Guia do Brasileirão 2014



Fala galera! Salve salve ceonzáticos!

Após o sucesso do Guia do Brasileirão Série B, hoje é dia do Guia do Brasileirão Série A, repleto de informações e detalhes tão pequenos de nós dois. A principal festa anual do futebol brasileiro, que dura até Dezembro e que para após 9 rodadas para a realização da Copa do Mundo.

Confira tudo sobre a competição nacional mais difícil do mundo, com a qualidade que você já conhece, caro leitor!

Vai começar a festa! 20 clubes lutando pelo título nacional, que atualmente pertence a Raposa de forma merecida, pela sensacional campanha que fez!

Nesse ano, a disputa promete ser quente, mesmo com as melhores equipes focadas na Taça Libertadores, existem times como o Santos que, mesmo com o vice-campeonato no Paulistão em derrota surpreendente para o Ituano, possui uma boa equipe para fazer uma bela campanha no Brasileirão.

Além do alvinegro praiano, os times paulistas querem realizar uma campanha completamente diferente da última, onde sequer qualificaram-se para a Libertadores. Para isso, contam com Leandro Damião, Elias, Alexandre Pato e Alan Kardec, para balançar as redes adversárias e subirem na tabela.

Indubitavelmente, a principal força futebolística do Brasil atualmente está em BH. Cruzeiro e Atlético-MG possuem equipes fortes e são os atuais campeões nacional e sul-americano, respectivamente e entrarão forte na briga pelo título que alguns até apostam que pode ficar particular entre os dois.

No RS, Grêmio faz boa campanha na Libertadores, porém perdeu o título estadual de forma acachapante para o maior rival Inter, que por sua vez vem com o experiente e vencedor Abel Braga no comando técnico e um time bem mais modesto que nas últimas temporadas, mas que promete ser tão eficiente quanto.

A novidade fica por conta da presença de três equipes catarinenses, mesmo número de equipes cariocas, já que o Vasco foi rebaixado pela segunda vez em seis anos, e o objetivo de Flu, Bota e Fla será manter pelo menos um deles entre os primeiros colocados.

De qualquer forma, a verdade é que está aberta a temporada de caça à raposa! Você conseguiria mesmo cravar um G4, sem levar em consideração as boas surpresas do último campeonato, como Atlético-PR, Goiás e Vitória? Surpresas acontecerão e isso já sabemos, resta esperar para ver qual o grau e quem serão, mas aquilo que não vai me surpreender com certeza será um tetracampeonato do Cruzeiro. 

Não pela fraqueza dos outros times, mas pela força que tem. Por isso, prevejo muita disputa nesse que promete ser um campeonato bastante disputado do início ao fim.

COMO FOI EM 2013?



Marcado pela forma linda do campeão jogar, pelas boas surpresas que ficaram na parte de cima da tabela e também pelo término trágico nas arquibancadas de Joinville e lamentável no STJD, o último brasileirão teve vários aspectos que merecem destaque, seja ele positivo ou negativo.

Primeiro falemos das boas notícias, ao invés das ruins, e não tem como falar das coisas boas do campeonato de 2013 sem falar do campeão e a sua forma bem atrativa de jogar. Definitivamente, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart & Cia protagonizaram um estilo lindo, veloz e implacável, merecendo o título por ter sido o único time que indubitavelmente quis ser campeão. Feito merecido, pela bola que jogou e pela preguiça dos demais.

Além disso, as boas campanhas de Atlético-PR, Goiás e Vitória. O primeiro rubro-negro, com a experiência de Paulo Baier, a juventude de Marcelo e a liderança do técnico Vágner Mancini, fez uma excelente campanha de recuperação, surpreendendo a todos e saindo do Z4, para o G4, classificando para a Taça Libertadores junto com o vice-campeão Grêmio e o quarto colocado Botafogo, cuja a camisa alvinegra não veremos com o craque holandês Seedorf.

Porém, nem só de coisas boas vive o Brasileirão. São Paulo e Internacional, sempre tidos como um dos favoritos a estarem entre os primeiros colocados, brigaram para não cair. O Tricolor salvou-se graças aos gols do "Boi Bandido" Aloísio e a batuta do ídolo são-paulino Muricy Ramalho, que chegou e deu calma e ânimo ao grupo abalado e totalmente desmotivado, o que não aconteceu com Vasco, Náutico e Ponte Preta, rebaixados por não terem apresentado bola suficiente pra permanecer na elite.

O Timbu fez uma campanha vexatória e de humilhação ao seu torcedor, já o Vasco teve problemas no gol, na defesa, no meio, no ataque... Resistiu com um time fraquíssimo até o último jogo, até ser massacrado pelo Atlético-PR em Joinville, por 5-1, e a Macaca sucumbiu pelos problemas que teve, porém não tem como fazer menção honrosa à campanha histórica feita na Sul-Americana, parando infelizmente no vice-campeonato.

