[Taticando] A evolução tática do futebol brasileiro: compactação


Olá, ceonzeiros! Seguimos com mais um Taticando, a tão aclamada coluna do C11. Hoje: a compactação do futebol brasileiro. Será que apresentamos uma evolução ou não? Bom, para saber, você tem que conferir no conteúdo abaixo. Vamos lá?

Com a evolução das tecnologias, o poder de análise se tornou muito mais amplo. Com isso, hoje, é difícil estar muito atrás do futebol de maior nível (Europeu), mas, é claro, ainda existem diferenças. São escolas e estilos diferentes, mas podemos dizer que o futebol Brasileiro evoluiu muito no ponto de vista tático. 

Hoje, falaremos de compactação. Os times brasileiros estão muito mais compactos e próximos. Dando menos espaços aos adversários, mostrando uma maior aplicação. Tite e seu Corinthians multicampeão puxaram essa fila da compactação na era moderna do futebol nacional.
O Corinthians de Tite contra o São Paulo na Recopa: 10 homens em 30 metros de campo. Compactação. | Imagem: Olho Tático.

Os três zagueiros sumiram. O 4-2-2-2, aquele espaçado, também está em desuso. As perseguições individuais também são pouco vistas. Evoluímos muito taticamente - claro que faltam ajustes, mas estamos no caminho certo. 

Fluminense, Grêmio, Corinthians, Inter, São Paulo e Cruzeiro são times que se preocupam em marcar em trinta metros de campo. Padrão mundial. Deixando pouco espaço entre as linhas, dificultando a infiltração adversária e induzindo ao erro. 
A compactação do Atlético de Madrid, uma das melhores da Europa. 15 metros entre o zagueiro e o centro avante | Imagem: Blog do Santana

Felipe Bigliazzi, também colunista do Taticando, opinou: “Virou o conceito da moda essa tendência europeia de diminuir o espaço real do campo com as linhas próximas em 30 ou 40 metros do campo. No Brasil, vejo uma evolução, mas grande parte dos times ainda seguem espaços da recomposição, talvez seja pela falta de cultura tática na formação de atletas, já que a escola brasileira sempre se valeu da individualidade de seus jogadores” 

O horizonte aponta boas perspectivas: em 2014, tivemos um campeonato muito melhor, analisando o aspecto tático, o que projeto um amanhã muito melhor. Os times brasileiros estão evoluindo e se compactando mais. 
O 4-4-2 do São Paulo contra o Cruzeiro. Linhas próximas | Imagem; Taticamente Falando.

The end! Gostou, ceonzeiros? O que você quiser comentar sobre a matéria acima, faça isso nos comentários abaixo. Use seu Facebook para comentar, assim facilitando sua vida. E, para mais textos como este, confira AQUI. Um grande abraço e até mais! Ah, amigos, e não esqueça de compartilhar nas redes sociais para nos ajudarmos. 

Redes sociais do C11:

C11 no Facebook
C11 no Youtube
C11 no Google Plus
C11 no seu coração 
Compartilhar no Google Plus

Autor: Unknown

    comentar com Facebook