Imagem: Facebook.com
Fala galera cruzmaltina, beleza?
Vasco de tantas glórias, vitórias, reconhecido, respeitado... Hoje não mais, graças a era Dinamite. Passamos 110 anos sem correr riscos de Série B, o senhor Banana chegou e caímos, mas um Gigante nunca se deixa abalar por coisas pequenas, nos reerguemos e com um time de vários atletas em ótima fase ganhamos a Copa do Brasil de 2011, o Brasileiro teoricamente, não fossem os inúmeros erros de arbitragem contra nós.
2012 não tão bom após Agosto quando o mesmo Banana que formou um time campeão vendeu todos os bons atletas e uns permaneceram por não terem tido opção de trocar de clube, já que a janela do meio do ano havia fechado, veio a crise, inúmeras derrotas e a imprensa anunciando os tão falados salários atrasados. Conseguimos ainda terminar em quinto, o que seria ótimo, não fosse o trágico ano de 2013, sem nenhum grande nome no time, a diretoria falha buscava pequenos nomes por empréstimo, contratava jogadores dispensados em outros clubes, um desastre iniciado por René Simões e seus companheiros.
No início do ano, a despedida do menino Pedrinho, já não tínhamos perdido seu melhor amigo e ídolo Felipe Maestro, graças novamente a besteira e incompetência de René, o contrato do meia foi rescindido, mas ainda tivemos a ilusão de que o ano seria bom após a vitória de 1x0 sobre o gigante holandês, Ajax.
Na taça Guanabara o resultado foi melhor que o esperado, já na Taça Rio, o pior de todos os tempos. O Vasco começa a desmoronar, vem a troca de técnicos, sai Gaúcho, entra Paulo Atuori, o que pouco mudou, não adianta um técnico de ponta (em má fase) se o time não é bom tecnicamente e taticamente. O time tinha vários atletas de velocidade, que escalados juntos poderiam dar uma consistência ao ataque, bastava apenas reforçar a defesa, buscar um bom goleiro, o que não aconteceu, graças à Carlos Germano que não deixou que trouxessem arqueiros de qualidade, passamos um ano inteiro sofrendo com as falhas de Alessandro, Diogo Silva e Michel Alves, inúmeras bolas defensáveis adentravam o gol cruzmaltino. O time de São Januário não merecia o que tinha embaixo das traves, as vezes ficava difícil de saber pra quem eles jogavam, se para o Vasco ou para os adversários.
As inúmeras falhas na defesa nos levaram onde estamos, na zona maldita, vivendo dias horrorosos, amargando a possível queda pela segunda vez em 5 anos.
O Vasco não merece o que fizeram esta temporada, nenhum daqueles atletas exceto Juninho Pernambucano merece vestir o manto sagrado, atletas sem sangue, sem garra, isso jamais foi visto em São Januário, até chegar 2013.
Análise das posições:
Goleiros: fracos tecnicamente, frangueiros e por erros individuais acabaram fazendo com que o Vasco perdesse inúmeros pontos e posições na tabela, apenas a diretoria não enxerga isso e quando teve a oportunidade não trouxe bons atletas para a posição.
Zagueiros: tem-se atletas de qualidade para posição, a exemplo de Jomar, Luan e Rafael Vaz, mas os técnicos insistem na escalação de Cris e Renato Silva, o primeiro falhando inúmeras vezes, o que resultava em sua maioria em gols das equipes adversárias, já o segundo é ruim em todos os sentidos imagináveis, porém tem contrato vitalício com o Vasco.
Laterais: algo que o Vasco não vem bem servido desde 2011, o que faz com que o time da Colina não tenha uma boa saída pelos lados e também são duas avenidas para os adversários.
Volantes: as inúmeras falhas fizeram com que o setor fosse constantemente alterado ao longo da temporada, sem que haja um titular absoluto da posição.
Meias: contém inúmeros atletas, mas nenhum que se firmou e que conseguisse fazer a ligação entre defesa e ataque. Juninho pela idade não conseguia jogar as partidas inteiras, o que tornou o setor mais inconstante ainda.
Ataque: devido as lesões e mau comportamento de atletas, o setor passou a ter inúmeras alterações, e sem nenhum titular absoluto do posição. A principal dificuldade dos homens de frente é a bola que não chega, o que dificulta ainda mais o trabalho do centroavante, justamente pela falta de um meia de ligação.
Opinião:
Com todas as posições sofrendo inúmeras alterações ao longo da temporada, o Vasco não tem uma equipe que seja titular, com isso a inconstância também na tabela. O time teve bom início de temporada e também de campeonato nacional, o que não se completou ao longo do ano devido às inúmeras falhas de goleiros e zagueiros, principalmente, mas a culpa não é só de um, mas do time por completo que foi descompromissado e sem garra.
O Vasco da Gama de 2013 foi literalmente 'um time jamais visto' na história do clube, um desastre, os piores jogadores que a torcida cruzmaltina já viu em 115 anos.
Esse texto continua...
Por hoje é isso, amigos. Até a próxima, forte abraço, apoiem o Gigante e nós vamos sair dessa!
#VascoSempre
Saudações Cruzmaltinas

comentar com Facebook