Ligando os microfones - SP


Neste final de semana abriram-se as cortinas e começaram o espetáculo - já diria o saudoso Fiori Giglioti - dos principais campeonatos estaduais do Brasil.

Enquanto a bola rola de forma bem lenta neste início de temporada, devido à reformulação dos times para montar de melhor maneira possível o seu elenco ideal, os microfones das principais equipes esportivas de rádio e televisão de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais começam a ser ligados.

Entretanto, diferentemente das temporadas passadas, onde as vozes que se ouviam e os profissionais que se viam eram geralmente os mesmos, desta vez os veículos de comunicação passaram por uma grande reformulação. E será justamente essa reformulação o abordado na nova série do midiáticos, o "Ligando os Microfones".

E a série começa hoje, falando da mídia esportiva em São Paulo. Então, se você torce para algum time de Sampa, saiba onde ouvir e assistir seu time de coração, agora, no Midiáticos.


São Paulo

No Rádio: 

Fausto Favára, foi contratado como novo narrador da Jovem Pan e estreou já na Copa São Paulo de Futebol Jr.. (Foto: Jovem Pan)
Em 2015 as principais emissoras de rádio na capital de São Paulo seguem sendo: Bandeirantes, Jovem Pan, CBN, Transamérica, Globo e 105 FM. Rádios como Band News, Estadão e Capital (com novidade) seguem correndo por fora em busca do topo da audiência. 

Bandeirantes, Transamérica, CBN e 105 já ocupam a faixa FM na principal metrópole do país, já as Rádio Globo e Jovem Pan seguem apenas na frequência AM.

Essas principais rádios já começaram seus trabalhos antes do início dos campeonatos profissionais e transmitiram a Copa São Paulo de Futebol Jr., entretanto coube as equipes B e C das rádios levarem essas transmissões.

A Copa São Paulo de Juniores foi o campeonato no qual a Jovem Pan usou para trabalhar seu novo narrador, Fausto César Favára. Filho de Nilson César (narrador da Pan desde 1980 e titular da emissora desde 2000), Fausto estava na Rádio Cruzeiro de Sorocaba, mas com bagagens em emissoras como 105 FM e Capital. Na televisão, Fausto passou pelo canal Sports +, porém sem muito destaque, voltando assim sua atenção definitivamente para o rádio.

Favára narrou absolutamente todos os jogos que a Jovem Pan transmitiu na Copinha, além de ter narrado também Corinthians x Bayer Leverkusen pela Flórida Cup (torneio amistoso) no dia 17 de janeiro e a partida entre Uruguai e Brasil pelo Sul-Americano Sub-20 na última segunda feira (26).

Mas não é só Fausto Favára que trabalhou neste início de ano pela Pan. A emissora adiantou as férias de todos os funcionários, sendo assim, pelo menos um narrador, comentarista e repórter já trabalhou pelo menos uma vez este ano. Nilson César, narrador principal da equipe, por exemplo, narrou Corinthians x Colônia (ALE) pela Flórida Cup, dia 15 de Janeiro (estreia de Nilson no ano) e São Paulo x Flamengo pelo Torneio Super Series em Manaus, no último domingo (25). Ambas as partidas foram transmitidas no sistema off tube (narradas pela TV). Já in loco, Nilson esteve no Allianz Parque no dia 17 para o amistoso entre Palmeiras x Shandong Luneng e no dia 24 na Arena Corinthians para o amistoso entre Corinthians x Corinthian-Casuals.

Por sua vez, o segundo narrador, José Manoel de Barros foi o que menos trabalhou nesta pré temporada. JMB esteve em apenas duas transmissões, sendo uma in loco e uma off tube. José estreou no ano de 2015 com São Paulo x Vasco da Gama pelo Torneio Super Series, dia 23, off tube. Já dia 25, José Manoel esteve no Alianz Parque para narrar o amistoso entre Palmeiras e Red Bull Brasil.

