Quando as leis fazem injustiça

Protesto de torcedores lusitanos com demais torcidas mobilizou a Av. Paulista
(Foto: Levi Bianco)

Como todos sabem a Portuguesa foi rebaixada vergonhasamente no Brasileirão 2013, por alguns juristas que se dizem justiceiros, justiceiros da injustiça.

Demorei para manifestar-me sobre o assunto pois estava incrédulo com o que acontecia com meu time, tudo que postei com emoção, momentos de alegria, raiva, tristeza e comemoração, de nada valeram. Muitos irão perguntar, mas por que este título Rodrigo? O STJD não disse que eles estavam agindo dentro da legalidade? Eu respondo não, eles analisaram duramente e unicamente um item do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) e esqueceram simplesmente o essencial do código, a desportividade. Além disso, falaram com essas palavras no julgamento que não existe dolo e culpa, ou seja, uma pessoa que mata por diversão na visão do STJD merece a mesma pena do que um cara que necessita matar para manter-se vivo, ou mata uma pessoa no trânsito sem a intenção. Ou então, um sujeito que rouba para comer, é igual perante aos engravatados do STJD do que o político que rouba milhões.


Por que toquei no ponto de dolo e culpa, simples. Qual a vantagem a Portuguesa teria em escalar um reserva, para entrar num jogo que não valia mais nada, no qual a Lusa podia perder que se manteria na série A. Qual a vantagem que ela teria com isso? Se prejudicar?

Estou indignado, o que é mais incompreensível é, como um tribunal tem mais poder de decisão do que qualquer jogador, ou equipe? Eles podem somar 4 ou 6 pontos (caso a Lusa tivesse ganho). imagina se a Lusa tivesse perdido o jogo e se mantido na Série A, eles tiriam 3 pontos da Lusa, ou seja 3 pontos que a Lusa conseguiu honestamente. Pensem nisso. Ainda sou a favor de que se punissem, que a punição fosse de apenas um ponto.

Outro fato curioso, muitos, mas muitos outros casos idênticos, (o mais citado  de 2010/ Tartá-Fluminense), nem foi julgado, nem abriram processo. E havia negligência, pois o próprio Paulo Schimitt pelo mesmo caso anteriormente abriu processo contra o Duque de Caxias, e não quis abrir contra o Fluminense.

Enfim, o resultado da "justiça" desportiva, foi a Lusa ser punida com 1 ponto do jogo, e mais 3 pontos que ela havia conquistado em campo honestamente, foram retiradas, simplesmente sumiram. E eu lhes pergunto, isso é justo? É a lei, mas é justo?

É justo um procurador escolher o clube que ele vai denunciar ou não? Mas acharam que a torcida da Lusa ia se calar, e aceitar mais uma vez. Fomos às ruas e mostramos, que temos poder, conseguimos fazer algo importantissímo num campeonato repleto de confusões em arquibancadas, unimos às torcidas contra um futebol corrupto. Ninguém esperava que rebaixar a "pequena" Portuguesa ia gerar tanta confusão. E ainda não acabou, muito mais vem por aí.

Agora um recado para você torcedor do Fluminense que tem um pouco de consciência, você sabe quem deveria estar na série B. Você sabe quem teve a atitude desprezível. Você sabe que não tem dignidade de assumir o lugar que não é de vocês por direito na ELITE do futebol. A justiça tarda mas não falha.
E para você que comemorou como um título o rebaixamento da Portuguesa e manutenção do tricolor carioca, você meu amigo é digno de pena. Você não sabe o que é futebol e nunca irá saber, um time grande é aquele que aceita as derrotas, sabe quando foi inferior e tem a hombridade de assumir isso. Eu teria vergonha como o garoto no programa do canal esportivo a cabo disse pro Galvão Bueno quando questionado sobre seu time: "Estou com vergonha do meu time, ele está envolvido em polêmica". O que o torcedor e o time do Fluminense conseguiram, além da vaga não merecida na série A, é ser tido como o time mais medíocre do Brasil.

Eu sigo dizendo não tenho medo, ou vergonha de divisão a Portuguesa é minha paixão na A, na B, na C, na D. Na P$#% que o pariu! O meu orgulho só aumenta.

ORGULHO DE SER LUSA! Mais do que nunca!
Compartilhar no Google Plus

Autor: eu

    comentar com Facebook