Vitória para dar confiança

A expectativa sobre os jovens criciumenses não era tão alta, porém todos sabíamos que uma derrota elevaria e muito a já existente pressão sobre os garotos do elenco. Felizmente, a equipe fez uma estreia sólida, sem passar muitos sustos ao torcedor e mostrando que o setor mais deficitário da equipe no ano passado, o ataque, tem um bom potencial para evoluir.
Em boa estreia, destaque para a comemoração de vários jogadores nos 3 gols criciumenses, mostrando que, ao contrário do ano passado, este grupo está bem unido. Foto: Fernando Ribeiro/Criciuma EC

Com a decisão da diretoria de dar crédito aos jovens da base, a vitória de hoje era necessária para dar um acréscimo de confiança e alívio da pressão em cima deles e dos que sobraram do terrível ano de 2014. Então, já para afastar qualquer expectativa de um resultado ruim, aos 8 minutos Roger Guedes fez bela jogada pela esquerda e cruzou para Bruno Lopes completar para as redes. Destaque a ser feito aqui para a comemoração do gol criciumense, quando os 10 jogadores em campo foram se abraçar. Isso mostra que o grupo tá unido, diferente do ano passado. Com a vantagem no placar, o tigre continuou atacando, e, aos 40 minutos de jogo, Roger Guedes recebeu a bola na entrada da área, girou e chutou no ângulo, marcando um belíssimo gol para a equipe do sul do estado.

Na volta para a segunda etapa, o meio-campo formado por 3 jogadores sentiu um pouco a parte física e ofereceu mais espaços ao time palhocence, que oferecia perigo com os chutes de fora da área, mas Bruno estava lá para salvar a meta criciumense em algumas oportunidades, mostrando que é um bom goleiro, no entanto precisa de um pouco mais de confiança da torcida. Aos 5 minutos do 2 tempo, Lucca bateu a falta com muita inteligência por baixo da barreira, e ao goleiro do Guarani só restou olhar a bola entrando devagar em seu gol. 4 minutos depois, em uma falta cobrada na área criciumense, Joílson foi tentar cortar mas acabou cabeceando a bola contra o próprio gol. A partir daí, o Tricolor Predestinado controlou bem a partida, e, se aproveitando da fragilidade do adversário, chegou até a ter algumas chances claras de gol, porém desperdiçadas pelo lateral Danilo Tarracha.

Mesmo que seja o primeiro jogo oficial do ano, já foi possível ver algumas mudanças táticas e de comportamento na equipe. A defesa jogou alta e o time compactado, principalmente na primeira etapa. A equipe explorou bastante a velocidade pelos lados de 2 dos seus 3 atacantes, Roger Guedes e Lucca. Porém ela era feita com base em chutões por algumas vezes, não tendo tanta eficiência. O time ainda busca o entrosamento ideal, mas já deu para perceber que Ezequiel e Roger Guedes podem fazer uma boa dupla pela direita.

Já em questão de acertos defensivos, como o time jogou com apenas três jogadores no meio de campo, houve problemas na recomposição dos laterais quando eles atacavam, sobrando alguns espaços por esse setor. A zaga que foi formada hoje por Joílson e Rafael Pereira não mostrou muita segurança, principalmente pelo Joílson. Fábio Ferreira, que renovou com o clube, só deve estar apto a jogar daqui a 15 dias.

Em resumo, foi uma estreia sólida da equipe criciumense, mostrando algumas melhoras em relação ao ano passado, principalmente no aspecto emocional. Mesmo com a perna um pouco pesada devido ao forte trabalho na pré-temporada, o ataque mostrou um bom desempenho, já a defesa ainda precisa de alguns ajustes. Esses três pontos foram de extrema importância pois agora o tigre joga duas partidas contra dois grandes fora de casa. A primeira é na próxima quinta, contra o Avaí. A outra é no domingo, contra a boa equipe da Chapecoense.

Acompanhe o C11-Criciúma pelo Twitter e Facebook.
Compartilhar no Google Plus

Autor: Unknown

    comentar com Facebook