| Foto: Getty Images |
Coritiba e Sport se enfrentaram na noite deste domingo (11), em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Precisando da vitória, o Coxa entrou disposto a buscar o resultado, mas sem conseguir balançar as redes, acabou punido pelo famoso "quem não faz leva", já no fim do jogo. A derrota por 1 a 0 colocou o alviverde na zona de rebaixamento.
O início de noite tipicamente curitibana (ou seja, gelada) espantou um pouco o público do Couto Pereira, que contabilizou pouco mais de 12 mil torcedores. O dia foi de celebração para as mães (aliás, parabéns pelo dia de vocês), no entanto, o alviverde não conseguiu presentear as Coxas Brancas.
O onze inicial foi formado por Vanderlei, Moacir, Luccas Claro, Leandro Almeida, Carlinhos, Baraka, Chico, Jajá, Alex, Norberto e Zé
Love. Uma equipe que começou a partida com iniciativa e correndo atrás do gol, mas que esbarrava com a defesa bem postada do adversário.
Os goleiros trabalharam pouco em boa parte do primeiro tempo, porém, Magrão precisou ficar atento à investidas do Verdão, como aos 19 minutos, quando Chico invadiu a área e cruzou para Zé Love, que por um segundo de atraso não conseguiu empurrar para o fundo das redes. Alex tentava encontrar boas jogadas, e até conseguia, mas sem sucesso nas finalizações dos companheiros.
O Sport também conseguia chegar e assustou ao mandar uma cobrança de falta muito perto do ângulo esquerdo da meta de Vanderlei. Nos minutos finais, Leonardo ainda obrigou o arqueiro a fazer uma boa defesa e evitar que o marcador fosse aberto, fazendo com que as equipes fossem para o intervalo sem sair do zero.
Na etapa complementar o Coxa voltou com tudo e pressionou o adversário com lances sequenciais de perigo. Aos dois minutos, Moacir furou o cruzamento de Norberto, que provavelmente resultaria no gol, e Jajá arriscou na sobra, mas mandou para fora.
Geraldo entrou no lugar de Alex e deu ao time mais velocidade, o que permitia um maior poder ofensivo. Porém, as finalizações eram falhas. De nada adianta criar, criar e não marcar.
E o Sport, que não tinha nada a ver com isso passou a crescer e a encontrar brechas rumo ao gol e aos 40 minutos fez o que o Coritiba tentou e desperdiçou. Após cobrança de falta, Vanderlei não segurou a bola e coube a Rithely apenas empurrar para o fundo das redes. Não houve tempo para recuperação e no apito final o placar era magro, mas suficiente para assinalar a primeira derrota e o sinal de alerta: Coritiba 0 a 1 Sport.
Considerações
Quatro jogos, três empates, uma derrota. Dois gols marcados, três sofridos. Três pontos, 18ª posição. Não é o fim do mundo para um início de campeonato longo como o Brasileirão. Mas já dá para preocupar.
O Coxa está jogando melhor e Roth vem consertando as coisas. No entanto, como já citei em um texto anterior, justiça no futebol é bola na rede, infelizmente. Sinto em alguns momentos que a equipe se desencontra em campo, sobretudo ofensivamente. E, quem sabe, a pressão da vitória que ainda não veio seja um fator que gera ansiedade e prejudica a equipe, inclusive nas conclusões. Isso, porém, não é justificativa.
As lesões que desfalcam o time também é outra (e sempre) questão. Nesta partida contamos com a volta de Alex, que se saiu bem, visto que era sua estreia no campeonato. Por outro lado, cinco jogadores ficaram de fora, entre eles, Robinho e Gil que possuem importantes papéis no time titular.
É difícil apontar uma solução exata. Só o que sabemos é que já passou da hora de vencer. E não foi por falta de chances.
Na próxima rodada o Cori tem o desafio fora de casa, contra o atual campeão Cruzeiro. A partida será no sábado, às 18:30.
Raça Coxa!
comentar com Facebook