Você já broxou? O Bragantino também


Torcida do Massa Bruta, convido vocês para fazerem um exercício de imaginação. Caro leitor, imagine que você está “chegando aos finalmentes” com aquela gata. De repente, quando chega a hora H, você broxa. Sim, isso mesmo, você falha no momento crucial. Algo chato, não é? Você, leitora, com toda certeza, estaria frustrada diante de uma situação como essa, com seu amado não te proporcionando uma noite de amor como você esperava.


Esse chateamento, essa sensação de impotência que sentiríamos nesse momento imaginário é o mesmo sentimento que nos rodeia enquanto torcedores do Bragantino. Quer saber porque digo isto? Quantas vezes você não viu o Braga empolgar a torcida com bons resultados, belas atuações, e no momento crucial, na hora da consagração, ele não mostrar o bom futebol e nos decepcionar? Se você não se recordou de momentos assim, o C11 te ajuda a relembrar. Vamos aos tristes momentos de ilusão que o Massa Bruta nos proporcionou.

Para os mais velhos, começamos com o ano de 1991. Na disputa do Brasileirão daquele ano, o Bragantino eliminou o Fluminense nas semifinais e disputou o título contra o São Paulo. A expectativa da torcida era enorme, porém, o resultado foi frustrante. O Tricolor levou o caneco e o tamanho da decepção foi proporcional ao da esperança criada. É verdade que o feito do Massa Bruta foi extremamente expressivo, ainda mais para um time do interior, com poucos recursos. No entanto, o torcedor sempre espera o melhor resultado de seu clube.

Carlos Alberto Parreira foi o treinador do Bragantino em 1991. Foto: Blog do Roberto Santos

Em 2006, após eliminar o Botafogo-SP, o Bragantino chegava à final da Copa Federação Paulista de Futebol, atual Copa Paulista. Depois de 15 anos o Braga voltava a disputar uma decisão de título e o adversário era a Ferroviária, de Araraquara. O favoritismo era todo do time de Bragança, porém, com uma derrota por 1x0, fora de casa, e um empate em 1x1, no Marcelo Stefani, o título escapou mais uma vez. O vice-campeonato rendeu ao Braga o direito de disputar o Brasileiro da Série C no ano seguinte, onde se sagrou campeão. O segundo lugar desta vez rendeu algo positivo, mas no Marcelão lotado, naquela noite, apenas o sentimento de frustração foi o que ficou. 

A broxada mais recente do Braga foi em 2011. Após uma goleada por 4x0 sobre o Goiás, o Leão recebeu o ASA-AL precisando de uma vitória para confirmar o acesso a Série A do Brasileiro. O Bragantino broxou novamente. A derrota pelo placar mínimo para os alagoanos custou a permanência do Braga na Série B. Essa foi uma grande ilusão!

Time que broxou em 2011. Foto: Silvio Loredo

E esse mal que acompanha a vida do Bragantino é tudo que o torcedor do Braga não quer que aconteça neste Paulistão. O objetivo é uma vaga na segunda fase do estadual. Para tanto, o Braga tem mais um duelo, no sábado (15), às 16h, em casa. Desta vez, contra o São Bernardo. Uma vitória do Massa Bruta e uma derrota do Rio Claro, no domingo, diante do Santos, já carimba a classificação do time de Bragança.

Se a vaga para as quartas de final não vier neste fim de semana, vai restar ao Braga a última rodada, quando o ele enfrenta o Paulista, em Jundiaí, e o Rio Claro duela com a Portuguesa, em São Paulo. As chances do Massa Bruta são boas, mas diante das situações relembradas neste texto, um revés não seria algo anormal. Nos resta torcer e esperar que desta vez o Braga não broxe. Vamo, Braga!
Compartilhar no Google Plus

Autor: Vitor Gavirati

    comentar com Facebook