O Palmeiras venceu ontem o Paulista no Pacaembu em jogo atrasado do Estadual por 2 a 1. Um torcedor menos preocupado com os problemas do time poderia dizer: apesar de tudo pelo menos ganhou. Já eu serei diferente. Ganhou, mas foi vergonhoso.
![]() |
| Foto: Bruno Santos / Terra |
Abri o streaming para assistir ao jogo com três minutos de atraso e por isso perdi o primeiro gol, que até agora não sei para quem foi creditado. Vinícius cobrou escanteio, Maurício Ramos brigou pelo alto e a bola entrou. Inicialmente todos estavam dizendo que o Erramos, por incrível que pareça, tinha marcado. Depois que o árbitro havia dado gol contra do Dráusio (que acho que foi a marcação final) e por fim que o Kleber, que não teve qualquer participação no lance, havia sido o autor do gol. Fato é que o Palmeiras abriu o placar rapidamente e pela primeira vez no jogo (porque houve outro momento assim) parecia que venceria facilmente.
Digo isso porque aos 11 o Paulista empatou. Henrique e Maurício Ramos ficaram parados no meio da área e depois reclamaram de impedimento do Marcelo Macedo, que não houve. No fim do primeiro tempo, Patrick Vieira cruzou e Vilson marcou seu segundo gol pelo Palmeiras, o segundo de cabeça. Mais uma vitória construída com zagueiros marcando os gols.
Antes do intervalo, Valdívia levou um rapa e cavou a expulsão de Renato. Segunda expulsão seguida que ele cava. A outra foi a de Lúcio, no clássico de domingo passado contra o São Paulo. Marcelo Oliveira, que vem tomando muitos cartões amarelos, nem voltou para o segundo tempo. Não sei se é displicência ou se ele não serve para ser marcador, até porque está improvisado. Foi substituído por Juninho. No último texto levantei a dúvida sobre quem jogaria nesta quinta. Juninho mais uma vez foi esquecido. E dizem, está negociando empréstimo com o Vasco. Ideia que aprovo. Ele é bom lateral-esquerdo e pode se recuperar em outro clube, assim como está sendo feito com Luan, no Cruzeiro.
Aos 13 minutos, Vinícius fez jogada rápida e foi derrubado por Matheus Galdezani, que recebeu segundo cartão amarelo e foi expulso. Palmeiras com dois a mais. Foi o segundo momento no jogo que parecia que iríamos vencer com tranquilidade. Mas cheguei a colocar no Twitter que não duvidava que o time conseguiria a proeza de ainda levar o empate. E isso quase aconteceu. Após uma bola na trave, Henrique salvou em cima da linha. E por falar em Vinícius, foi o primeiro jogo dele que eu gostei. Ele foi bem, melhor até que o Kleber, que a única coisa que faz no ataque é cometer faltas, quase sempre dando carrinhos errados.
Mais um jogador estreou. Léo Gago, que eu estava ansioso para ver jogando. Demorou muito para fazer seu primeiro jogo. Entrou no lugar de Maurício Ramos. Vilson foi recuado para zaga. Ele e Henrique, que tem a capacidade para jogar tanto como zagueiro, tanto como volante, parecem fazer uma boa dupla. Que dê certo o meio-campo sem Vilson, para que o Erramos não volte mais para o time titular. Esperava também pelo primeiro chute de fora da área do Léo Gago. Na primeira ele isolou. Depois, em cobrança de falta, deu trabalho para o goleiro. Estamos precisando de um cobrador e pode ser ele.
Valdívia, que jogou muito no primeiro tempo, mas caiu de ritmo no segundo, e pediu para ser substituído, deu lugar à Leandro. Kleina demorou para fazer a alteração, não teve ousadia mesmo com o time com dois a mais, mas o pior foi ter a sensação de que ele fez a troca somente porque o Valdívia pediu para sair. Só que depois da saída dele, o time não jogou mais nada. Venceu, mas foi merecidamente vaiado.

comentar com Facebook