A data Fifa voltou, e com ela veio a quarta rodada das Eliminatórias para a Eurocopa de 2016. Como sabemos, o torneio que se inicia daqui a menos de dois anos será disputado na França. E o principal destaque da jornada que deu continuidade à corrida das seleções por vagas na Euro foi ela: AS ZEBRAS. Podemos elencar quatro resultados que são daqueles que deixam o queixo dos torcedores caídos.
1 - San Marino 0 x 0 Estônia
![]() |
| Reprodução/Sky Sports |
A pior seleção da Europa é a de San Marino, território encravado na Itália - há de se destacar que parece ter um concorrente à altura agora: a seleção de Gibraltar; mas vamos desconsiderar isso para o momento. Após 61 derrotas seguidas (!!!!!!) em um período de 10 anos (!!!!!!!!), os san-marinenses, enfim, não saíram de campo com o gosto amargo de um revés. Não venceram, é verdade, mas o empate sem gols com a Estônia no San Marino Stadium foi muito comemorado pelos donos da casa. Evidentemente, o destaque do jogo foi o goleiro Aldo Simoncini.
O resultado mantém os celestes na lanterna do Grupo E, agora com um ponto, e jogou os estonianos para a vice-lanterna, com quatro pontos. Inglaterra (12), Eslovênia (6), Suíça (6) e Lituânia (6) estão à frente.
Antes da maior sequência negativa da história do futebol, a última vitória da lanterna do ranking da Fifa havia sido um triunfo por 1 a 0 sobre Liechtenstein no longínquo 27 de abril de 2004. Em toda a história, são 124 jogos. Em apenas sete deles, já contando com o 0 a 0 frente à Estônia, a Sereníssima não perdeu. Os outros seis jogos foram empates sem gols com o Líbano (1987), com a Turquia (1993) e com o Vaticano* (1994), uma igualdade em 1 a 1 com a Letônia (2011), um empate em 2 a 2 com Liechtenstein (2003) e a solitária vitória sobre a mesma Liechtenstein, já citada anteriormente.
*SIM, O VATICANO TEM UMA SELEÇÃO.
2 - Moldávia 0 x 1 Liechtenstein
![]() |
| Reprodução/Sky Sports |
A "freguesa" de San Marino também andou aprontando. Depois de um surpreendente empate em 0 a 0 com a emergente seleção de Montenegro no mês passado, o time do principado de Liechtenstein voltou a "zebrear". Desta vez, com uma vitória: 1 a 0 sobre a Moldávia no Stadionul Zimbru, em Chisinau, capital moldava. O gol, marcado aos 29 minutos do segundo tempo, foi do lateral-esquerdo Burgmeier.
Com o resultado, Liechtenstein foi a quatro pontos, - um atrás da Rússia, que figura na zona da repescagem, e de Montenegro - deixando a lanterna do Grupo G nas mãos da própria Moldávia, que soma apenas um ponto. É difícil sonhar com algo maior, mas já está evidente que o selecionado vem superando as expectativas. A líder da chave é a Áustria (10), seguida pela Suécia (6).
A última vitória dos Blue-Reds ocorrera em agosto de 2012: 1 a 0 sobre Andorra, outra seleção "nanica" da Europa.
3 - Grécia 0 x 1 Ilhas Faroe
![]() |
| AFP/Getty Images |
Outra seleção sem grife que não vencia há muito tempo e quebrou longo jejum foi a das Ilhas Faroe, território pertencente à Dinamarca. Os nórdicos bateram a Grécia, selecionado que esteve presente nas oitavas de final da última Copa do Mundo, pelo placar mínimo, no Estádio Georgios Karaiskakis (nome bem sugestivo para o filho de vocês), em Pireu. O gol que pôs fim a uma fila de três anos sem vitória foi anotado pelo atacante Jóan Edmundsson, quando eram decorridos 16 minutos do segundo tempo.
Os feroeses conquistaram seus primeiros pontos nas Eliminatórias e ultrapassaram os gregos na classificação do Grupo F. O resultado derrubou Claudio Ranieri do cargo de técnico dos helênicos. O italiano teve passagem meteórica. Assumiu a Hellas após a Copa e a comandou por quatro jogos, contabilizando três derrotas (1 a 0 para Romênia e Ilhas Faroe e 2 a 0 para a Irlanda do Norte, todas em casa) e um empate (1 a 1 com a Finlândia em Helsinque).
E só para não passar em branco: conforme já foi dito, a última vitória dos nórdicos, que ocupam a 187ª posição no ranking da Fifa, havia sido há três anos. Ocorreu em junho de 2011, conta a Estônia: 2 a 0.
4 - Bulgária 1 x 1 Malta
![]() |
| AFP/Getty Images |
E não para por aí. Malta conquistou seu primeiro ponto nas Eliminatórias da Euro ao arrancar um precioso empate com a Bulgária em Sófia, no Estádio Nacional Vasil Levski.
Parecia um jogo fácil para os donos da casa quando estes abriram o placar logo aos seis minutos do primeiro tempo, com o meia Galabinov. Aos quatro minutos da etapa final, o lateral-esquerdo Clayton Failla (à esquerda na foto acima) converteu pênalti e deixou tudo igual. Os búlgaros tiveram a oportunidade de retomar a dianteira no marcador à meia-hora do segundo tempo, com uma penalidade máxima a ser cobrada por Popov, mas o atacante chutou por cima do gol.
A história do Grupo H já parece se desenhar. Croácia e Itália, que empataram pelo mesmo placar no domingo, dividem a liderança com 10 pontos. A Noruega vem logo atrás, com 9. A Bulgária soma apenas quatro pontos e está em situação difícil na luta por uma vaga na próxima Eurocopa. Malta é a vice-lanterna, à frente somente do Azerbaijão, que ainda não conquistou ponto algum.
Menções honrosas:
- Alemanha 4 x 0 Gibraltar
Os alemães fizeram justiça ao favoritismo, é verdade, mas esperava-se um placar bem mais elástico contra os amadores de Gibraltar. A seleção caçula da Uefa teve postura mais digna do que, por exemplo, a do Brasil, que tomou 7 a 1 dos alemães na Copa do Mundo.
Müller (duas vezes), Götze e Santos (contra) foram os autores dos gols da vitória da Nationalelf, atual campeã mundial.
- França 1 x 1 Albânia
Sede da Euro 2016, a França tem classificação automática para a competição e vem disputando amistosos de preparação para o torneio. A adversária da vez foi a Albânia, seleção do Grupo I que não tinha compromisso na rodada passada. Os albaneses saíram na frente com o zagueiro Mavraj na reta final da primeira etapa e suportaram a pressão dos franceses até pouco antes de meia-hora do segundo tempo, quando Griezmann empatou e deu números finais ao duelo.
A atuação dos visitantes deixou os donos da casa surpresos. Na saída dos vestiários, o atacante Benzema disse que "não há mais times pequenos no futebol".
Você pode conferir os resultados e a classificação das Eliminatórias para a Eurocopa de 2016 aqui.
Redes sociais do C11:
C11 no Facebook
C11 no Twitter/perfil zoeiro
C11 no Youtube
C11 no Google Plus
C11 no seu coração ♥





comentar com Facebook