Estou na área

Oswaldo de Oliveira Botafogo x Vitória (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)
Foto: Cezar Loureiro / Ag. O Globo

Antes da partida entre Botafogo x Vitória, ainda no dia 31 durante a noite, vi a possível escalação de Vitinho entre os titulares para o jogo de Quinta - Feira as 19:30 no Maracanã. Fique a vontade para opinar, mas cheguei a uma conclusão: Oswaldo de Oliveira faz com o garoto Vitinho, o mesmo que ele vinha fazendo com Rafael Marques na época em que este era vaiado pela torcida - comprou a briga e o bancou - digo isso pois muitos torcedores (sei, por que acompanho a opinião de alguns torcedores pelo facebook) dizem e desejam que Vitinho fique no banco; que Vitinho é jogador de segundo tempo!


Ao manter Vitinho jogando como titular, Oswaldo de Oliveira sinaliza que deseja que o jovem jogador amadureça e aprenda, mas isso vai demandar tempo e paciência...Vitinho é um bom jogador e talvez por isso mesmo, insista em querer fazer tudo sozinho, não pode! Quantos gols nós já perdemos pois ele (Vitinho) não levanta a cabeça e toca para o lado, para o companheiro mais próximo? Só que temos um "professor", um "maestro" bom, generoso e paciente que sabe dosar os momentos de elogiar e criticar seu pupilo: Seedorf!

Mas antes de falar da partida em si, gostaria de me apresentar e deixar por aqui meu cartão de visita, na esperança de que, possamos ter uma convivência harmoniosa, discutir (não brigar), incentivar a paz nos estádios e respeitar a opinião um do outro, pois sou da opinião que podemos até discordar, mas acima de tudo, temos de respeitar ao próximo!

Trabalho no estacionamento de uma garagem. E ontem (01/08/13) o movimento era intenso. Por algum motivo qualquer tirei o celular do bolso e vi a ligação de um número que me era estrando, desconhecido...como estou resolvendo um problema e a espera de uma ligação, fiquei preocupado, mas pelo horário que era, decidi relaxar...

A garagem onde trabalho é a de um supermercado e no fim do expediente, decidi que iria fazer uma "mini - compra", o que me fez ficar dentro da loja aproximadamente o período de uma hora!

Esqueci - me absolutamente de que o Botafogo jogava. Quando cheguei em casa, meu pai (botafoguense), já havia ligado o rádio e Vitinho havia aberto o placar: gol do Botafogo!

Passamos a acompanhar a partida de uma forma melhor, mas ao mesmo tempo de forma atabalhoada.
Acompanhei a transmissão na Bradesco Esportes FM, a narração era de Freitas Neto.

O jogo estava corrido; eletrizante e com o passar do tempo, a euforia foi tomando conta de mim e isso não foi muito bom pois eu ouvia o jogo, mas não dava a determinada atenção e por isso mesmo, não tecerei grandes comentários em relação a todo o time. Por exemplo:
Jefferson está em grande  fase; vem defendendo com segurança e inspiração, não é à toa que é considerado o melhor goleiro do Brasil! Pena que o técnico da seleção brasileira (Luís Felipe Scolari) o convoca, nos priva de sua presença em nosso time para que ele (nosso goleiro) fique no banco!
Parece (segundo pude apurar em algumas páginas) que Antonio Carlos está de saída do Botafogo. Confesso que gosto deste jogador. Fez muito pelo Glorioso (entre erros e acertos) mas não sei se gostaria que ele fosse embora. Se formos pensar com a razão, temos um bom banco no que diz respeito a defesa: Rodrigo Defendi (que ainda se quer jogou); o recém - contratado Dankler, sem contar os já "badalados", Bolívar e Dória!

A experiência e a juventude à serviço do Botafogo de Futebol e Regatas. Bolívar é seguro e experiente; Dória (apesar de jovem) mostra personalidade e joga como gente grande e se não posso fazer uma definição em relação a esses dois em comparação a partida de ontem, fica a certeza de que, se o Botafogo está bem, de que se o Botafogo venceu ontem e voltou á liderança, é por que temos uma sólida defesa e sintonia entre os jogadores...

Cansado, Vitinho saiu; a torcida havia pedido e Oswaldo de Oliveira atendeu: substituiu Vitinho por Elias. Elias oriundo do time do Resende, considerado um time "pequeno" e de menor investimento, no começo, não teve o apoio do torcedor, mas bastou ele começar a jogar e fazer gols que a galera agora já o chama, pede para que o treinador o coloque em campo!

Tanto no gol de Vitinho, quanto no gol de Elias, lá estava ele: Seedorf! Nosso maestro...no entanto, um time não é composto de um só jogador e se Fellype Gabriel e Andrezinho foram embora, ficou Lodeiro, jogador do qual gosto muito, assim como gostava do Herrera...a garra dele me anima, ele não gosta de perder e não está em seu melhor momento e como a torcida do Botafogo seja uma das mais passionais, vem vaiando o jogador, mas pelo que pude perceber, no jogo de ontem, ele já melhorou um pouco. Claro, nós torcedores temos pressa, estamos sedento de titulo, creio que queremos a Copa do Brasil (titulo inédito) e também o campeonato brasileiro. Não serei hipócrita a ponto de dizer que não xingo e vaio também, mas acho que devemos acompanhar toda a partida e apoiar e somente no final, vaiar e criticar!


Gostaria que você me desculpasse, mas Rafael Marques ainda não me convenceu. Muitos me criticam, dizem que ele corre,marca, tem vontade...sim, é louvável e o felicito por isso, o importante é fazer gol, mas tem certos gols que ele faz que são "toscos", parece que foram feitos na base da sorte. Não irei citar oportunismo, pois isso é comum no futebol...mas na boa: Rafael Marques não tem cacoete para ídolo! Mas como o importante é fazer gol...será que se ele estivesse jogando numa posição mais recuada ou mais avançada, eu ficaria satisfeito com ele?

A partida acabou e minha tia gritou (como sempre faz quando Botafogo vence) assim: FOGOOOO!
E eu gritei, retribuindo daqui. Ela mora em frente a minha casa. Ela e minha mãe (falecida a três meses) moraram no bairro Botafogo e viraram torcedoras botafoguenses. Como o amigo leitor pode ver, não escolho, fui escolhido, até por que hoje eu poderia não estar aqui redigindo este texto e ser torcedor do Vasco da Gama. Na infancia, além da camisa do Botafogo, eu tinha também uma do Vasco e foi exatamente em um jogo entre esses dois times que optei em torcer pelo Botafogo,mas isso é uma outra e longa história que se você quiser saber mais está no meu blog: BlogDosAmigosAlvinegros!

Se tudo der certo, darei um tempo nele para me dedicar somente a este blog: o C11...
Sabe aquele número do início do texto? O telefone voltou a me tocar e era meu amigo Eduardo Ferreira me convidando para fazer parte desse time. Disse - me que era para eu conversar com Kaio Lopes (um dos administradores do blog. Feito isso, passei para "as mãos" de Victor Formaggini e a conversa se estendeu até altas horas. Já era hoje (e não ontem) quando fui dormir.

Espero que tenha gostado desse primeiro texto; gosto de escrever assim e muitos outros (se Deus quiser) estão a caminho e como eu costumo dizer após cada vitória do Botafogo...
É BOTAFOGO PORRA!
Esse é o meu grito de guerra...
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!
Compartilhar no Google Plus

Autor: Thiago de Castro

39 anos, Blogueiro, Cronista, Escritor, Bacharel em Jornalismo
    comentar com Facebook