Três rebaixados, certo? O outro havia sido o Fluminense... Havia. Devido à irregular escalação do meia Héverton pela Portuguesa, em jogo da última rodada que terminou 0-0 contra o Grêmio, a equipe paulista perdeu 4 pontos e acabou rebaixada, mesmo com recursos e mais recursos, liminares e mais liminares.

Porém nada se compara ao episódio totalmente lamentável ocorrido em Joinville, com cenas de verdadeira guerra civil, entre torcedores vascaínos e atleticanos, que resultou em punições para ambos os clubes, seja jogar fora de seus domínios, ou atuar de portões fechados.

No ano passado, o Brasileirão teve vários episódios. Alguns bons e outros para esquecer, mas ninguém discorda do fato de ter havido assuntos e mais assuntos.


CONFIRA AGORA A ANÁLISE DOS 20 CLUBES!





ATLÉTICO MG

Clube Atlético Mineiro
Fundação: 25 de Março de 1908
Presidente: Alexandre Kalil
Estádio: Independência - Capacidade: 23.000
Treinador: Paulo Autuori
Alcunha: GALO
Principais títulos: Taça Libertadores da América (2013),  2 Copas Conmebol (1992 e 1997), Campeonato Brasileiro (1971), Campeonato Brasileiro Série B (2006) e 42 Campeonatos mineiros.

Patrocinadores: Banco BMG, MRV Engenharia, TIM, Brahma, Pepsi e Gatorade.
Material esportivo: Puma
Campanha em 2013: 8º colocado

Principal artilheiro em Brasileiros: Reinaldo (1973-1983) 89 gols

Atual campeão da Libertadores, mas que começou 2014 sem o jeito GALO DOIDO de jogar. O Galão da Massa quer o título que não vem a 43 anos, batendo na trave pela última vez em 2012, quando terminou como vice-campeão, atrás do Fluminense.

Porém, a saída de Bernard parece fazer um efeito permanente no GALO, sem contar a troca no comando técnico, com o ídolo Cuca indo para o futebol chinês e o contestadíssimo Paulo Autuori assumindo a equipe, mudando totalmente a forma da equipe jogar, o que vem sendo motivo de muita reclamação por parte da torcida.

O fator casa e o time ter continuado o mesmo, colocam sim o time como candidato ao título brasileiro.

Destaque: Ronaldinho Gaúcho

Projeção C11 - Candidato ao título



ATLÉTICO PR

Clube Atlético Paranaense
Fundação: 26 de Março de 1924
Presidente: Mário Celso Petraglia
Estádio: Joaquim Américo Guimarães (Arena da Baixada) - Capacidade: 25.272
Treinador: Miguel Ángel Portugal
Alcunha: Furacão
Principais títulos: Campeonato Brasileiro (2001), Campeonato Brasileiro Série B (1995) e 22 Campeonatos paranaenses.

Patrocinadores: Caixa Econômica Federal, Coca-Cola, Netshoes e Nutrilatina
Material esportivo: Umbro
Campanha em 2013: 3º colocado

Principal artilheiro em Brasileiros: Alex Mineiro - 76 gols

Após a belíssima campanha feita no ano passado, o Furacão entrou na rota errada. Trocou o treinador, não renovou com um de seus principais jogadores mas acabou perdendo outros, também importantes. A campanha na Libertadores foi decepcionante para o torcedor e, por atos de indisciplina, alguns jogadores foram afastados, como o ótimo zagueiro Manoel e o volante Zezinho.

Sob o comando do técnico Miguel Ángel Portugal, a torcida deseja ir além, mas sabe que será necessário outra campanha magnífica e surpreendente para voltar à Libertadores, o que pelo atual momento no campo e internamente, parece ser bem difícil.

Ederson e Marcelo formam uma dupla de ataque de velocidade e artilheira. O primeiro foi o artilheiro do último Brasileirão, e o jovem parceiro foi eleita a revelação do último campeonato, por sua força física, velocidade, chutes de longa distância e total entrega no jogo. Ambos, infernizam e causam sérios problemas para a defesa adversária.

Destaque: Marcelo

Projeção C11 - Zona da pasmaceira



BAHIA

Esporte Clube Bahia
Fundação: 1º de Janeiro de 1931
Presidente: Fernando Roth Schmidt
Estádio: Complexo Esportivo Cultural Octávio Mangabeira (Fonte Nova) - Capacidade: 50.000
Treinador: Marquinhos Santos
Alcunha: Esquadrão de Aço / Tricolor da Boa Terra / Tricolor
Principais títulos: Bicampeão brasileiro (1959 e 1988), Bicampeão da Copa do Nordeste (2001 e 2002) e 45 Campeonatos baianos.

Patrocinadores: OAS Empreendimentos / TIM / Netshoes / Magazine Luiza
Material esportivo: Nike
Campanha em 2013: 12º colocado

Principal artilheiro em Brasileiros: Douglas (1972-1980) 35 gols

O tricolor da Boa Terra chega animado, motivado pelo 45º título estadual conquistado e mais uma vez sobre o seu maior rival, "vingando" a achapante derrota do ano passado. A luta contra o rebaixamento do ano passado, sendo concretizada em pleno Mineirão contra o campeão Cruzeiro, ensinou muito e o objetivo agora é ir além, como o Vitória fez, e brigar por posições mais altas na tabela.

