O melhor das ligas europeias #4


Grandes clássicos marcaram disputas por venda de ingressos para o setor visitante nos estaduais brasileiros a ótima rodada europeia. Goleadas e viradas inimagináveis - até o campeonato francês teve uma média de mais de dois gols por jogo. Vamos a elas:

Na Inglaterra, bons jogos, poucos gols; Chelsea mais líder do que nunca
O decisivo Ivanovic
A 24ª rodada da Premier League não foi recheada de gols, mas nem por isso deixamos de acompanhar bons jogos. Além dos clássicos regionais, alguns times do meio da tabela protagonizaram jogos interessantes. Na classificação, o Chelsea se aproveitou de mais um tropeço do City e abriu sete pontos de vantagem; na briga pela Champions, o Tottenham venceu o rival Arsenal e se aproximou do Manchester United. Southampton retomou a terceira posição.

A abertura da rodada foi com o North London Derby e toda a expectativa que cercava o jogo foi correspondida. Diante de um Tottenham ousado e ambicioso, o Arsenal abdicou da posse de bola e, apesar de sair na frente com Özil, perdeu de virada com dois gols do jovem Kane, que já alcançou 12 na atual Premier League. Além da quinta posição que era do Arsenal, o triunfo tem um valor maior para o Tottenham que, digamos, não tem o costume de vencer o rival.

O Chelsea foi à Birmingham enfrentar o algoz Aston Villa e, apesar das dificuldades, venceu mais uma batalha na luta pelo título. Novamente sem Diego Costa e Fàbregas, coube a Hazard e Ivanovic – com um lindo gol – dar os três pontos para a equipe de Mourinho. Já o Manchester City provou mais uma vez que não há vida sem Yaya Touré. Mais um jogo sem o marfinense e outro tropeço. O Hull resistiu bravamente, chegou a abrir o placar e segurar por 90 minutos, mas no último suspiro James Milner marcou de falta e deu um ponto para o City. Nada que mude muito o parâmetro do campeonato.

Burnley e West Brom fizeram um jogo à moda antiga. 4 gols e... todos de cabeça! Destaque para Danny Ings, que vem se destacando no Burnley que no momento escapa da degola. Liverpool e Everton fizeram um dos piores Merseyside Derby da história, nada a destacar. O Southampton voltou a vencer diante do frágil QPR, com gol solitário de Mané. O Manchester United foi à Londres enfrentar o West Ham e saiu com um mero ponto no último minuto, em gol de Blind. Se não fosse o De Gea, de novo, van Gaal estaria em apuros mais uma vez.

24ª rodada:
Tottenham 2-1 Arsenal
Aston Villa 1-2 Chelsea
Leicester 0-1 Crystal Palace
Manchester City 1-1 Hull City
QPR 0-1 Southampton
Swansea 1-1 Sunderland
Everton 0-0 Liverpool
Burnley 2-2 West Bromwich
Newcastle 1-1 Stoke City
West Ham 1-1 Manchester United

No clássico de Madri, freguesia; Messi segue abrindo caminho para o Barcelona
Novos tempos no Calderón: sofrência do Re4l com a festa rojiblanca ao fundo
Mais uma rodada se passou na Espanha e o começo ruim de 2015 vai começando a causar efeitos no Real Madrid. Agora sem o jogo a mais, o time de Ancelotti foi totalmente atropelado pelo rival Atlético e viu o Barcelona encostar de vez. Até o próprio Atlético viu uma chance de ainda lutar pelo título desta La Liga que está cada vez melhor. Lá em cima, nenhum mudança nas posições, Valencia segue firme na quarta colocação; na briga contra o descenso, o Levante mostrou força ao golear o Málaga e sair da zona de rebaixamento.

No Calderón, Atlético e Real Madrid realizavam o sexto duelo da temporada. Nos anteriores, o time de Simeone não havia perdido nenhum... e assim continuou. Dessa vez, foi sem piedade. Com dois gols em cada tempo, não houve chance para o Real tentar alguma coisa. Tiago e Saúl deram início ao show, finalizado pela enorme dupla de ataque Griezmann e Mandzukic – o melhor em campo ao lado de Tiago; além do gol, deu uma assistência. Antes de Simeone chegar ao Atleti, o Real Madrid ainda não havia perdido um clássico neste milênio. Depois disso, já são seis vitórias para os rojiblancos.

A briga pela quarta colocação e vaga na Champions League ficou mais interessante graças a derrota do Sevilla para o Getafe. Assim, Valencia e Villarreal se aproveitaram para deixar os três clubes em uma diferença curta de três pontos. Os morcegos do Valencia foram à Catalunha enfrentar o Espanyol e venceram com mais uma boa atuação do capitão Parejo; Villarreal contou com gol e assistência de Gerard Moreno para bater o Granada em casa.

