[Bahia] Nova comissão técnica - Inexperiência ou Sangue Novo?

A comissão técnica do Bahia para 2014 está formada. Temos Willian "Capita" Machado como Diretor de Futebol e Marquinhos Santos como treinador. Mas quem são eles?

Willian "Capita" Machado

Willian "Capita" Machado - Foto: Correio da Bahia

Como jogador, foi defensor e iniciou a carreira como profissional em 1997, pendurando as chuteiras em 2010. Passou por:

- Sete de Setembro
- Ipatinga
- Desportiva Capixaba
- Cabofriense
- Francana
- Joinville
- Portuguesa 
- Grêmio
- Corinthians

Destaque para o título estadual pelo Ipatinga (2005), os estaduais (2006 e 2007) e o vice campeonato da Libertadores pelo Grêmio (2007). No Corinthians, virou capitão do time e conseguiu o vice campeonato da Copa do Brasil (2008), o título da Série B (2008), o campeonato paulista invicto e a Copa do Brasil (ambos em 2009). 

Antes de encerrar, idealizou e liderou uma campanha no Corinthians para ajudar as vítimas do terremoto no Haiti.

Em 2010 encerrou a carreira mas voltou ao time paulista em 2011, como Gerente de Futebol. Após a diretoria cancelar a contratação de William Magrão já praticamente fechada, Willian pediu demissão. Sentiu que não tinha a autonomia que precisava no cargo.

Dai em diante, Willian não trabalhou mais com futebol. Esteve na Europa aperfeiçoando o inglês e investindo em um projeto pessoal na área financeira. Porém, conheceu clubes no exterior, como Milan e Liverpool. Conheceu como funciona a organização extra campo destes clubes, e o que seria possível aplicar no Brasil.

Marquinhos Santos

Marquinhos Santos - Foto: O Tiro de Canto

O treinador começou sua carreira em 2003, passou por todas as categorias de base do Atlético-PR. Ganhou tudo o que foi possível e depois foi para o Coritiba. Com o sucesso, foi para a Seleção Brasileira sub-15, onde ganhou o Sulamericano em 2011. 

Em 9 anos, foram 16 títulos em categorias de base. Em 2013, comando o primeiro time profissional: o próprio Coritiba. Começo excelente, campeão estadual, mas terminou brigando pra não cair no brasileiro. Foi demitido em setembro.

Após conversa com alguns torcedores do Coritiba, esta resposta abaixo pode resumir a opinião de grande parte da Coxa-Branca sobre Marquinhos Santos:



As duas figuras têm muitos pontos em comum e chegam com discurso alinhado. Por ainda não serem pessoas super badaladas do futebol, tornaram-se boas opções para o Bahia sem grandes investimentos. Marquinhos, com grande experiência em divisões de base, certamente irá aproveitar a nossa. Willian chegou dizendo:
"Posso dizer que a base é prioridade, ainda mais neste momento em que, depois do racha do Clube dos 13, a diferença de orçamento entre os clubes cresceu muito. A única forma de quebrar essa condição é formar os próprios talentos, afinal, não iremos estourar o orçamento do clube."
Preocupa, porém, o discurso de Willian quando diz que irá manter a base do time de 2013. Pouco se pode aproveitar deste elenco. O trabalho de garimpo deverá ser duro. O orçamento do Bahia para 2014 será de menos de R$ 70 milhões. A diretoria pretende manter a folha de 2013, em torno de R$ 3 milhões.

Difícil prever o futuro desses dois ao comando do Esquadrão de Aço. Que termo pode defini-los? Inexperiência ou Juventude? Aventura ou Sangue Novo? Só o tempo dirá. Mas é inegável que os dois valorizam o planejamento, têm futuro promissor e postura de pessoas sérias e comprometidas com o trabalho. Certo mesmo é que grandes nomes do futebol brasileiro têm tido resultados questionáveis nos últimos anos. É bom ver nomes novos, conceitos novos, modelos diferentes de trabalho. Que essa dupla possa mostrar que a aposta na juventude pode trazer bons frutos para todos no futebol brasileiro e, claro, para o Esporte Clube Bahia.
Compartilhar no Google Plus

Autor: Rafael Pimenta

    comentar com Facebook