Além dos narradores Nilson César, José Manoel de Barros e Fausto Favára, formam a equipe esportiva da Jovam Pan os repórteres: Luís Carlos Quartarollo, Freddy Júnior, Márcio Spimpolo, Fábio Seródio, Felipe Motta, Wanderley Nogueira, Eduardo Mainardi, Daniel Lian e Rodrigo Viga (no Rio de Janeiro); sendo que Felipe Motta, Márcio Spimpolo e Wanderley Nogueira também fazem a função de âncora em diversas transmissões; já os comentaristas na Pan neste ano de 2015 serão: Flávio Prado, Fernando Sampaio, Bruno Prado, Cláudio Carsughi e o ex jogador e cartola do Audax/SP, Vampeta. Vander Luís, André Ranieri e Alfredo Luís Filho formam a equipe esportiva da Pan, como plantonistas e âncoras.

Outra emissora que começou esse ano com novidades é a Rádio Globo. No fim de 2014 a equipe comandada por Osmar Santos e Oscar Ulisses perdeu o narrador Silva Júnior para o Fox Sports e o repórter/setorista do Santos, Fabiano Farah, que passou a trabalhar na assessoria de imprensa do clube da Vila Belmiro. Mas a Globo agiu rapidamente em busca de reforços.

Assim como em 2011, quando Doni Vieira chegou para substituir Gustavo Villani (hoje no Fox Sports), que havia deixado a Rádio Globo rumo ao grupo ESPN, a Globo foi buscar seu novo profissional da narração novamente na 105 FM, e se trata de Marcelo do Ó. Do Ó, já havia passado pela Rádio ABC, Rádio Piracema de Pirassununga e Portal Terra (como narrador da NBA e do Campeonato Português de Futebol), além da 105 FM, onde estava atualmente. Marcelo do Ó também atua como narrador oficial do XFC na RedeTV e de diversas modalidades esportivas no canal fechado Sports +.

Com a chegada de Marcelo do Ó, o repórter Jésse Nascimento deixará de narrar partidas de forma constante, algo que aconteceu muito no final da temporada 2014.

E falando de reportagem, o substituto de Fabiano Farah como setorista do Santos FC é Guilherme Pradella. Sim, ele que participou da estreia do Batprugol (ASSISTA) e estava na CBN de Santos, apresentando o programa CBN Esportes e na função de repórter no Jornal CBN Santos, entretanto ambos programas eram apenas direcionado para a Região Metropolitana da Baxada Santista. Agora, Pradella aparece como repórter da Rádio Globo para todo estado de São Paulo nas partidas do peixe e durante a semana com boletins dentro dos programas esportivos da Globo.

Com as chegadas de Guilherme Pradella e Marcelo do Ó a equipe esportiva da Rádio Globo é a seguinte: Oscar Ulisses, Doni Vieira e Marcelo do Ó, na narração; Osvaldo Páscoal, Juliana Cabral e Raphael Prates, nos comentários; Jésse Nascimento (por vezes narrador e plantão esportivo), o "morcegão" Maércio Ramos (por vezes plantão esportivo), Gustavo Zupak, Guilherme Pradella e Roberto Lioi, como repórteres.

E na dança das cadeiras do rádio esportivo a 105 FM que perdeu Marcelo do Ó para a Rádio Globo teve que correr atrás de um narrador para compor a equipe. Inicialmente o boato era que ninguém substituiria Marcelo do Ó, já que a equipe comandada por Ricardo Martins era composta por quatro narradores (um a mais do que o normal) antes da saída de Marcelo, porém a 105 fechou a contratação de Decimar Leite.

Decimar surgiu na Rádio Central de Campinas e despertou o interesse da Fox Sports em 2012, porém não durou muito tempo na emissora e foi demitido após a chegada de Gustavo Villani, Decimar também passou pela Rádio Record AM. Atualmente Decimar está como narrador do canal Sports + e como comentarista em um programa esportivo do canal católico Século 21, funções que ele dividirá com suas escalas na 105 em 2015.

Lembrando que a 105 já havia tido uma perda no fim de 2014. Bruno Prado, comentarista que também trabalhava na RedeTv e estava a um bom tempo na 105 foi para a Jovem Pan. No lugar de Prado, Maurício Capella, companheiro da RedeTV de Bruno Prado foi contratado par a grade de comentaristas da equipe do excêntrico Ricardo Martins.