O Barcelona foi ao País Basco escrever mais um capítulo dessa incrível fase que o time vive. Diante do Athletic Bilbao, o trio MSN mais uma vez foi às redes e deu espetáculo. Messi abriu o placar com gol de falta e deu passe para Suárez ampliar. Depois, tivemos uma sequência incrível de quatro gols em seis minutos: Mikel Rico diminuiu para o Bilbao, Messi e Neymar ampliaram para o Barcelona e o ótimo Aduriz fez mais um para o time da casa. Nos minutos finais, Messi fez grande jogada, lançou Busquets que deixou Pedro em plena condição de fazer o quinto e definir o placar: 5-2. Lionel participou diretamente dos cinco tentos culés. 

22ª rodada:
La Coruña 2-0 Eibar
Atlético de Madrid 4 -0 Real Madrid
Villarreal 2-0 Granada
Levante 4-1 Málaga
Real Sociedad 1-1 Celta de Vigo
Córdoba 1-2 Almería
Getafe 2-1 Sevilla
Espanyol 1-2 Valencia
Athletic Bilbao 2-5 Barcelona
Elche - Rayo Vallecano (segunda às 17h45)

Roma e Napoli tentam se aproximar da liderança, mas Juve vence Milan e segue isolado
Tévez, artilheiro da Serie A com 14 gols, deixou o seu no clássico
A Juventus recebeu os rossoneros com o objetivo de voltar a ganhar após um empate contra a Udinese e, quem sabe, aumentar ainda mais a vantagem na ponta da tabela. E nem foi tão difícil: Tévez fez 1-0, Antonelli empatou, mas Bonucci fez 2-1 três minutos depois e Morata definiu o jogo no 2º tempo. A Juve chegou aos 53 pontos, e também viu seu rival local, o Torino, arrancar uma vitória contra o Verona - a quarta seguida dos grenás.

Quem persegue la Vecchia Signora é a Roma, que bateu o Cagliari por 2-1, gols de Ljajic e Paredes, e chegou aos 46. 42 tem o Napoli, que está logo abaixo e venceu a Udinese com Mertens, Gabbiadini e Théréau (contra) marcando. O mesmo Théréau diminuiu para o time de Údine.

Na disputa pelo quarto lugar, a Samp, de Eto'o, tropeçou de novo - ficou no empate contra o Sassuolo em casa. Bom para a Fiorentina, que venceu a Atalanta com boa atuação de Fernández e Diamanti e assumiu a 4ª posição.

Depois de decepcionantes 2 derrotas e 1 empate, a Inter voltou a ganhar. O jogo entre Inter e Palermo era marcado pelo duelo entre os dois atacantes argentinos, Icardi e Dybala - melhor para o primeiro. Icardi fez dois, contando com uma assistência do volante Guarín, que também deixou o dele. Um convincente 3-0. Os nerazzurri alcançaram seus maiores rivais na tabela; agora estão em 9º, com 29 pontos.

22ª rodada:
Verona 1-3 Torino
Juventus 3-1 Milan
Fiorentina 3-2 Atalanta
Empoli 2-0 Cesena
Cagliari 1-2 Roma
Sampdoria 1-1 Sassuolo
Napoli 3-1 Udinese
Inter 3-0 Palermo
Lazio - Genoa (segunda às 17h45)
Parma - Chievo (quarta às 15h)

Breaking News (de novo): O Borussia Dormund venceu!
Enfim, vitória amarela
A 20ª rodada da Bundesliga foi marcada por vitórias contundentes dos dois primeiros colocados e do Borussia Dortmund. O time da Muralha Amarela voltou a vencer e subiu duas posições, está prestes a deixar a zona de rebaixamento. Bayern e Wolfsburg seguem separados por sete pontos, mas o clube guiado por De Bruyne mostra que quer aproveitar qualquer tropeço dos bávaros. O Schalke aproveitou o tropeço do surpreendente Augsburg e assumiu a terceira posição, que ainda dá vaga para a Champions League.

O Bayern enfrentou o Stuttgart fora de casa e graças ao momento em que marcou seus gols, pôde cozinhar a partida inteira. Como de praxe, Robben abriu o caminho para a vitória; Alaba deu números finais ao jogo com um belíssimo gol de falta. O Wolfsburg contou novamente com a dupla Bas Dost e De Bruyne para vencer, e com um participante especial: Andre Schürrle fez sua estreia e contribuiu com assistência. Apesar do Bayern com grande vantagem e bom futebol na primeira parte do campeonato, pode-se considerar Kevin De Bruyne um fortíssimo candidato ao prêmio de melhor do campeonato. Ótimos números e desempenho após fracasso no Chelsea.

