O 16/12 na história do Corinthians

Comandados pelo Craque Neto, o Timão obteve seu primeiro Brasileiro, em 16/12/1990
(Almanaque do Corinthians)

Muitos acreditam em numerologia; superstições e outras coisas mais. Crendo ou não crendo nisso, uma coisa é fato: o 16/12 é especial para o torcedor do Timão.


Em 1990, a equipe não era favorita para a conquista do título brasileiro. Mas, comandada por Neto, a equipe obteve uma vitória por dois a um e um empate a zero contra o Atlético, nas quartas de final. Na semifinal, a equipe encarou o esquadrão do tricolor baiano. Novamente uma vitória por dois a um e um empate em zero a zero e vaga na final.

Final que seria disputada contra o São Paulo, até então vice-campeão da competição. Duas vitórias com o lendário gol de Tupzãinho, no segundo jogo, o Corinthians sagrou-se campeão nacional pela primeira vez e se projetara para uma grandiosa década que foi a de 90.

Em um novo 16/12, desta vez de 2012, o Timão conquista o Mundo pela segunda vez
(Foto: Bandeirantes)


Mais de 20 anos depois, a data voltaria a aparecer na frente do Corinthians. Final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. O Corinthians, até então, campeão da América venceu os egípcios do Al Ahly e isso nos deu o direito de jogar a final, contra o Chelsea, da Inglaterra.

O que era temido por todos os que estavam torcendo contra, aconteceu. O Brasil acordou cedo, uns para secar, outros não. Mas boa parte, torcendo contra, se enfureceram quando Cássio defendeu o primeiro chute de Torres, se descabelaram quando Moses finalizou com rara qualidade e viram o goleiro Cássio buscar a bola; se assustaram quando o Corinthians ia pro ataque. Se assustaram mais com a segurança que o time demonstrou nos 90 minutos. Um time consciente, que sabia o que fazia com a bola, possuía um goleiro inspirado e dez guerreiros correndo; dando a vida pelo resultado. Guerreiro. Assim foi pronunciado o nome do nosso atacante por diversos narradores quando Guerrero abriu o placar. O tempo foi passando e eu comecei a encarar este "ato-falho" como proposital. O Corinthians é um time com alma. Não se abate fácil. Tem raça. É guerreiro. Então, digamos que ter colocado um "I" no nome do inca não foi um erro, mas sim a caracterização do torcedor. Torcedor que sempre sofreu, mas naquele ano viu as portas da alegria se abrirem e viu o mundo aos seus pés. O Chelsea assustava com boas chances, mas quando tem que ser, é. E aquele foi o dia do Corinthians.

Em 16/12 de 2014, Tite retorna ao Coringão. Coincidência?
(Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)


E em mais um 16/12, desta vez de 2014, o Corinthians fez a apresentação da volta do treinador que fez o mundo ser do Corinthians. Adenor Leonardo Bacchi, o Tite, está de volta. E, desta vez, mais preparado ainda. Passou um ano estudando futebol na Europa, com grandes nomes internacionais. Quem sabe este 16/12/2014 possa ser mais uma data emblemática? Isso só o futuro dirá. Mas que esta data está gravada em nossa alma, isso não se nega.
Compartilhar no Google Plus

Autor: João Rafael

    comentar com Facebook