Com as mudanças, a equipe da 105 FM para essa temporada é: Leandro Bollis, Ricardo Mello, Reinaldo Moreira e Decimar Leite, na narração; Leonardo Fontes e Maurício Capella, nos comentários; Ricardo Martins, Luís Marcelo Bigatto, Márcio Torvano e Edson Ruffino, nas reportagens; o próprio Ricardo Martins também faz plantão esportivo e âncora as jornadas, assim como Marcel Capretz, plantonista e âncora oficial da 105.

Nas demais emissoras de ponta do rádio a única novidade é o retorno do ex-árbitro Oscar Roberto Godoy como comentarista de arbitragem da Rádio Transamérica. Com passagens na TV Record e Bandeirantes, Godoy estava atualmente na Gazeta, juntamente com Wanderley Nogueira e Flávio Prado no dominical Mesa Redonda, onde segue mesmo ingressando também no rádio.

Com Godoy como o único comentarista de arbitragem a equipe da Transamérica, a mesma é composta por: Éder Luiz, Oswaldo Maciel e Antônio Edson (Tonicão) como narradores; como comentaristas, Henrique Guilherme, Paulo Roberto Martins (Morsa), José Eduardo Savóia, Juarez Soares, José Calil, o ex- goleiro Ronaldo Giovanelli (também na TV Bandeirantes) e o mito da narração da TV aberta, Sílvio Luiz (Olho no Lance!); nas reportagens, Marco Bello, Ricardo Maida, André Galvão (também repórter na TV Bandeirantes), Roberto Carmona, Ivan Drago, Guilherme Lage e Leandro Boudakian; como apresentadores, além do também repórter André Galvão e do narrador Éder Luiz, ocupam a função, Fernando Fontana (também repórter, apresentador e narrador quebra galho na RedeTv), Thomaz Rafael e Márcio Bernardes; a equipe esportiva da Transamérica ainda conta com os comediantes Renato Tortorelli, Gavião, Fuzil e Alexandre Porpetone (o Cabrito Tevez) que deixam a transmissão mais descontraída.

Agora, a principal novidade no mundo do rádio esportivo em São Paulo é a mudança da equipe da rádio Capital. Depois de um ano e meio tendo sua equipe de esportes comandada pela ESPN, a 1040 AM não renovou o contrato com a emissora do grupo Disney no Brasil. Com isso, a equipe esportiva comandada por Alexandre Barros, ex rádios Tupi e Iguatemi, fechou com a emissora.

A equipe esportiva Rádio Capital contará a partir de 2015 com Alexandre Barros (também repórter), Paulo Sodate (também setorista da Portuguesa de Desportos), Hélio Claudino e Moacir Mainardi, como narradores; Marco Godoy, Tony Auad e Ricardo Leite, como comentaristas; já como repórteres, Ademir Quintino (cobre o Santos), o Ligeirinho, Eduardo Luiz (cobre o Palmeiras), Luiz Teixeira (cobre o São Paulo), Lucas Basílio (cobre o Corinthians) e Euri Benevento (cobre os clubes internacionais); Octávio Muniz, Euri Benevento e Guto Loureiro, fazem a ancoragem e o plantão esportivo.

Com a saída da ESPN da 1040 AM, a equipe de rádio de João Palomino fica apenas na web.

Nas demais emissoras, a Bandeirantes segue praticamente com a mesma equipe do ano passado, com pequenas mudanças nas reportagens e na ancoragem/plantão. José Silvério segue como narrador principal, mas em seu novo contrato especifica que ele narrará apenas uma partida por semana. Além de José Silvério, Ulisses Costa e José Maia completam a equipe de narradores da Bandeirantes. Entretanto, o sinal amarelo já reina na direção da equipe, pois com a saída de Nivaldo Prieto nas TV Bandeirantes, Ulisses Costa passa a ser além de narrador no rádio, coringa nas transmissões televisivas no canal de Jhonny Saad. A emissora do Morumbi investiu na contratação do ex- Jovem Pan, Rogério Assis, algo que não se concretizou até o momento. Com isso, talvez a equipe de Roberto Carboni poderá apostar em alguém da equipe esportiva da Band News FM ou da Bradesco Esportes, emissoras pertencentes ao grupo Band. A Band News conta com os narradores Dirceu Marchioli "Maravilha" (com passagem na Bandeirantes de 1985 a 2005) e Alex Muller (repórter na Bandeirantes até 2011 e ancora/apresentador atualmente). Já a Bradesco Esportes FM tem como narradores: Ivan Bruno, Renato Rainha, Fernando Camargo e Ivan Zimmerman. Esses nomes podem durante a temporada, dependo da carga horária de José Silvério e Ulisses Costa, assumir a vaga de quarto narrador da principal rádio do grupo Bandeirantes.

