[Momento técnico] Guto Ferreira: merece melhor observação!



Quem vem acompanhando o Campeonato Brasileiro Série B irá se deparar com determinadas coisas que acontecem e que poucas pessoas ficam sabendo. Por exemplo: hoje, a Ponte Preta é vice-líder da competição e, desde o começo, faz um trabalho impecável, principalmente por ter um treinador que, depois de algum tempo, voltou a equipe. Falo de Guto Ferreira. O treinador de 49 anos conseguiu em 2012 fazer da Macaca um alvo para os corintianos - eliminação da equipe alvinegra no Paulistão - e, embora não tenha chegado nem na final, ficou com o título de melhor time do Interior daquele campeonato. Conseguiu, ainda, levar os ponte-pretanos para a Série A do Campeonato Brasileiro. Conclusão? Mandaram o cara embora quando viram que na primeira divisão a parada era outra. Isso porque, antes de passar pelo time de Campinas, Guto deu o acesso para a Série A do Paulista para o Mogi Mirim.

Depois de sair da Ponte, foi para a Portuguesa, ficou um pouco mais de seis meses, o mandaram embora e depois caminhou para o Figueirense. Sabem quantos meses ficou lá? TRÊS. Ê Figueira! Enfim, Guto volta à Ponte neste ano de 2014 e coloca a equipe pronta para o acesso do Campeonato Brasileiro novamente. No comando, são 13 jogos, 10 vitórias, 1 empate e apenas duas derrotas, com um aproveitamento de 80%. É claro que ele bom... ou não?


Vocês podem até vir com os argumentos de que "ah, mas é a Ponte. Ah, mas está disputando a Série B". É mesmo? E o Vasco?Também está na Série B e ora perde, ora ganha. Então acredito que o Augusto Sérgio Ferreira, atual técnico da Ponte Preta, é o responsável por esse sucesso que a Ponte Preta vem obtendo na Série B do Campeonato Brasileiro, e muitas vezes temos que começar a olhar para esses novos treinadores que estão chegando porque eles têm capacidade. Portanto, nós que temos os medalhões de Wanderlei Luxemburgo, Muricy Ramalho, Luiz Felipe Scolari, entre outros, temos que começar a observar esses novos e que ele seja capaz de treinar um São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Flamengo eu não duvido. Claro, tem que ter paciência com o profissional, pois o treinador não vai chegar e mudar tudo da noite para o dia - e não fazer como o Figueirense fez, deixando o profissional apenas três meses no cargo.

Agora, a Ponte Preta volta para a elite do futebol brasileiro, e, claro, vai ter que concorrer com adversários maiores à sua frente. Lógico que a Macaca é grande, mas tem de ter consciência que ainda há de montar um time melhor para disputar a primeira divisão. O elenco atual está bem montado, tendo o Alexandro, que é o artilheiro da equipe na competição nacional com 12 gols, e é um jogador que merece nossa atenção, assim como o treinador ponte pretano.

Mas chamo novamente atenção para o ótimo trabalho do Guto Ferreira frente a equipe Alvinegra de Campinas. Já havia gostado do seu trabalho ainda na Ponte em 2012 - não por ter eliminado o meu time, mas pelo desempenho que conseguiu obter no Campeonato Paulista e depois de ter montado um elenco competitivo e capaz de chegar nas partes finais da competição estadual. Virei fã do Guto, desejo todo sucesso para ele neste trabalho na Ponte Preta e que os clubes grandes o observem melhor.

Redes sociais do C11:

C11 no Facebook
C11 no Youtube
C11 no Google Plus
C11 no seu coração 
Compartilhar no Google Plus

Autor: Narrador Gabriel de Jesus

    comentar com Facebook