Anderson Talisca é novo, veloz, habilidoso e uma das maiores revelações do Bahia nas últimas temporadas. Excelente batedor de faltas, chama a responsabilidade para si e busca resolver quando a parada fica mais tensa e complicada e tem conquistado o coração dos torcedores cada dia mais.

Porém, o time não está entrosado. Muitos jogadores saíram e chegaram, fazendo com que o elenco seja totalmente reformulado no início do ano para a disputa do Baianão e da Copa do Nordeste. Embora alguns jogadores estejam dando mais experiência e qualidade, todos concordam que 16 jogadores contratados demoram um certo tempo para adaptar-se ao novo clube...

Destaque: Anderson Talisca

Projeção C11 - Zona da pasmaceira


BOTAFOGO


Botafogo de Futebol e Regatas
Fundação: 12 de Agosto de 1904
Presidente: Maurício Assumpção
Estádio: Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã) - Capacidade: 78.838
Treinador: Vágner Mancini
Alcunha: Fogão / Glorioso / Estrela Solitária
Principais títulos: Copa Conmebol (1993), Bicampeão brasileiro (1968 e 1995), Tetracampeão do Torneio RIO-SP (1962, 1964, 1966 e 1998) e 20 Campeonatos cariocas.

Patrocinadores: Guaraviton, Telexfree, Brahma e Mercedes-Benz
Material esportivo: Puma
Campanha em 2013: 4º colocado

Principal artilheiro em Brasileiros: Túlio (1994-2000) 69 gols

O Fogão perdeu Seedorf, Rafael Marques e o técnico Oswaldo de Oliveira. Fora isso, a campanha na Libertadores decepcionou o torcedor por ter terminado na fase de grupos. Como se não bastasse, o ambiente é péssimo pelos salários atrasados e o elenco fazer certas manifestações, tímidas, de insatisfação.

Ou seja, o Botafogo está completamente avesso ao time de 2013, que chegou a liderar e disputar o título com o Cruzeiro, em certos momentos. A chegada de Emerson Sheik pode ser positiva, pela sua experiência e qualidade técnica, ou negativa, se o elenco levar para o lado de não estar recebendo os salários e ainda ver reforços chegando ao elenco...

Destaque: Jéfferson

Projeção C11 - Zona da pasmaceira



CHAPECOENSE

Associação Chapecoense de Futebol
Fundação: 10 de Maio de 1973
Presidente: Sandro Pallaoro
Estádio: Arena Condá - Capacidade: 21.000
Treinador: Gilmar Dal Pozzo
Alcunhas: Verdão / Chape / Furacão do Oeste
Principais títulos: Tetracampeão catarinense (1977, 1996, 2007 e 2011)

Patrocinadores: Aurora e Caixa Econômica Federal
Material esportivo: Umbro
Campanha em 2013: Vice-campeão da Série B*

Com uma belíssima campanha na Série B do ano passado, a Chapecoense chega para esse campeonato querendo prolongar esse "Conto de Fadas" por mais uma temporada. Embora a campanha no estadual não tenha sido empolgante, a esperança de poder surpreender os grandes na Primeira Divisão toma conta de Chapecó.

Cria da casa, o experiente atacante Rodrigo Gral é o principal destaque. Com ele, o goleiro ex-Portuguesa, Ponte Preta e Internacional, Lauro, quer repetir os bons momentos da carreira. Porém, a equipe também possui jovens valorosos, como o meia-atacante Régis, de 21 anos e o zagueiro/lateral-direito Fabiano de 22.

Destaque: Rodrigo Gral

Projeção C11 - Candidato ao rebaixamento



CORINTHIANS

Sport Club Corinthians Paulista
Fundação: 1º de Setembro de 1910
Presidente: Mário Gobbi
Estádio: Itaquerão - Capacidade: 48.000
Treinador: Mano Menezes
Alcunhas: Timão / Alvinegro do Parque São Jorge / Coringão / Todo Poderoso / Campeão dos Campeões

Principais títulos: Bicampeão mundial (2000 e 2012), Campeão da Taça Libertadores da América (2012), Pentacampeão brasileiro (1990, 1998, 1999, 2005 e 2011), Recopa Sul-americana (2013), Tricampeão da Copa do Brasil (1995, 2002 e 2009), Pentacampeão do Torneio RIO-SP (1950, 1953, 1954, 1966 e 2002), Campeonato Brasileiro Série B (2008) e 27 Campeonatos paulistas.

Patrocinadores: Caixa Econômica Federal, Fisk, TIM, City Lar, Brahma e Coca-Cola.
Material esportivo: Nike
Campanha em 2013: 10º colocado

Principal artilheiro em Brasileiros: Marcelinho Carioca (1994-2000) 52 gols

No timão, todos buscam uma reafirmação. Bons jogadores chegaram e os medalhões da geração vencedora da Libertadores e Mundial aos poucos vai perdendo espaço, pois é tempo de reformualação no Parque São Jorge.

