Inesquecível #1: Choque Rei


No Morumbi, Alex humilha Rogério Ceni em 2002. (Foto: Lancenet)
Amigos internautas,

No próximo domingo teremos mais um "Choque Rei", nome que foi dado ao importante clássico entre Palmeiras e São Paulo. Esse apelido foi dado pelo jornalista Thomaz Mazzoni, do jornal A Gazeta Esportiva. Clássico mais charmoso do futebol paulista, que levou por quatro vezes públicos maiores do que 100 mil pessoas na história dos clássicos do futebol paulista. O clássico é cheio de muitas tradições, história, emoções e polêmicas e, claro, gols. O Brasileirão de 1973 mesmo contou com essa rivalidade que decidiu o título naquele ano tendo o Alviverde como campeão. As duas equipes duelaram em finais do Paulistão em 8 oportunidades (sendo que o Palmeiras foi vencedor 5 vezes e o Tricolor apenas 3).

Em competições internacionais, o Palmeiras leva desvantagem pois na Copa Libertadores da América, o São Paulo nos derrotou 6 vezes e tivemos dois empates. O primeiro clássico oficial entee essas duas forças do futebol brasileiro ocorreu em 30 de março de 1930, pelo Campeonato Paulista, terminando em um empate por 2x2 no estádio Chácara da Floresta. Um dos jogos mais emblemáticos é da final do Paulistão de 1942 onde o Palmeiras entrou em campo com a bandeira do Brasil e já com o nome de Palmeiras pois antes era Palestra Itália. Naquela ocasião, vencemos por 3x1 e fomos campeões estaduais. Como costumam falar os saudosistas: "O Palestra morreu líder e o Palmeiras nasceu campeão."

Para ilustrar essa histórica rivalidade, escolhi três jogos que eu considero muito importantes, o primeiro é a nossa última vitória dentro do Morumbi e o outro foi uma grande atuação em Ribeirão Preto, onde tivemos 3 pênaltis marcados a nosso favor e goleamos os Tricolores. São momentos marcantes nesses últimos anos em que o Verdão brilhou ante o inimigo porém ultimamente não estivemos tão bem nas exibições mais recentes. 


Em 08 de Março de 1992, o nosso Alviverde Imponente em uma atuação vibrante e impecável, goleou os são paulinos pelos placar de 4x0 em pleno estádio Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. Era o início da tão vitoriosa Era Parmalat e tínhamos naquele elenco Edu Marangon, Evair, Cesar Sampaio, Amaral, dentre outros. Até hoje lembro como se fosse hoje, meus olhos brilharam ao ver aquele time detonando o rival em seus domínios. Andrei, Evair (duas vezes) e Edu Marangon foram os autores dos gols no massacre que o Verdão fez naquele domingo pelo Brasileirão de 92. O Palmeiras chegava à 17ª partida seguida sem perder para o São Paulo no confronto entre as equipes. O Palmeiras não foi campeão brasileiro naquele ano mas no ano seguinte e até o final da Era Parmalat colecionou grandes times, grandes jogos e grandes títulos.  

 Para ficar ligado em tudo o que corre no Palmeiras, siga @Palmeirismo!


Este jogo foi inesquecível não somente pela vitória em si mas também pelo belíssimo gol de placa marcado por Alex (que deu dois chapéus, um em Emerson e o outro no goleiro Rogério Ceni, e depois estufou as redes e imortalizando uma pintura para ficar na história do Choque Rei) e também pela atuação quase que irretocável do Palmeiras jogando no campo do adversário. Era o já extinto torneio Rio-SP. 

Reprodução: Instagram
Foi uma partida movimentada em que o Tricolor, mesmo não fazendo uma boa atuação também não se rendeu, o que garantiu um bom espetáculo. Dá vontade de voltar no tempo revendo esse vídeo. Brilhante e emocionante são apensas dois adjetivos que eu posso falar quando me lembro desse jogo e da repercussão nos dias subsequentes. Ali sim era um time de garra e que nos fazia ter honra de sermos torcedores do Verdão. 


Esse outro jogo é pelo Paulistão de 2008, porém ainda pela 1ª fase do torneio. Naquele ano o Palmeiras foi campeão estadual pela última vez e das 3 vezes em que enfrentou o Tricolor foram 7 gols a 3 para o Verdão, sendo duas vitórias para nós e uma vitória para eles. Naquela ocasião, Denilson falou que não comemoraria se marcasse gol contra o clube que o revelou, mas no calor da emoção ele extravasou e comemorou muito para delírio dos palestrinos que estavam no estádio Santa Cruz. Kleber, Denilson, Valdivia e Diego Souza foram os jogadores que balançaram as redes para o Verdão. O sabor da vitória foi melhor porque foi de virada sendo que Adriano, do São Paulo, havia marcado o primeiro do clássico.

Agora é torcermos para que domingo, o nosso Verdão se supere e surpreenda fazendo uma boa partida e vencendo. Nossa torcida será maioria no Pacaembu e já passou da hora do time fazer uma nova Arrancada Heroica! Por que não?!

Por:
@RodrigoCLGO

Abração a todos e #ForzaPalestra

ACOMPANHE O PALMEIRAS NO
Compartilhar no Google Plus

Autor: Rodrigo Carvalho

Sou Rodrigo Carvalho. Nasci e moro em Goiânia-GO,sou o fundador e administrador do Blog Digão Futebol .Gosto muito de futebol sobretudo o brasileiro com suas particularidades. Torço para a Sociedade Esportiva Palmeiras.
    comentar com Facebook