Ponte Preta se destaca nas primeiras rodadas do Brasileirão

A pouco foi encerrada a terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Sport lidera a competição nacional com 7 pontos, seguido de perto por Goiás e Corinthians. O São Paulo fecha o G-4 momentâneo. Mas se a Ponte Preta é, possivelmente, o destaque positivo, por que não está entre os quatro primeiros, caro colunista?
Ponte derrotou São Paulo com facilidade na segunda rodada (Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo)
A Ponte, respondo, não está entre os cabeças do Brasileirão porque não tem resultados suficientes, mas como todos vocês devem saber - espero -, futebol não é apenas resultado. A Ponte Preta de Guto Ferreira é o melhor time do Brasileirão até agora pois é quem mais consegue manter padrão de jogo, aproximar linhas quando necessário, ser intenso e coeso durante os 90 minutos, resultando em boas partidas e bons resultados. É fácil identificar em campo qual é a estratégia e o que pretende a Ponte. A execução é muito bem feita.

Guto Ferreira, treinador da macaca, não é um novato. O treinador que sempre veste uma camisa amarela - e fica parecendo um quindim gigante, diga-se de passagem - já faz bons trabalhos há pelo menos quatro anos. Guto sabe montar times coletivos e tirar de jogadores considerados medianos até mais do que podem oferecer.

Claro que fazer isso não credencia o treinador alvinegro ao posto de melhor do Brasil, injustiçado, nada disso. Existem muitos treinadores que são bons justamente em times de médio porte, como a Ponte. Claro que qualquer profissional que se destaca merece a chance de treinar clubes maiores e com mais projeção, mas isso é um processo longo e nem sempre natural, algo que não pretendo aprofundar-me.

A Ponte, coesa, firme, inteligente e capaz de executar aquilo que seu treinador pede, se destaca também pelo péssimo nível técnico do Brasileirão até o momento. As três primeiras rodadas nos trouxeram jogos fracos, alguns mais interessantes, mas em suma, no geral, jogos bem ruins, lances bisonhos, aproveitamento em fundamentos triviais lá em baixo, algo alarmante se esse for mesmo o padrão da atual temporada.

O time de Guto Ferreira conquistou 5 pontos (empates com Grêmio e Cruzeiro fora, vitória contra São Paulo em casa) e ostenta a 7° colocação, largando bem na disputa intensa pelo Troféu Sétimo Lugar. Brincadeiras a parte, resta-nos saber como será a sequência da Ponte. Se mantiver a pegada, será um time duríssimo de bater, tipicamente aquele que vai roubar pontos preciosos dos grandes. É sempre bom ver a Ponte começar bem, ser exemplo e referência, algo que pouca gente esperava, principalmente pelo Campeonato Paulista razoável.

Dentre os ruins, salve a Ponte! 


Compartilhar no Google Plus

Autor: Sérgio Ricardo Jr.

Sérgio Ricardo Jr. é acadêmico em Jornalismo pela UFRN e colaborador do C11 desde 2014.
    comentar com Facebook