A fraca campanha no Estadual foi motivo de  total insatisfação dos torcedores, que esperam uma campanha muito melhor da anterior no Brasileirão, onde terminou em 10º, sem brilho algum durante todas as 38 rodadas. Elias e Jádson são esperanças de força no meio-campo, assim como Ralf, sempre eficiente na marcação e Renato Augusto, que se estiver longe das lesões, tem uma técnica bastante refinada.

Uma total incógnita chamada Corinthians, que pode decepcionar, mas também pode até disputar o título. Depende da disposição de todos no clube.

Destaque: Elias

Projeção C11 - Candidato à Libertadores.



CORITIBA

Coritiba Foot Ball Club
Fundação: 12 de Outubro de 1909
Presidente: Vilson Ribeiro de Andrade
Estádio: Estádio Major Antônio Couto Pereira - Capacidade: 38.000
Treinador: Celso Roth
Alcunhas: Coxa / Campeão do Povo / Verdão
Principais títulos: Campeonato Brasileiro (1985), Bicampeão do Campeonato Brasileiro Série B (2007 e 2010), 37 Campeonatos paranaenses.

Patrocinadores: Caixa Econômica Federal, Coca-Cola, Pro Tork, Dufrio e Nossa Saúde
Material esportivo: Nike
Campanha em 2013:

Principal artilheiro em Brasileiros: Zé Roberto (1972-1974) 33 gols

A briga para não cair até a última rodada do Brasileirão 2013 após ter chegado a liderar o campeonato durante um certo período, trazem total preocupação para o alviverde, inclusive com a campanha decepcionante no Estadual, onde sequer chegou à final.

O último ano de Alex no futebol será de difícil missão, pois o Coxa não reformulou-se para a disputa do campeonato, pelo menos não para uma história diferente, credenciando a equipe para mais um rebaixamento para a Série B. Implicância? Não, apenas fatos!

Embora o novo treinador Celso Roth seja bem recebido pela torcida e o seu estilo seja benéfico ao time, por conta de seu estilo disciplinador, o time não é dos melhores e o ataque provavelmente formado por Zé "Love" Eduardo e André Lima, causa calafrios no torcedor.

Destaque: ALEX

Projeção - Candidato ao rebaixamento



CRICIÚMA

Criciúma Esporte Clube
Fundação: 13 de Maio de 1947
Presidente: Antenor Angeloni
Estádio: Heriberto Hulse - Capacidade: 22.000
Treinador: Caio Júnior
Alcunhas: Tigre / Tricolor Predestinado
Principais títulos: Copa do Brasil (1991), Campeonato Brasileiro Série B (2002), Campeonato Brasileiro Série C (2006) e 10 Campeonatos Catarinenses.

Patrocinadores: Dotz, Philco, Bozzano, Avanço, Taschibra, Seara, Nissin Talharim e Carvão Mineral.

Material esportivo: Kanxa
Campanha em 2013: 14º colocado


Em busca da tranquilidade que tanto faltou à campanha do Tigre pela constante luta contra o rebaixamento que durou até a última rodada do campeonato, a missão é de paz, sossego e vôos maiores na Série A. Caio Júnior assumiu o comando técnico e, sua experiência em clubes grandes do futebol brasileiro, pode ser positiva para um time que tanto sofreu na última temporada.

Além dele, o meia Paulo Baier, maior artilheiro da era pontos corridos, vem atuando bem, fazendo seus gols e dando muita experiência ao tricolor, que ainda busca acertar-se, após ter ficado fora das finais do Estadual.

Equilíbrio e tranquilidade é o que Caio Júnior buscar impor à equipe, junto com um veterano meia, que ano passado foi importante na campanha de um time desacredito, rumo ao G4.

Destaque: Paulo Baier

Projeção C11 - Candidato ao rebaixamento




CRUZEIRO

Cruzeiro Esporte Clube
Fundação: 2 de Janeiro de 1921
Presidente: Gilvan Tavares
Estádio: Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) - Capacidade: 64.000
Treinador: Marcelo Oliveira
Alcunhas: Zeiro / Raposa / Celeste
Principais títulos: Bicampeão da Taça Libertadores da América (1976 e 1997), Bicampeão da Supercopa da Libertadores (1991 e 1992), Recopa Sul-Americana (1998), Tricampeão brasileiro (1966, 2003 e 2013), Tetracampeão da Copa do Brasil (1993, 1996, 2000 e 2003), Bicampeão da Copa Sul-Minas (2001 e 2002) e 37 Campeonatos mineiros.

Patrocinadores: Banco BMG, Alpi Medic, Brahma, Guaramix e TIM.
Material esportivo: Olympikus
Campanha em 2013: CAMPEÃO

Principal artilheiro em Brasileiros: Marcelo Ramos - 45 gols

Após um início de temporada irreconhecível e se reerguer com uma incrível classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores conquistando o estadual. O Cruzeiro vai defender o título do Brasileirão, dividido entre as duas competições.