Fora de casa, Reus marcou, mas o gabonês Aubameyang foi o destaque da vitória do Dortmund. Com dois gols e uma assistência, o africano mostrou que há luz no fim do túnel dos aurinegros, que ainda pensam em alcançar algo no campeonato. Em confronto direto, o Schalke venceu o Gladbach com gol solitário de Barnetta e chegou ao terceiro lugar; Leverkusen foi derrotado pelo Werder Bremen e perdeu a chance de subir do sexto para o quarto lugar. 

20ª rodada:
Schalke 1-0 Borussia Mönchengladbach
Wolfsburg 3-0 Hoffenheim
Maiz 0-2 Hertha Berlin
Freiburg 0-3 Borussia Dortmund
Stuttgart 0-2 Bayern de Munique
Colônia 0-0 Paderborn
Hamburgo 2-1 Hannover
Werder Bremen 2-1 Bayer Leverkusen
Augsburg 2-2 Eintracht Frankfurt

G-4 francês só empata; Caen segue ganhando!
Lucas tenta, mas quem salvou o PSG (de novo) foi o Ibra
Depois de uma rodada fracassada, a Ligue 1 enfim teve jogos dignos. O maior destaque era para Lyon x Paris Saint-Germain, líder e 3º colocado - terminou 1-1, com gols de N'Jie e Ibrahimovic de pênalti. O vice-líder, Olympique, também empatou com o Rennes fora de casa graças ao estreante Ocampos. Por fim, o Saint-Étienne, quarto na tabela, não passou do Lens jogando em casa, mas fez a partida mais legal da rodada: 3-3, com 5 gols no 2º tempo. Destaque para Thouzgar, atacante do Lens que entrou no intervalo e anotou duas vezes.

O Monaco perdeu uma chance de ouro para ultrapassar o Sainté e ficar a 5 pontos da classificação para a Champions League. Jogando contra o Guingamp, os favoritos estiveram com um jogador a mais desde os 22' (Diallo, volante, foi expulso), mas não foram capazes de parar Levêqué, autor do gol da vitória do Guingamp. 

Com 4 vitórias seguidas, o Caen é oficialmente o time adotado pela coluna. Desde que começamos a falar das ligas europeias, quando eles eram lanternas do campeonato, os simpáticos franceses só ganharam. Rodada passada, a vítima foi o Toulouse, conhecido ex-time do atacante Jussiê.

Lyon tem 50 pontos, Olympique e PSG têm 48, Saint-Étienne tem 41 e Monaco tem 40. Com 14 rodadas ainda pela frente, a briga lá em cima promete ser muito boa.

24ª rodada:
Saint-Étienne 3-3 Lens
Rennes 1-1 Olympique de Marseille
Bastia 2-0 Metz
Caen 2-0 Toulouse
Evian 0-1 Bordeaux
Montpellier 1-2 Lille
Stade de Reims 1-3 Lorient
Guingamp 1-0 Monaco
Nice 0-0 Nantes
Lyon 1-1 PSG


Benfica busca empate nos acréscimos no clássico lisboeta, mas vê Porto se aproximar
Jardel: zagueiro, brasileiro e, agora, herói
Sporting e Benfica fizeram o maior clássico da capital portuguesa e o jogo mais esperado da rodada da Liga Sagres, além de proporcionarem uma esperança ao Porto, que via na complicada partida para o Benfica uma chance de diminuir sua distância para o líder. Os portistas fizeram sua parte: visitaram o Moreirense no sábado e venceram por 2-0, com gols do colombiano Jackson Martínez e CASEMIRO.

O Benfica não venceu, mas saiu no lucro visitando seus rivais. O lateral-esquerdo Jefferson fez 1-0 para o Sporting aos 42' do segundo tempo, praticamente selando a vitória dos leões. Mas o zagueiro Jardel, aos 49 (!!!), empatou o clássico. E foi como se tivesse vencido.

O Benfica alcançou os 50 pontos, enquanto o Porto chegou nos 46; Sporting tem 43.

O melhor jogo foi entre Arouca e Nacional - Rui Sampaio e Roberto (2 vezes) marcaram para os donos da casa, enquanto Rondón fez três para o Nacional, sendo um aos quarenta da segunda etapa.

O Vitoria de Guimarães, então surpresa da temporada, perdeu para o Belenenses em casa e foi ultrapassado pelo Braga, novo 4º colocado. Porém, o Vitoria ainda tem o vice-artilheiro da competição: o atacante André André. Sim, André André.