A RB ainda conta em sua equipe esportiva os comentaristas Cláudio Zaidan e Estevan Ciccone (também apresentador); os repórteres Leandro Quessada, Alexandre Preatzel, Frank Fortes e o trio Vanessa Ruiz, João Paulo Capelanes e Guilherme Fagundes que se revezam entre reportagem, plantão esportivo e apresentação nas jornadas esportivas; além do trio, Ricardo Capriotti também aparece na função de âncora e plantão, assim como Kelly Ferreira. Milton Neves segue como apresentador das jornadas, principalmente nas quartas e domingos.

Lembrando que muitos dos profissionais da Rádio Bandeirantes auxiliam na programação e também em algumas transmissões da Band News e principalmente da Bradesco Esportes, caso, por exemplo, de Alexandre Preatzel e Frank Fortes, reportes da Rádio Bandeirantes que aparecem de comentaristas em algumas ocasiões na Bradesco.

Por fim no rádio paulistano, a CBN mantém totalmente sua equipe esportiva. A única "mudança" é que o principal comentarista da rádio, Mário Marra, dividirá as atenções da CBN com a ESPN, na TV. A equipe esportiva da CBN é composta por: Deva Pascovici, Marcelo Gomes e o também repórter Vinicius Moura, como narradores; Mário Marra e Paulo Massini, como comentaristas; e , Mayra Siqueira, Guilherme Dorneles, Gabriel Dudziaky, André Sanches e o também narrador, Vinicius Moura, como repórteres. Os próprios repórteres, Vinicius Moura, Gabriel Dudziaky e André Sanches alternam o comando do plantão esportivo e da ancoragem nas transmissões.

Mas não é só da capital que vive o Paulistão. No grande centro do futebol paulista aparece também o Santos Futebol Clube. Contudo, o rádio esportivo na Baixada Santista vive em grande crise. Rádios como Tri FM, Cacique AM, Terra AM e Rádio Rock, extinguiram suas equipes esportivas.

A Tri FM desistiu do futebol após constatar estatisticamente seu público mór como o feminino. Já a equipe esportiva da Cacique se transferiu para a Guarujá AM. A rádio Terra não sobreviveu nem com George Lunardi e José Calil (hoje na Transamérica). E a Rádio Rock não retomou o futebol em sua grade quando mudou sua frequência de 98,1 FM para 102,1 FM.

Com isso, a única equipe esportiva no dial da Região Metropolitana da Baixada Santista é a Radar Esportivo, situada na Guarujá AM. Com o comando do capitão, Paulo Alberto, a equipe tem Davi Oliveira com narrador, Luiz Rincon e Cid Penha como comentaristas e a dupla Rogério Silvério e Fabiano Cardoso como repórteres.

Na Web

A equipe de rádio da ESPN migrou do Dial para a WEB. (Foto: ESPN)

Uma ramificação do sistema dial de rádio hoje são ás rádios webs. Essas estão em uma crescente muito grande no mercado, tanto que possuem uma categoria (mídia digital) no troféu ACEESP todo final de ano.

Geralmente as rádios webs são direcionadas ao próprios clubes. As principais web rádios de clubes são: Web Rádio Verdão (atual campeã na categoria do prêmio ACEESP), Rádio Web São Paulo Digital (atual vice campeã do troféu ACEESP), Web Rádio Coringão (vice campeã ACEESP em 2013), Web Rádio Lusa (campeã ACEESP em 2013) e Rádio Santista.