A competição continental é prioridade, com isso, o Cruzeiro, deverá dar inicio ao Brasileirão com time mesclado, entre titulares e reservas. Hoje temos um dos melhores elencos do país, temos tudo para segurar um quinto ou sexto lugar, até o fim da Libertadores e depois chegar ao G4, até mesmo buscar o tetra.

O Escrete Celeste vem forte. É praticamente o mesmo time tricampeão brasileiro, seremos com certeza, um dos candidatos ao títulos. Com um time rápido, técnico e forte. Elenco ideal para pontos corridos, onde o desgaste físico é enorme. Nomes como: Fabio, Dedé, Bruno Rodrigo, Mayke, Lucas Silva, Nilton e Everton Ribeiro. Ligados a inteligência do Marcelo Oliveira, pode fazer a diferença.

Análise feita por: Anderson Santos (C11 - Cruzeiro)

Destaque: Everton Ribeiro

Projeção C11 - Candidato ao título



FIGUEIRENSE

Figueirense Futebol Clube
Fundação: 12 de Junho de 1921
Presidente: Wilfredo Brillinger
Estádio: Orlando Scarpelli - Capacidade: 19.584
Treinador: Vinícius Eutrópio
Alcunhas: Figueira / Esquadrão de Aço
Principais títulos: Torneio Mercosul (1995) e 16 Campeonatos Catarinenses

Patrocinadores: Caixa Econômica Federal / Unimed / AmBev / Taschibra / Liderança Serviços
Material esportivo: Penalty
Campanha em 2013: 3º colocado da Série B*

Principal artilheiro em Brasileiros: Edmundo (2005) - 15 gols

A conquista estadual motiva, mas tomara que não engane. O Figueirense é sempre um time chato de se enfrentar dentro de seus domínios, mas o elenco precisa ser fortalecido, embora hajam jogadores experientes, como o volante Marcos Assunção, exímio batedor de faltas, e o atacante Everton Santos, que voltou a viver boa fase.

Em 2014, a missão é permanecer na Série A e parar com a "síndrome de Ioiô", acessos e rebaixamentos seguidas vezes e apenas prejudicando a credibilidade do próprio clube, pela falta de regularidade. Desta vez, o jovem e motivador Vinícius Eutrópio é quem será o responsável para fazer uma campanha sólida dentro de casa e surpreendente fora, afinal de contas, existem vários exemplos de surpresas vindo do time do Scarpellão.

Destaque: Marcos Assunção

Projeção C11 - Candidato ao rebaixamento



FLAMENGO

Clube de Regatas do Flamengo
Fundação: 17 de Novembro de 1895
Presidente: Eduardo Bandeira de Mello
Estádio: Jornalista Mário Filho (Maracanã) - Capacidade: 78.838
Treinador: Jayme de Almeida
Alcunhas: Mengão / Rubro-Negro / Mais Querido / Fla
Principais títulos: Mundial Interclubes (1981), Taça Libertadores da América (1981), Copa Mercosul (1999), Pentacampeão brasileiro (1980, 1982, 1983, 1992 e 2009), Tricampeão da Copa do Brasil (1990, 2006 e 2013), Copa dos Campeões (2001), Torneio Rio-SP (1961) e 33 Campeonatos cariocas.

Patrocinadores: Caixa Econômica Federal / Peugeot / TIM
Material esportivo: Adidas
Campanha em 2013: 16º colocado.

Principal artilheiro em Brasileiros: ZICO (1971 - 1989) - 139 gols

O rubro-negro carioca busca continuar com o processo de renovação, embora os resultados dentro de campo tem mesclado bons e maus momentos. Ano passado, campanha franquíssima no Brasileirão e o tricampeonato da Copa do Brasil. Neste ano, campanha pífia na Taça Libertadores e o título estadual no fim de semana seguinte.

Em busca de regularidade e um time mais acertado e costante, o Brasileirão poderá servir para Jayme acertar a equipe, que ainda não convenceu este ano. Com a lesão de Hernane, Alecsandro tem ganho cada vez mais espaço com boas atuações e gols. Além dele, Éverton chegou e já garantiu a titularidade, e é uma boa opção de velocidade ofensiva, assim como Paulinho.

Reforços são necessários, caso contrário, mesmo com o técnico fazendo o que pode e um bom trabalho, façamos justiça, o drama do rebaixamento será vivido mais uma vez e um Tetra da Copa do Brasil, sem Elias, é um sonho muito distante.

Destaque: Paulinho

Projeção C11 - Zona da pasmaceira




FLUMINENSE

Fluminense Football Clube
Fundação: 21 de Julho de 1902
Presidente: Pieter Siemsen
Estádio: Jornalista Mário Filho (Maracanã) - Capacidade: 78.838
Treinador: Cristóvão Borges
Alcunhas: Nense / Tricolor das Laranjeiras / Flu / Fluzão / Pó de Arroz
Principais títulos: Copa do Brasil (2007), Tetracampeão brasileiro (1970, 1984, 2010 e 2012), Campeonato Brasileiro Série C (1999), Bicampeão do Torneio RIO-SP (1957 e 1960) e 31 Campeonatos cariocas.