20ª rodada:
Moreirense 0-2 Porto
Arouca 3-3 Nacional
Vitoria de Setubal 0-0 Academica
Vitoria de Guimarães 0-1 Belenenses
Marítimo 1-2 Gil Vicente
Paços Ferreira 2-1 Penafiel
Estoril 0-2 Braga
Sporting 1-1 Benfica
Boavista - Rio Ave (segunda às 18h)


O PSV está imparável; briga pelo terceiro lugar aperta
Depay, o melhor jogador do Holandesão
Em sua 22ª rodada, a Eredivisie contou com mudanças apenas na parte de cima da tabela. Não na liderança, claro. O PSV segue impressionante e cada vez mais perto do título – são 12 pontos de vantagem sobre o Ajax. Feyenoord retomou a terceira posição graças a derrota do Zwolle, que caiu para quinto e ainda chamou o Heerenveen para a briga por vaga na competição europeia.

Em casa, o PSV já tinha os 12 pontos de vantagem e jogou tranquilo. Não forçou muito as jogadas de ataque e os gols saíram naturalmente. Luciano Narsingh abriu o placar e o MVP Memphis Depay definiu a partida com dois belíssimos gols. PSV está há incríveis 15 rodadas sem perder, sendo 14 vitórias no período. Devido a inconsistência do Ajax, só um milagre tira o título de Eindhoven.

O Ajax contou com a sorte para vencer o frágil Eagles fora de casa – 2 a 1 com um gol contra. O Feyenoord voltou ao terceiro lugar com vitória diante do Cambuur e boa atuação dos atacantes Richards e Boëtius, além do meia El Ahmadi. O AZ Alkmaar enfrentou o Groningen fora de casa e conseguiu um dos resultados mais expressivos da rodada: saiu perdendo por 2 a 0 e buscou uma virada heroica na segunda etapa, com direito a dois gols de Henriksen. O outro resultado expressivo foi a goleada do Heerenveen sobre o Zwolle, por 4 a 0, que embolou de vez a briga pelo terceiro lugar. 

22ª rodada:
Dordrecht 0-0 ADO Den Haag
Twente 1-3 Excelsior
Heerenveen 4-0 Zwolle
NAC Breda 0-1 Vitesse
PSV 3-1 Utrecht
Feyenoord 2-1 Cambuur
Willem II 3-0 Heracles Almelo
Eagles 1-2 Ajax
Groningen 2-4 AZ Alkmaar

PRÊMIOS

Prêmio 7x1
Tivemos jogadores com números melhores na rodada europeia, mas nenhum foi tão decisivo quanto Harry Kane, do Tottenham. O atacante de 21 anos, apelidado de Hurricane (furacão), fez os dois gols da virada do seu time em cima do Arsenal no maior clássico de Londres. A vitória e a posição a frente dos rivais na tabela do inglês nunca foram muito comuns para os Spurs e se devem quase completamente ao camisa 18.


Prêmio CBF
Como se não bastasse levar o frango que abriu caminho para a goleada do Atleti, o goleiro madridista Iker Casillas ainda negou a falha e praticamente botou a culpa num inexistente desvio que a bola teria sofrido ao passar pelos zagueiros Nacho e Varane. O capitão do atual campeão do mundo é, por isso, o destaque negativo do fim de semana.




Prêmio Dodô
Ainda no clássico de Madri, tivemos um señor golazo de Saúl, o terceiro do Atlético.



XI da rodada europeia
Ofensivo, ousado, até improvável no cenário real. Mas não deu para ignorar tanta gente jogando bem na frente.


De Gea (Manchester United); Ivanovic (Chelsea), Jardel (Benfica), Bonucci (Juventus), Alaba (Bayern); Guarín (Inter); Messi (Barcelona), Rondón (Nacional), Depay (PSV); Mandzukic (Atlético de Madrid) e Kane (Tottenham).

---

Alguns desafios de hoje que vêm direto do Campeonato Português.

- Quando tinha sido o último gol do Casemiro em uma partida oficial?

- Existiu algum outro jogador com dois nomes iguais (ou algo parecido com isso)?

Elogiem, critiquem, recomendem, opinem. Participem. Fiquem à vontade nos comentários abaixo.

Igor escreveu sobre Premier League, La Liga, Bundesliga e Eredivisie enquanto Diogo sobre Serie A, Ligue 1 e Liga Sagres.


Cuidem das pessoas como o caridoso, carinhoso, simpático, gentil, chorão e ex-capitão da Seleção, Thiago Silva, cuidou deste mascotinho do Lyon.

Redes sociais do C11:

C11 no Facebook
C11 no Twitter
C11 no Youtube
C11 no Google Plus
Compartilhar no Google Plus

Autor: Diogo Magri

17 anos, são-paulino do interior. Tenho trauma de bola parada, de pênaltis e de elogios ao goleiro antes do fim do jogo. No C11, falo de futebol europeu. Na vida, tento sofr... digo, ser jornalista.
    comentar com Facebook