Oberdan Cattani se foi. Mas tua história jamais será esquecida!


Ontem, às 23:25 hs faleceu um dos maiores nomes da história da Sociedade Esportiva Palmeiras: o ex goleiro OBERDAN CATTANI, apelidado de Muralha Verde e Fortaleza Voadora. Ele tinha 95 anos e estava internado há cerca de 10 dias no Hospital do Servidor Público, em São Paulo. De acordo com o boletim médico a causa mortis do ex jogador foi uma infecção pulmonar.


Ele era uma legenda, uma lenda viva, o último remanescente que defendeu o Palestra Itália e o Palmeiras e que sua história se confundia com o time alviverde. Cattani fez ficar popular a frase de sua autoria: Corinthians é rival, o São Paulo é inimigo - em relação às rusgas do passado entre o Verdão e o Tricolor, que na década de 40 quis tomar o estádio Palestra Itália do Palmeiras, houve até barricadas do alviverde para defender seu estádio...


Oberdan Cattani esteve sempre presente no clube mesmo após sua aposentadoria. Foi um dos maiores goleiros do Brasil em sua época e um dos mais emblemáticos da história centenária do Verdão. Foi protagonista do título da Taça Rio Intercontinental de 1951. Oberdan também ajudou o Palmeiras a conquistar os Paulistões de 1942, 1944, 1947 e 1950, o Torneio Rio-SP de 1951. Ele foi atleta do Alviverde Imponente entre 1941 e 1954.
 
Oberdan, na frente carregando a bandeira do Brasil, em 1942

Um pouco sobre Oberdan Cattani

Ele participou de 351 partidas defendendo o gol do Palmeiras, obtendo 207 vitórias, 76 empates e 68 derrotas. A primeira partida dele com o escudo do Palestra Itália no peito foi em 02 de março de 1941 (Palestra Italia 1x0 São Paulo Railway) e a última já com o nome de Palmeiras, foi em 07 de janeiro de 1954 (Palmeiras 1x2 São Paulo). Foram 14 anos de amor intenso pelas cores verde e branco. Outra frase de autoria dele e que é muito lembrada é esta: "Quando o Palmeiras perde, eu também perco” - traduzia ele nesta frase sua personalidade e amor à Sociedade Esportiva Palmeiras.
 
Oberdan, em 1944, fazendo mais uma de suas defesas.
Oberdan era goleiro no tempo em que ainda eles não usavam luvas. Ele foi goleiro da Seleção Brasileira nos anos 40 e só não participou de Copas do Mundo pois naquele período a competição estava suspensa por causa da Segunda Guerra Mundial. Ano passado o Conselho Deliberativo do Palmeiras aprovou a construção de um busto em homenagem ao jogador e que seria inaugurado neste mês, porém devido o agravamento do estado de saúde de Oberdan, a família pediu o adiamento da inauguração.
 
Site Oficial do Palmeiras destaca a morte de Oberdan. Fonte: Divulgação

Velório e sepultamento

O velório do eterno ídolo palmeirense será no Ginásio Palestra Itália e será aberto ao público às 16 horas. O sepultamento ocorrerá no Cemitério São Paulo, bairro de Pinheiros, na capital paulista a partir das 17 horas.

Marcos lamenta morte da "Lenda Eterna"
 
Reprodução: Facebook
________________________________________________________________________

Obrigado por tudo Oberdan!

 "O meu suor daria para inundar todo o Parque Antártica." (Oberdan Cattani)

@RodrigoCLGO
@C11_Palmeiras 
/C11Oficial 
Compartilhar no Google Plus

Autor: Rodrigo Carvalho

Sou Rodrigo Carvalho. Nasci e moro em Goiânia-GO,sou o fundador e administrador do Blog Digão Futebol .Gosto muito de futebol sobretudo o brasileiro com suas particularidades. Torço para a Sociedade Esportiva Palmeiras.
    comentar com Facebook