Patrocinador: Unimed
Material esportivo: Adidas
Campanha em 2013: 15º colocado

Principal artilheiro em Brasileiros: Magno Alves (2000-2002) - 43 gols

Qual time do Brasil não gostaria de ter um trio ofensivo formado por Darío Conca, Fred e Walter, o Sambudo? Qual time hoje, não gostaria de ter um treinador jovem, estudioso, dedicado e competente como Cristóvão Borges? Qual time hoje, não gostaria de ter um lateral-esquerdo como Carlinhos, um volante com experiência de seleção brasileira como Jean e um excelente goleiro como o Diego Cavallieri?

Apresento-lhes o Fluminense. O time que tem isso tudo, mas que não faz ninguém cravar que fará uma boa campanha. Existem bons valores, como os citados, mas a fraca campanha, que resultou no rebaixamento na bola e, por falha de outros, acabou salvo.

Deve servir de alerta, já que nem na final do Estadual conseguiu chegar e flertou com uma vexatória eliminação na primeira fase da Copa do Brasil para o modesto Horizonte, o que resultou na demissão do técnico Renato Gaúcho.

Sinceramente, pelo bom time que possui, pode brigar por algo melhor na tabela do que uma simples briga contra o rebaixamento, já que os jogadores são de elenco que desejam brigar até por Libertadores. A defesa segue sendo fraca e é, de longe, o maior problema que Cristóvão terá no comando tricolor.

Destaque: Darío Conca

Projeção C11 - Zona da pasmaceira




GOIÁS

Goiás Esporte Clube
Fundação: 6 de Abril de 1943
Presidente: Sérgio Rassi
Estádio: Serra Dourada - Capacidade: 60.000
Treinador: Ricardo Drubscky
Alcunhas: Esmeraldino / Verdão da Serra / O Maior do Centro-Oeste
Principais títulos: Bicampeão Campeonato Brasileiro Série B (1999 e 2012), Tricampeão da Copa Centro-Oeste (2000, 2001 e 2002) e 24 Campeonatos goianos.

Patrocinadores: Philco / FR Incorporadora / América Saúde / Brahma / Hospital Anis Rassi
Material esportivo: Puma
Campanha em 2013: 6º colocado

O momento do Esmeraldino é, digamos, inapropriado para começar uma disputa de campeonato nacional. Em uma semana, foram duas perdas: Estadual, no último segundo, para o Atlético-GO, a primeira derrota da temporada, e no meio de semana, eliminado pelo Botafogo-PB na primeira fase da Copa do Brasil.

O momento que aparentava ser tranquilo, hoje é trágico! Claudinei Oliveira foi demitido e Ricardo Drubscky contratado, mas a verdade é que mesmo com o ídolo Araújo no comando de ataque, o time sente muito a falta de Walter, negociado com o Fluminense. Hoje, a referência é o meia Carlos Alberto. Sim, aquele, de como diz nos comerciais da Sessão de Tarde, apronta altas confusões.

Manter-se na Série A é a principal missão para acalmar os ânimos, completamente diferente da surpreendente campanha do último Brasileirão.

Destaque: Thiago Mendes

Projeção C11 - Candidato ao rebaixamento



GRÊMIO

Grêmio Foot Ball Portoalegrense
Fundação: 15 de Setembro de 1903
Presidente: Mário Koff
Estádio: Arena do Grêmio - Capacidade: 55.538
Treinador: Enderson Moreira
Alcunhas: Tricolor Gaúcho / Imortal Tricolor
Principais títulos: Mundial Interclubes (1983), Bicampeão da Taça Libertadores da América (1983 e 1995), Recopa Sul-Americana (1996), Bicampeão brasileiro (1981 e 1996), Tetracampeão da Copa do Brasil (1989, 1994, 1997 e 2001) e 36 Campeonatos gaúchos.

Patrocinadores: Banrisul, Tramontina, TIM, Coca-Cola e Unimed.
Material esportivo: Topper
Campanha em 2013: Vice-campeão

Principal artilheiro em Brasileiros: Tarciso (1973 - 1985) 78 gols

Um time que joga, respira e se entrega como GRÊMIO! O time brasileiro de melhor campanha na Taça Libertadores mostra que, apesar da perda do título estadual para o maior rival, tem time para brigar pelo título, até pela diversidade do elenco, que é vasto e com pelo menos um reserva para cada posição, o que será importantíssimo caso o time avance até a final da competição sul-americana.

Embora a lateral-direita seja o ponto fraco do time, no outro flanco, Alex Telles foi para o Galatasaray, mas o jovem Wendell entrou bem na equipe e tem sido destaque. Porém, Ramiro, Dudu e Luan tem vivdo ótima fase e roubado a cena, Luan, inclusive, tem feito ótimas partidas e feito uma parceria de sucesso com Hernán Barcos, que voltou a fazer gols e jogar bem, como no Palmeiras.

