O prazer de vê-lo brilhar #10: Brasileirão de 87

Foto: doentesporfutebol.com.br

Fala, galera rubro-negra! No capítulo de hoje da série "O prazer de vê-lo brilhar", onde relembramos os títulos do Mengão, vamos relembrar um título bem polêmico: Brasileirão (ou Copa União) de 1987. Curioso pra saber mais da trajetória do Fla? Vem conosco!

Mesmo sendo reconhecido como Campeonato Brasileiro, o campeonato daquele ano e de 86 foram chamados de Copa União -o mesmo só começou a se chamar Brasileirão a partir de 89-. O verdadeiro nome da competição era "João Havelange". Todos devem saber a rixa que Flamengo e o Clube de Pernambuco têm, isso tudo pra saber quem levou o campeonato. Fla ganhou e pronto! E o clube de Pernambuco assinou uma papelada, em que dizia que eles reconheciam o Flamengo como campeão. Tudo esclarecido e vamos ao que interessa.

Na primeira fase, 16 clubes foram divididos em 2 chaves com 8 equipes cada, com turno e returno. Assim como no Carioca, os times do grupo A enfrentam os do grupo B, e no segundo turno as equipes jogam entre si. Cada grupo classifica 2 times, sendo que os primeiros colocados de cada grupo têm vaga garantida na semifinal, e caso o mesmo clube vença os dois turnos, abre vaga para o melhor "vasco" colocado. A fórmula da semifinal é um pouco complicada, mas funciona assim: O primeiro colocado geral enfrenta o quarto melhor no geral, enquanto o "vasco" colocado enfrenta o terceiro colocado. Complicado, não? Os jogos eram disputados com ida e volta, e o melhor colocado dos confrontos tinha o direito de jogar por um empate nas duas e ter a regalia de disputar o segundo jogo em casa.

Assim como na semifinal, na final, o melhor colocado do confronto tem o direito de jogar a segunda partida em casa.

O Flamengo caiu no primeiro grupo, e acabou ficando na 6ª posição no primeiro turno, com a campanha de 2 V | 3 E | 3 D | 6 GP | 8 GC | -2 SG. Atlético-MG ficou com "o título" do primeiro turno. No segundo turno, a campanha do Mais Querido foi bem melhor... 4 V | 2 E | 1 D | 10 GP | 4 GC | 6 SG. Galo mais uma vez garantiu o primeiro lugar, e como ganhou os dois turnos, deu vaga para o segundo colocado, no caso o Flamengo (pra mostrar que a gente é humilde e tem vice também).

COMEÇAM AS SEMIFINAIS!!! O primeiro jogo foi no Maracanã! E foi no sufoco... Gol de Bebeto! Fla ia para Minas em vantagem. Mineirão era o palco! Quando o relógio marcava 22' do primeiro tempo, Bebeto recebe na ponta e manda na cabeça do Galinho, GOOOOL DO FLAMENGO! Fla se classificando. 32 minutos do mesmo primeiro tempo, Renight Gaúcho mandou cruzado, o goleirão falhou e Bebeto meteu pro gol. GOOOOOOL DO FLAMENGO! Que Flamengo é esse?! Tava tão fácil que o Flamengo resolveu dificultar... Renato foi derrubado na área e o juiz deu pênalti pro Atlético. Chiquinho (todo Chiquinho mete gol na gente) bateu e fez. É, e o improvável aconteceu... Sérgio Araújo fez boa jogada e empatou para o Galo, que estava com um a menos. É, só que aqui é Flamengo e a sorte sempre está conosco! Aos 34', Renight deu números finais na partida. Flamengo na final.

O adversário da final era o Internacional de Porto Alegre! Primeiro jogo no Gigante da Beira-Rio. Vamos ao jogo! O Inter começou sufocando o Fla, fazendo Zé Carlos sujar o uniforme. Eram 30' do primeiro tempo, quando Renight saiu de dois marcadores, foi à linha de fundo e mandou na cabecinha de Bebeto. GOOOOOL DO FLAMENGO! Mas nem deu muito tempo de comemorar, porque 3 minutos depois o Inter empatou com Amarildo. E assim terminou o primeiro embate da final.

Por conta das fortes chuvas que castigavam a Cidade Maravilhosa, o Fla procurou o Inter para adiar a partida. O motivo? TALVEZ os torcedores não conseguiriam chegar até o Maraca. Vendo a oportunidade de não ter torcida, o Inter logo foi contra o adiamento. Teve jogo sim! Pois é, mas a torcida foi, e lotaram o Maracanã. QUE TORCIDA É ESSA?!! E o jogo começa!!! Devido ao gramado encharcado, o jogo começa meio lento e faltoso. Quando o relógio havia passado dos 15 do primeiro tempo, Andrade fez boa jogada e achou Bebeto, que tirou de Taffarel e mandou pras redes. GOOOOOL DO FLAMENGO!!! Aí foi só segurar e esperar o juiz apitar para a Maior Torcida do Mundo comemorar mais um título.

Gostou? Se quiser fazer alguma crítica ou um elogio, deixo meu Twitter à disposição. Acompanhe o C11-Flamengo no Facebook e no Twitter. Acompanhe o C11 querido no Facebook e no Twitter
Compartilhar no Google Plus

Autor: Unknown

    comentar com Facebook