Quatro fatos recentes do Velho Continente que merecem a atenção do torcedor


Durante a semana, alguns acontecimentos marcaram o Velho Continente e merecem nossa atenção por aqui. Confira:

1 - Brasileiro marca cinco gols em um jogo e ganha nota 10 de jornal renomado


No último domingo (26), enquanto o povo brasileiro saía para escolher seu representante no Poder Executivo pelos próximos quatro anos, um jogador, que não pôde participar desta ~~festa da democracia~~, fez sua própria festa em território francês. O meia Carlos Eduardo, que pertence ao clube português Porto e está emprestado ao Nice, marcou cinco (isso mesmo, CINCO) gols na goleada de sua equipe sobre o Guingamp. O jogo foi disputado no Stade du Roudourou, casa do EAG, e o placar final foi de 7 a 2 (é isso aí, SETE A DOIS) para o Nice.

Apesar de deter o status de atual campeão da Copa da França e de vir fazendo campanha regular no Grupo K da Europa League - soma quatro pontos em três jogos e está na vice-liderança da chave -, o Guingamp é o lanterna da Ligue 1, com apenas nove pontos. Já o Nice é o sétimo, com 17, e está a apenas três pontos da zona de classificação às competições europeias - o Saint-Étienne, quarto colocado, tem 20 pontos.

Devido à grande atuação na 11ª rodada do campeonato francês, o jovem de 25 anos, revelado pelo Desportivo Brasil e ex-jogador de Ituano, Grêmio Barueri, Fluminense e Estoril, foi agraciado com a nota 10 do famoso diário esportivo L'Équipe. Carlos Eduardo foi o primeiro jogador da história da Ligue 1 - a primeira divisão francesa recebeu essa denominação em 2002 - a receber a nota máxima do renomado jornal e entrou para um seleto grupo o qual também conta com o argentino Lionel Messi, o polonês Robert Lewandowski, o ex-atacante russo Oleg Salenko - aquele que fez cinco gols em um jogo contra Camarões, na Copa do Mundo de 1994, e foi o artilheiro da competição - e os ex-goleiros Lars Windfeld e Bruno Martini - dinamarquês e francês, respectivamente.

Não é a primeira vez que um brasileiro marca cinco gols em uma única partida jogada em solo europeu. Na última rodada da fase de grupos da Uefa Champions League, o atacante Luiz Adriano, do Shakhtar Donetsk, balançou as redes cinco vezes contra o BATE Borisov, na Bielorrússia, e fez história duplamente: tornou-se o maior artilheiro da história do clube ucraniano - agora, soma 117 gols - e o segundo jogador a marcar cinco gols em um jogo de UCL - o primeiro foi Lionel Messi, em 2012, contra o Bayer Leverkusen.

2 - Gattuso se demitiu do OFI Creta, mas voltou atrás
Divulgação
Ex-jogador do Milan e da seleção italiana, Gennaro Gattuso vem esbanjando carisma no comando do modesto time grego OFI Creta. Vem incorporando o estilo "paizão" nas entrevistas coletivas e comemora cada gol do OFI como se fosse um tento seu.

A declaração a seguir, dita em entrevista coletiva, tira qualquer dúvida: "Não somos o Real Madrid ou o Barcelona, mas o OFI Creta. Eu desejo que meus atletas joguem com colhões e com coração. É mais fácil ir embora. Eu não vou voltar para casa e chorar porque não temos dinheiro (vários clubes gregos encontram-se em crise financeira, a exemplo da economia do país nos últimos anos). Trabalho 12 horas por dia. Eu quero o coração dos meus jogadores e dou o meu pelo trabalho. Os jornais e os torcedores querem falar comigo? Minhas portas estão abertas 24 horas por dia"


Após quatro meses no comando da equipe da ilha homônima, Gattuso entregou o cargo. Nem um pouco satisfeita com a decisão do técnico, a torcida do OFI Creta foi às ruas para pedir a permanência do italiano. E o pedido foi atendido. Ao estilo "Dia do Fico", o veterano de 36 anos fez declaração emocionante esta semana.

"Eu permanecerei no meu cargo. Há muitos problemas a se resolver, mas depois das mostras de amor eu não poderia ir embora indiferente. Nunca tinha visto nada tão incrível. Por quatro meses, eu fiz o meu trabalho como técnico, mas ao mesmo tempo tive que resolver vários outros problemas, mesmo pequenos. Isso é muito. Porém, eu vi muitos sinais de carinho e nunca duvidei que esse elenco me apoiava bastante. Então, resolvi ficar", justificou.

Passadas sete rodadas da Superliga Grega, os alvinegros militam na 12ª posição e somam nove pontos. O campeonato possui 18 times, sendo que os quatro últimos são obrigados a amargar a degola - o primeiro integrante da zona de rebaixamento é o Ergotelis, com quatro pontos. A luta contra o rebaixamento parece já ser uma realidade para o OFI, mas nada que abale Gattuso e sua "família" (jogadores e torcida).

3 - Alemanha lançará filme sobre o tetracampeonato mundial
Reprodução

Você já deve estar cansado de saber que a Alemanha é a atual campeã mundial do nobre esporte bretão, mas os alemães não. A Deutscher Fussball-Bund (Federação Alemã de Futebol) e a Fifa lançarão um longa-metragem sobre o quarto título mundial da Nationalelf. Imagens inéditas e filmagens dos bastidores compõem o filme, que estreará nos cinemas alemães no próximo dia 13 de novembro. Não há previsão para a chegada da película em solo brasileiro. Enquanto ficamos só na vontade, vale a pena ver o trailer oficial da obra cinematográfica, intitulada "Die Mannschaft".


4 - São lançados o logo e os cartazes das cidades-sede da Copa do Mundo de 2018
Divulgação/FIFA

Na última terça-feira (28), foram apresentados o logo da Copa do Mundo de 2018 e os cartazes das cidades-sede do Mundial, o qual será disputado na Rússia.

Onze cidades receberão a maior competição de futebol do planeta: Moscou (com dois estádios), São Petersburgo, Kaliningrado, Nizhny Novgorod, Kazan, Samara, Volgogrado, Saransk, Rostov-On-Don, Sóchi e Ecaterimburgo.

O emblema foi revelado por três cosmonautas russos, diretamente de uma cápsula espacial. Os cartazes você pode conferir aqui. Relembre o logo e os cartazes das cidades-sede da Copa no Brasil aqui.

Redes sociais do C11:

C11 no Facebook
C11 no Youtube
C11 no Google Plus
C11 no seu coração 
Compartilhar no Google Plus

Autor: Luís Francisco Prates

Náutico, Borussia Mönchengladbach e Benfica. Pernambucano, 20 anos, cristão e estudante de Jornalismo.
    comentar com Facebook