100' para marcar um gol

O que fez Giroud melhorar?

O principal fator que explica esse súbito aumento nos números do francês na temporada e, consequentemente, seu melhor desempenho é simples: continuidade na equipe titular:

Em 2014, na primeira metade da temporada 2014/2015, Giroud não teve continuidade na equipe titular dos Gunners por 3 motivos principais:

Por opção do técnico Arsène Wenger; 
Ficou fora de 3(três) partidas por suspensão; e 
Principalmente por uma fratura no pé que tirou o francês de 15 jogos. 

No entanto, em 2015, o centroavante começou com tudo. Recuperado da lesão, o atacante do Arsenal está em ótima forma e jogando um futebol capaz de fazer com que a desconfiança da torcida dos Gunners acabe, ou pelo menos, seja esquecida.

Com esse desempenho de Giroud na atual temporada, ele foi decisivo em algumas partidas para o Arsenal. Com o atacante francês em campo o Arsenal conquistou 29 pontos na Premier League; se ele não estivesse nessa partidas o time de Londres teria conquistado 20 pontos. Sem esses 9 pontos os Gunners estariam, no mínimo, na 7ª posição; ou seja, fora da zona de classificação para as competições européias,

Com esse desempenho, o centroavante tem números melhores, principalmente no quesito gols, do que alguns jogadores da equipe de Londres, como, por exemplo, Alex Oxlade-Chamberlain, Danny Welbeck (que tem mais jogos que o francês, porém saldo de gols muito inferior) e Theo Walcott (que participou de pouquíssimos jogos na temporada). Confira na tabela abaixo:


Enfim, na minha opinião, com esses números na temporada, principalmente na segunda metade, Olivier Giroud está provando que, se estiver em forma e com continuidade na equipe titular, ele pode ser de grande utilidade para o Arsenal.

Olivier Giroud não é um atacante world class (Classe mundial), porém é um bom centroavante, um jogador que tem faro de gols e boa técnica. Por isso, pode ser muito importante e decisivo para o Arsenal, - principalmente se a bola chegar nele, por meio de jogadores que tem qualidade no passe como Arteta e Özil - ainda mais se considerarmos as opções de centroavante que tem o técnico Arsène Wenger.

Acompanhe-nos:

C11 no Facebook
C11 no Twitter
C11 no Youtube
C11 no Google Plus
C11 no seu coração 
Compartilhar no Google Plus

Autor: Estudiante de Español

    comentar com Facebook