Depois do balanço de outubro, chegou a hora de sentar e analisar o calendário e ver quais são as expectativas do mês. Novembro vem aí e algumas questões devem ser abordadas sobre os próximos trinta dias, afinal, o ano está acabando. Ainda dá pra brigar por títulos? Ainda vamos sofrer? Na estreia desse quadro, vamos tentar responder essas questões e falar um pouco dos próximos jogos que temos pela frente, com clássicos, como o Sansão na Vila Belmiro (destaque para mais um retorno de Ganso para sua antiga casa) e um Choque Rei.
E amanhã, no primeiro jogo do mês, o adversário é o Criciúma, o atual lanterna da competição. Um jogo teoricamente fácil e os três pontos são quase obrigatórios. Mas lembremos que se trata do time mais irregular do Brasil, capaz de ganhar do Cruzeiro e de empatar com o Coritiba em casa. Resumindo, todo jogo para esse time é uma incerteza, independentemente do adversário. E o jogo é fora de casa, então não vamos subestimar a partida.
Em seguida, no dia 05/11, uma pequena decisão contra o Emelec. Mesmo com dois gols fora de casa entregados, a vantagem ainda é boa. O fato de que uma vitória por 2 a 0 pode dar a classificação me incomoda, mas ainda sim podemos dizer que é possível vencer, pela superioridade do nosso elenco. Talvez apenas por isso.
Voltando ao Brasil, o adversário da 33ª rodada é o Vitória, brigando pra não cair e novamente fora de casa, sendo a terceira partida como visitante em seguida. E a situação aqui é parecida com a do jogo em Santa Catarina. O São Paulo é amplo favorito, o Leão não é um time que deve assustar muito, mas tudo se torna uma incerteza com o Tricolor. Ainda sim, considero uma vitória um cenário perfeitamente possível.
Voltaremos ao Morumbi em 16/11 para o clássico contra o Palmeiras, numa pequena sequência de dois jogos em casa. O outro adversário é o Internacional, na partida marcada no meio de semana, para o dia 19. São dois jogos que, apesar de serem mais difíceis do que se parecem, possuem minha expectativa de seis pontos somados, principalmente seguindo o critério de que em casa a obrigação é de ganhar todos os jogos.
Chegando na reta final do Brasileirão, a 35ª rodada do campeonato nos reserva um Sansão na Vila Belmiro, o jogo mais difícil do mês. Um Santos buscando a vaga na Libertadores e louco para atrapalhar os planos de título do time da capital (talvez esses planos nem existam mais à essa altura da competição). Expectativa de além de tudo, um bom jogo.
E para finalizar, o último adversário do mês será o Figueirense, em casa. Ainda com amaças do Z-4, o Figueira tem uma difícil missão na capital paulista e se vencer talvez será o maior tropeço no campeonato inteiro, não pelo adversário, mas sim pela circunstância. E sinceramente, perder pontos nesse jogo não me surpreenderia.
Expectativas
- Cenário positivo
16pts (5 vitórias e 1 empate) no Brasileirão
Classificação na Copa Sul-Americana
- Cenário realista
13pts (4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas) no Brasileirão
Classificação na Copa Sul-Americana
- Cenário pessimistas
8pts (2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas) no Brasileirão
Eliminação na Copa Sul-Americana
As duas últimas rodadas do mês válidas pelo Campeonato Brasileiro ainda não estão com datas marcadas, mas devem acontecer no fim de semana dos dias 22/23 e 29/30.
A tabela do Cruzeiro não é das mais fáceis. Os adversários serão o Botafogo, Criciúma (ambos em casa), Santos, Grêmio (ambos fora), Goiás (casa) e Chapecoense (fora). Se ainda quisermos sonhar com título, é bom torcemos para as partidas fora de casa do time de Minas serem difíceis a ponto de arrancar ponto do líder, pois no Mineirão a vida deve ser bem mais fácil.
As datas da semifinais da Copa Sul-Americana ainda não foram definidas. Caso se classifique, o São Paulo deve enfrentar o Nacional de Medellín ou a Universidad de César Vallejo.
Tivemos sorte e a tabela desse mês não é tão difícil quanto poderia ser. Porém, se dá pra acreditar em título brasileiro, aí já é outra história. Só nos resta vencer os jogos, permanecer vivos na Sul-Americana e ver no que dá no final.
comentar com Facebook