Destaque: Barcos

Projeção C11 - Candidato ao título





INTERNACIONAL

Sport Club Internacional
Fundação: 4 de Abril de 1909
Presidente: Giovanni Luigi
Estádio: Beira-Rio - Capacidade: 51.300
Treinador: Abel Braga
Alcunhas: Colorado / Campeão de Tudo
Principais títulos: Mundial de Clubes (2006), Bicampeão da Taça Libertadores da América (2006 e 2010), Bicampeão da Recopa Sul-Americana (2007 e 2011), Tricampeão brasileiro (1975, 1976 e 1979), Copa do Brasil (1992), Copa Sul-Americana (2008) e 43 Campeonatos gaúchos.

Patrocinadores: Banrisul / Coca-Cola, TIM, Unimed e Tramontina
Material esportivo: Nike
Campanha em 2013: 15º colocado

Principal artilheiro em Brasileiros: Valdomiro (1971 - 1982) 59 gols

Diferente do maior rival, o Inter não pratica um futebol de campeão, nem dá motivos técnicos de que brigará pelo título, mas os pés no chão e o treinador competente, propiciam o Colorado a fazer uma campanha completamente diferente das últimas temporadas.

Ano passado, o clube chegou a paquerar e namorar o rebaixamento e mesmo com Diego Forlán, Scocco e Leandro Damião, fez um campanha patética, irritando os torcedores. Dessa vez, sob a batuta de D'Alessandro, como única e maior estrela, o time gaúcho busca calar a boca dos críticos e, com o ídolo Abel Braga no comando técnico, não podem ser descartados e podem até mesmo brigar pela Libertadores, na minha opinião.

Destaque: D'Alessandro

Projeção C11 - Candidato à Libertadores.



PALMEIRAS

Sociedade Esportiva Palmeiras
Fundação: 26 de Agosto de 1914
Presidente: Paulo Nobre
Estádio: Pacaembu - Capacidade: 40.199
Treinador: Gilson Kleina
Alcunhas: Verdão / Palestra / Porco
Principais títulos: Taça Libertadores da América (1999), Copa Mercosul (1998), Bicampeão da Copa do Brasil (1998 e 2012), Copa dos Campeões (2000), Bicampeão do Campeonato Brasileiro Série B (2003 e 2013), Octacampeão brasileiro (1960, 1967*, 1967**, 1969, 1972, 1973, 1993 e 1994), Pentacampeão do Torneio RIO-SP (1933, 1951, 1965, 1993 e 2000) e 22 Campeonatos paulistas.

Patrocinadores: Alianz, TIM, Minds, Banif, Unimed, Coca-Cola e Brahma
Material esportivo: Adidas
Campanha em 2013: Campeão da Série B*

Principal artilheiro em Brasileiros: Leivinha (1971-1975) 41 gols

Voltando a Série A em 2014, após o titulo da Série B ano passado, o Palmeiras vem focado para a disputa do Brasileirão, já que é centenário do clube e o titulo seria de extrema importancia para brindar o ano especial do Verdão.

Por outro lado a desconfiança e a falta de constancia do time é o que assuta bastante tanto a torcida quanto a diretoria. Para muitos, Gilson Kleina não é o técnico ideal para o Verdão, e uma primeira sequencia de resultados negativos já pode derruba- lo.

Para acabar com a desconfiança, a diretoria do alviverde se movimenta para trazer reforços para o Nacional. O meio campista Jackson Caucaia e o zagueiro artilheiro Anderson Salles, campeões paulista com o Ituano estão bem próximo da chegada ao clube, além de Salles e Caucaia, o paraguaio Jorge Moreira do Libertad parece estar de malas prontas para curar a incógnita da lateral direita do Palmeiras.

Em compensação os dois principais jogadores do Palmeiras, o volante Wesley e o centro avante Alan Kardec estão com dificuldade em renovar seus vinculos com o clube e podem deixar o Palmeiras. No caso de Kardec, o jogador pertence ao Benfica e seu contrato de emprestimo termina na metade do ano, o Benfica só aceita a compra em definivo e tem valores de transferencia já acertados com a diretoria alviverde, o que falta ser definido é o salario do jogador. Já a situação de Wesley é mais delicada, o contrato do camisa 11 termina no fim de 2014 e o mesmo já pode assinar pré contrato com qualquer outra equipe a partir de agosto, porém se o time quiser bancar a multa recisória levará Wesley durante a disputa do Brasileiro.

A falta de definição na montagem do elenco e a limitação técnica do mesmo, faz com que imaginemos que o Palmeiras fique na zona intermediária na classificação do Campeonato Brasileiro 2014, brigando apenas por vaga na Copa Sul-Americana de 2015, principalmente se continuar como está.

