"Pizza is a lot like sex. When it's good, it's really good. When it's bad, it's still pretty good." A célebre frase foi publicada no Twitter pelo perfil de Fabio Borini, atacante italiano do Liverpool, levantando dúvidas sobre o que ao certo o jogador estava comendo naquele momento. Sabemos, no entanto, que a curiosa comparação entre pizza e relações sexuais também pode servir muito bem se adaptada aos jogos da UEFA Champions League. Foi o caso desta última semana: mesmo sem ter tantos jogos espetaculares, a mais renomada competição entre clubes do mundo ainda foi muito especial.
GRUPO A
Atlético de Madrid 1x0 Juventus
Malmö 2x0 Olympiakos
Toda grande história boa tem a sua continuação, a sua segunda edição. É o caso do nosso Ludogorets - o popular Luverdense da Bulgária - e seus guerreiros, grande parte deles brasileiros. Depois de empatar e deixar a vitória escapar para o Liverpool nos acréscimos na primeira rodada, fora de casa, o Ludo recebeu o supermegagigante-mais-conhecido-clube-do-mundo-atual-campeão-da-Europa-e-time-do-Bola-de-Ouro-da-Fifa Real Madrid, em Sofia, capital búlgara. Uma derrota evidente, pensavam os adversários. Só não imaginavam que, depois de escanteio cobrado, Marcelinho abriria o placar aos 6 minutos da etapa inicial. Com certeza tiravam fotos do placar do estádio. Ludogorets, 1. Real Madrid, zero.
Pouco tempo depois, Chicharito foi derrubado na área - pênalti claríssimo. Cristiano Ronaldo, com toda a sua pompa de melhor do mundo, foi para a bola já pensando na virada, que poderia vir instantes depois. Mas Stoyanov, o goleiro, adivinhou o canto e defendeu o penal de forma perfeita. Seguia 1x0 contra os merengues, agora ainda mais desolados.
O que aconteceu a partir desse momento é irrelevante. Ronaldo cavou na cara de pau MAIS UM pênalti (o 3º contra o Ludo em 2 jogos!!!) e empatou antes do intervalo, dessa vez sem chances para o arqueiro. Depois, o cruzamento de Marcelo, a cabeçada de Benzema, a dura virada e o apito final do árbitro. De novo, os búlgaros quase fizeram história. Quaaaaase.
Outro jogo do Grupo B: Basel 1x0 Liverpool
GRUPO C
Zenit 0x0 Monaco
Bayer Leverkusen 3x1 Benfica
W3lb3ck!
Questionado há algum tempo no Manchester United pela (falta de) qualidade técnica, comprado pelo Arsenal por grandes 16 milhões de libras e pressionado pela torcida de seu novo clube, que esperava um Falcao ou um Cavani para comandar o ataque de seu time durante a janela de transferências. Assim entrou em campo Daniel Welbeck, um jovem atacante inglês, para enfrentar o Galatasaray na 2ª rodada do Grupo D, no Emirates Stadium de Londres.
Welbeck entrou também para o seleto grupo de gooners que marcaram 3 vezes em apenas uma partida, sendo esta válida pela Champions League. Primeiro, recebeu do chileninho Alexis Sanchez e fez ganhando na corrida do Felipe Melo (que jogou de zagueiro): 1x0. Depois, numa bola espirrada, roubou a bola da defesa, ganhou novamente do Felipe na velocidade e botou lá dentro: 2x0. Pausa para Alexis ser lançado por Özil e ampliar ainda mais. No segundo tempo, voltando ao normal, Chamberlain foi quem assistiu Welbeck: 4x0. Uma noite de ídolo para Danny. Yilmaz, em penalidade, descontou para o time de Constantinopla.
Outro jogo do Grupo D: Anderlecht 0x3 Borussia Dortmund
Senhoras e senhores: Francesco Totti
Il Capitano / Foto: Reuters |
38 anos, 22 de carreira (todos passados na Roma), 8 anos na Seleção Italiana (a qual ele poderia defender até hoje tranquilamente), uma Copa do Mundo, o respeito de qualquer entendido do esporte no planeta, uma qualidade indiscutível que o fez estar entre os melhores italianos de todos os tempos e o peso de ser o maior ídolo do clube giallorossi, a ponto de até hoje ser camisa 10, capitão e dono do time.