Entretanto, dentro desse hall de premiados uma emissora não veiculada a nenhum clube esteve presente com terceira colocada tanto em 2013, quanto em 2014. A Rede Contínua chega a seu terceiro ano de ACEESP formando como uma das grandes emissoras esportivas de São Paulo. A RC conta com uma equipe com: Gabriel Dias, Victor Rodriguez e Raony Pacheco (também da Web Rádio Mocca), como os narradores; Gustavo Maciel, Narjara Wotekoski, Duca Reis, Peter Muller e Ricardo Soares, como comentaristas; Guilherme Silva, Felipe Garraffa, Ivan Marconato, Júnior Soffner e Vinicius Alexis; Thiago Barros, Eduardo Moura, Fábio Lázaro (sim, eu, rs!) e Pedro Marques (também colunista do C11) completam a equipe esportiva como plantonistas/âncoras.

Além da Rede Contínua, a novidade na web neste 2015 é a ESPN. Após parceiras com as rádios Eldorado, Estadão e mais recentemente Capital, a equipe da rádio (mesma da TV) ESPN ficará apenas na web. A equipe esportiva da rádio é composta em sua maioria pelos mesmos profissionais da TV, como: os narradores Cledi Oliveira, Hugo Botelho (ex 105 FM e Bradesco Esportes), Everaldo Marques e Paulo "Amigão" Soares; os comentaristas Alexandre Oliveira, Leonardo Bertozzi, entre outros, assim como o renomado repórter Eduardo Affonso.

Na TV

Cléber Machado segue sendo a cara do futebol na TV de São Paulo. (Foto: R7)

Na TV tudo na mesma. Globo e Bandeirantes seguem como detentoras do Paulistão na TV aberta. Já na TV fechada a Globosat reina soberana, Sportv e Premiere FC possuem os direitos de transmissão do principal campeonato estadual do Brasil.

A equipe esportiva da Globo em São Paulo conta com Cléber Machado como narrador, Caio Ribeiro e Walter Casagrande Júnior como comentaristas, Leonardo Gaciba e Paulo César Oliveira como especialistas de arbitragem e Mauro Naves, Bruno Laurence, Leonardo Bianchi, Abel Neto, Natalie Gedra, Renato Peters e Marco Aurélio Souza, como repórteres.

O Paulistão também é uma oportunidade para as afiliadas aparecerem. No caso de Santos, principal praça interiorana no esporte paulista, a TV Tribuna tem em sua equipe esportiva o narrador Antonio Marcos, mas as vezes surpreende trazendo o prata da casa Odinei Ribeiro, hoje narrador do Sportv/PFC, para retornar as origens. Já nos comentários, Márcio Calves e Rui de Rossi são os principais nomes, mas a emissora de vez em quanto também surpreende trazendo Vitor Duarte (narrador e especialista em esporte amador) e Flávio Antunes (ex-jogador que atua como comentarista no Esporte por Esporte da Santa Cecília). Nas reportagens, Renato Cury e Leonardo Zanotti são nomes certos nas transmissões.

Já a Bandeirantes tem como cara do futebol em São Paulo o narrador Téo José e os comentaristas Neto e Denilson. Nas reportagens, Fernando Fernandes, André Galvão, Felipe Brisola, Thayna Espinoza e Nivaldo de Cillo aparecem como nomes frequentes na emissora.

No sistema de TV fechada Milton Leite segue como principal narrador do Sportv/PFC. Jota Júnior, Bachin Júnior, Odinei Ribeiro e Linhares Júnior completam o time principal de narradores da casa. Nos comentários o destaque vai para: Ivan Andrade, Maurício Noriega, Juliano Belleti, Luiz Ademar, William Manchado e Wagner Villarón. Nas reportagens: Fabíola Andrade, André Hernan, Carlos Ceretto, Felipe Diniz, Felipe Brsiola, Anselmo Caparica, Pedro Mota, Thiago Crespo e Joana de Assis formam a equipe do Sistema Globosat.


E assim, termina o primeiro dos quatro textos do Ligando os Microfones. A próxima praça a ser abordada será a carioca. Nomes como Garotinho, Penido, Luis Roberto e Luis Carlos Júnior serão abordados.

Fique ligado!

PS: Esse texto foi em homenagem... a mim, que no dia 22 de janeiro fiz um ano de C11. E olha, que orgulho!

Compartilhar no Google Plus

Autor: fábio

    comentar com Facebook