| Foto: Bruno Gonzalez / Agencia O Globo |
Faz poucos dias e neste mesmíssimo espaço,em minha publicação de estreia,comentei que o técnico Oswaldo de Oliveira vinha fazendo com Vitinho o mesmo que ele fez com o então "renegado" Rafael Marques: dando oportunidades e passando por cima da torcida!
Será que hoje podemos aprovar a "teimosia" de Oswaldo de Oliveira? Muito provavelmente, não! E por que não? É verdade que nós torcedores estamos em lua - de - mel com o treinador e equipe, mas como tais, não gostamos de ser contrariados.
No entanto, devemos muito do momento do time ao técnico Oswaldo de Oliveira, à sua teimosia e à Rafael Marques. Vou me antecipar um pouco e dizer que, ainda não é tanto para dizer que Rafael Marques é ídolo. É uma opinião pessoal e digo isso dado o histórico dos últimos meses e é sobre isso que irei falar no próximo parágrafo.
Rafael Marques para todos nós ao vir do Japão (assim como Fellype Gabriel), era um desconhecido. Ao ir para o exterior cedo sem passar por clubes de grande expressão pelo Brasil, veio desacreditado pelos torcedores alvinegros, que já implicavam com o técnico.
Abro um parênteses aqui para dizer que fomos contra a vinda de Fellype Gabriel para o Botafogo. Veio a pedido do técnico Oswaldo de Oliveira. Logo após a saída dele, o queríamos de volta!
A torcida foi vendo Rafael Marques entrar e não cumprir com seu papel: fazer gols. poderia ter levado menos tempo se um de seus gols não tivesse sido anulado em marcação de impedimento; A impaciência começou a tomar conta dos torcedores.Inclusive esse que vos escreve.Esse que vos escreve se juntou em determinados momentos aos outros e queria a saída do técnico e de Rafael Marques. Mas a diretoria os bancou e eles ficaram.
Sendo assim , houve momentos em que fiquei contra a torcida e apoiei a diretoria e a comissão técnica.
Dada a perseguição da torcida, Oswaldo de Oliveira pôs Rafael Marques no banco e quase ele foi negociado. Não foi. Não houve propostas. Em determinado momento do Campeonato Carioca, Oswaldo de Oliveira voltou a escalar Rafael Marques para desespero da torcida (e meu também), mas alguns acharam que tal fato era para que o jogador recebesse uma proposta e fosse embora!
Rafael Marques a partir de então, não deixaria mais a titularidade e continuaria em sua sina de ser criticado pelos torcedores e ver seu maior incentivador (Oswaldo de Oliveira) ser "crucificado". Mas o cara é guerreiro, talvez sua Fé tenha sido maior do que qualquer critica e ele aturou os disparos de nossa "metralhadora cheia de mágoas" (como diria Cazuza em " o tempo não para) e assim dar a volta por cima.
Rafael Marques começou a aparecer mais e a fazer gols. Gols bonitos como no último fim de semana e alguns nem tanto. Eu diria que alguns foram feios e toscos! Mas a bola vinha entrando, deixando o chefe feliz e ele foi ficando.
Na final da Taça Rio (que viria a ser a do Estadual), o único gol da partida (contra o Fluminense) e consequentemente o gol do título foi dele: Rafael Marques.
Rafael Marques começou a se destacar nos clássicos ao marcar gols importantes. Eu diria que ele está virando (se já não virou) o carrasco de clubes como Flamengo, Fluminense e Vasco!
Estou aqui fazendo um mea - culpa. Quero apoiar (assim como já venho fazendo) não só ao Rafael Marques, mas como todo o time. Minhas críticas são para todo o time e agora mais do que nunca, vou ficar de olho em Rafael Marques e procurarei não me empolgar muito, até por que, eu posso acabar gostando um pouco mais do futebol do jogador e não gostar quando ele voltar a ser criticado.
Por exemplo: houve uma época que muitos vaiavam ao Elkeson e Herrera (e o Herrera mesmo jogando mal, as vezes fazia gol e salvava a pátria) e eu os seguia apoiando, indo na contramão da opinião do restante da torcida.
Pense nisso: vamos apoia - lo agora, mas não se esqueçam que jogador vive de fases algumas vezes e não estou dizendo com isso que essa seja a situação de Rafael Marques. Mas o cara está satisfeito conosco, torcedores, não vamos no primeiro jogo que ele não fizer um gol, ou jogar um pouco abaixo da média vaia - lo. Façamos melhor: Vamos aplaudir com vontade; incentivar com vontade!
O time está fechado; a torcida comparecendo; o número de sócio torcedor aumentando (e pode aumentar muito mais) e com isso exorcizaremos todos os nossos problemas como a interdição do Engenhão (nosso estádio) e provar por A + B que fomos, somos e sempre seremos um time GRANDE!
Sim, nós podemos ser CAMPEÕES! Mas temos que dar um passo de cada vez...todos juntos: eu, você, o resto da torcida, os jogadores e ele: Rafael Marques!
Que a estrela solitária estampada em sua camisa seja sua guia e junto dele nunca apague...
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!
comentar com Facebook