Hoje é dia de saber como chegarão os campeões do Brasileiro e Libertadores para a competição mais esperada de 2014, o Campeonato Brasileiro:
Assim como seu rival, o Atlético entra no Brasileirão focado na Copa Libertadores. O Galo mudou seu estilo de jogo com a chegada de Paulo Autuori, os resultados também estão diferentes e as expectativas para a temporada são outras.
O intenso e variante Galo de Cuca não foi o modelo para o galo de Autuori. O ex-técnico do São Paulo chegou tratando de arrumar a zaga. Na primeira fase da Libertadores e do Mineiro do ano passado, o time de Cuca sofreu 20 gols. Já o time de Autuori, no mesmo período, apenas 13 gols. Porém o futebol é visivelmente inferior, o time perdeu a velocidade e a força ofensiva, marcando 27 gols, contra os 46 do mesmo período no ano passado. Taticamente o time segue no 4-2-3-1, que agora tem Otamendi na vaga do machucado Réver e Datólo na lateral esquerda. Com a velocidade de volta a execução o Galo pode cantar mais alto de novo.
![]() |
| Sem velocidade o Galo de Autuori até consegue vencer, mas não empolga como no ano passado. A campanha, ofensivamente, é inferior. |
Cruzeiro:
O Cruzeiro, que entrará em campo atrás de uma vaga nas oitavas da Libertadores, também entra no campeonato nacional – a menos que seja eliminado – com o foco total na competição continental. Querendo o título para “fechar” o ciclo de trabalho de Marcelo Oliveira.
Porém o time azul de Minas sofreu nesta Libertadores, mesmo tendo um time muito qualificado, e estando em um grupo bem mais ou menos, o Cruzeiro fez apenas dois bons jogos, nos outros se perdeu, caiu na pilha do adversário e acabou derrotado. Faltou ao Cruzeiro um perfil mais raçudo e copeiro. O time já é muito técnico e teve apenas duas mudanças: na lateral esquerda entrou Samudio que, ao que tudo indica, não irá perder a vaga mais. Já no ataque, Julio Baptista tem sido escalado na vaga de Borges/Marcelo Moreno. Com ele, muitas vezes forma-se uma linha de quatro, quando se alinha a Ricardo Goulart, Dago e Everton. Porém a falta de velocidade do meia, desacelera o jogo Cruzeirense.
![]() |
| No Cruzeiro, falta velocidade a referência, talvez alguém mais veloz faça mais sucesso no ataque. |
Esta foi a análise dos times mineiros para o início do Campeonato Brasileiro. Nas duas edições anteriores, realizamos uma análise dos times de São Paulo e Rio de Janeiro. Clique aqui para conferir os textos citados e muito mais!



comentar com Facebook