Imaginem um senhor desses, em mais um jogo fora de casa em mais uma Champions League, recebendo uma bola e saindo na cara do goleiro adversário. Chega a dar dó. Com a categoria de um lorde, Totti caprichou no toquinho de cobertura na saída de Hart que definiu o empate por 1x1 contra o Manchester City, na Inglaterra. Antes, Agüero já tinha deixado o dele cobrando pênalti.
Totti se tornou o jogador mais velho a deixar sua marca na história da UEFA Champions League, com exatos 38 anos e 4 dias vividos - apenas mais uma contribuição do italiano para o futebol.
Outro jogo do Grupo E: CSKA Moscou 0x1 Bayern de Munique
Neymessi?
Dessa vez, a badalada dupla argentina-brasileira do Barcelona não foi párea para os milionários do Paris Saint-German, na França. Quer dizer, eles até tentaram - cada um deixou o dele -, porém não foi suficiente para alcançar o placar feito pelos donos da casa.
Em compensação, o trio tupiniquim do PSG, além de jogar muito bem, ainda saiu vencedor. Lucas bateu uma falta nos pés de David Luiz, que ajeitou e marcou de esquerda. Na defesa, Marquinhos formou a dupla de zaga com David que não deixou o ataque catalão ameaçar tanto quanto deveria. O resto foi obra dos volantes. Verratti, com poderosos 160cm, fez de cabeça; Matuidi foi o autor do terceiro.
Certamente fica o destaque para o melhor jogo em solo europeu da semana, com participações decisivas do nosso país.
"Putz, passou" |
Outro jogo do Grupo F: APOEL 1x1 Ajax
GRUPO G
Sporting 0x1 Chelsea
Schalke 1x1 Maribor
GRUPO H
Shakhtar Donetsk 2x2 Porto
BATE Borisov 2x1 Athletic Bilbao
GRUPO G
Sporting 0x1 Chelsea
Schalke 1x1 Maribor
GRUPO H
Shakhtar Donetsk 2x2 Porto
BATE Borisov 2x1 Athletic Bilbao
Prêmios
Ah, a parte divertida da semana. Ou não.
Prêmio Dodô
Uma linda jogada OBJETIVA do Barcelona (bem diferente da Espanha na Copa deste ano) que resultou no primeiro gol dos espanhóis, de Messi, e o toque de maestro de Totti na saída de Hart em City 1x1 Roma são os dois candidatos. Boa sorte escolhendo.
Prêmio CBF
O popular "quem mais fez merda" da semana vai para o Galatasaray. Em todos os aspectos. Começou com o treinador, Cesare Prandelli, escalando Felipe Melo na zaga - que, por sua vez, falhou nos gols e bateu em boa parte do time dos Gunners. A torcida turca presente no Emirates, insatisfeita com o time, reagiu jogando rojões dentro de campo, o que provocou a interrupção do jogo para que os seguranças possam agir. Como se já não bastasse tudo isso, o Gala deixou o campo após ser surrado: 4x1.
CUIDADO COM ISSO AÍ AMIGO / Foto: espn.com.br |
Prêmio 7x1
Sem dúvidas, Danny Welbeck. Antes exalando muita desconfiança, o 23 deixa o Emirates com o primeiro hat-trick da carreira após ter carregado o time em uma excelente vitória na competição mais importante que disputa. Uma reviravolta impressionante.
Vocês lembram dos desafios? Faz umas duas semanas que duvidei que vocês achassem o camisa 28 do APOEL, o preparador de goleiros do Portsmouth e um hat-trick de um argelino. Sim, surpreendendo a todos, teve louco que foi atrás. E achou.
O leitor Pedro Chagas nos informou que o 28 do APOEL é o comentarista da Fox Sports e treinador teimoso português Mário Sérgio, o preparador de goleiros do Portsmouth se chama Scott Bevan e o último hat-trick de um argelino foi da autoria de Rabah Madjer, na temporada de 1989/90. O time dele? O mesmo de Brahimi, herói do nosso último post e autor dos 3 gols contra o BATE Borisov na rodada 1 da Champions. Se você é argelino, vá para o Porto. É a minha dica.
Não estou com criatividade para propor algo a vocês hoje, mas fiquem à vontade nos comentários. Desafiem, perguntem, critiquem, elogiem, o que vocês quiserem.
Obrigado por ler até aqui. DE VERDADE.
Agradeço também ao Rica Perrone por ainda não ter nos lido, porque ninguém merece né xingado. Ainda.
Vídeos: Youtube (onde mais???).
Até!
C11 no Facebook
C11 no Twitter¹ e C11 no Twitter²
comentar com Facebook