Análise feita por Fábio Lázaro (C11 - Palmeiras)

Destaque: Fernando Prass

Projeção C11 - Zona da pasmaceira



SANTOS

Santos Futebol Clube
Fundação: 14 de Abril de 1912
Presidente: Odilio Rodrigues (Em exercício)
Estádio: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro) - Capacidade: 16.798
Treinador: Oswaldo de Oliveira
Alcunhas: Peixe, Leão do Mar, Alvinegro Praiano
Principais títulos: Bicampeão do Mundial Interclubes (1962 e 1963), Recopa Intercontinental (1968), Tricampeão da Taça Libertadores da América (1962, 1963 e 2011), Recopa Sul-Americana (2012), Copa Conmebol (1998), Supercopa Sul-Americana (1968), Copa do Brasil (2010), Pentacampeão do Torneio RIO-SP (1959, 1963, 1964, 1966 e 1997), Octacampeão brasileiro (1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004) e 20 Campeonatos Paulistas.

Patrocinadores: Gomes da Costa, CNA, Brahma e Corr Plastik.
Material esportivo: Nike
Campanha em 2013: 7º colocado

Principal artilheiro em Brasileiros: Kléber Pereira - 51 gols

O Brasileirão do ano passado deixou um gostinho de quero mais ao Santos. Derrotas patéticas em casa, pontos perdidos de forma inexplicável e a recuperação tardia, fizeram o torcedor santista pensar que o time poderia chegar mais longe do que a sétima posição.

A reformulação feita no elenco, com mais uma boa geração dos Meninos da Vila fazia bela campanha no Paulistão, porém a perda do título para o Ituano pode motivar e ensinar, ou desmotivar o elenco, que promete muito pelos jogadores que tem, como Jubal, Emerson, Gabigol e Geuvânio.

Pode brigar pelo título, pela Libertadores ou simplesmente fazer figuração pela inexperiência de grande parte do elenco, mas a expectativa é que os comandados de Oswaldo de Oliveira façam uma bela campanha no torneio.

Destaque: Cícero

Projeção C11 - Candidato à Libertadores



SPORT

Sport Clube do Recife
Fundação: 13 de Maio de 1905
Presidente: João Humberto Martorelli
Estádio: Aldemar da Costa Carvalho (Ilha do Retiro) - Capacidade: 30.520
Treinador: Eduardo Baptista
Alcunha: Leão da Ilha
Principais títulos: Campeonato Brasileiro (1987), Copa do Brasil (2008), Brasileirão da Série B (1990), Tricampeão da Copa do Nordeste (1996, 2000 e 2014) e 39 Campeonatos pernambucanos.

Patrocinador: A definir.
Material esportivo: Adidas
Campanha em 2013: 3º colocado na Série B*

Principal artilheiro em Brasileiros: Leonardo - 34 gols

Mesmo conquistando a Copa do Nordeste e com condições claras de conquistar também o título estadual, o Sport chega na Série A com o objetivo de limpar o nome de Pernambuco no futebol nacional, haja visto o campeonato horroroso feito pelo Náutico, ano passado.

Eduardo Baptista montou um esquema que o time gosta de atuar e rende bem, destacando o atacante Neto Baiano, artilheiro da equipe na temporada. Porém, o elenco não é vasto, o que pode ser decisivo negativamente em um campeonato longo.

A liderança fica por conta do zagueirão Durval, 33 anos e capitão da equipe. Uma liderança rara e que motiva o time em campo, e chama a torcida em momentos difíceis e acredita que o clube montou um elenco consistente para a disputa do campeonato, embora a missão seja permanecer na Elite, o rubro-negro sabe como surpreender na competição.

Destaque: Neto Baiano

Projeção C11 - Zona da pasmaceira





SÃO PAULO


São Paulo Futebol Clube
Fundação: 16 de Dezembro de 1935
Presidente: Carlos Miguel Aidar
Estádio: Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) - Capacidade: 67.052
Treinador: Muricy Ramalho
Alcunhas: Time da Fé / Tricolor Paulista / Soberano / Tricolor do Morumbi
Principais títulos: Tricampeão Mundial (1992, 1993 e 2005), Tricampeão da Taça Libertadores da América (1992, 1993 e 2005), Copa Sul-Americana (2012), Recopa Sul-Americana (1993 e 1994), Supercopa Sul-Americana (1993), Copa Conmebol (1994), Torneio Rio-SP (2001), Hexacampeão brasileiro (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008) e 21 Campeonatos Paulistas.

Patrocinadores: Semp Toshiba, Habibs, Wizard, Bradesco, Brahma, TIM
Material esportivo: Penalty
Campanha em 2013: 9º colocado

Principal artilheiro em Brasileiros: Serginho Chulapa - (1974 - 1982) 81 gols

Alexandre Pato, Paulo Henrique Ganso e Luís Fabiano. Um trio ofensivo que, há alguns anos, qualquer clube sonharia em ter. Porém, atualmente, as dúvidas rondam o Morumbi pelo trio que é inconstante e, atualmente, inconfiável. Por outro lado, pode dar certo pelo fator Muriçoca, técnico vitorioso e ídolo no São Paulo.

Além disso, o goleiro Rogério Ceni irá aposentar-se no fim do ano e logicamente, irá querer encerrar a carreira com o título, ou uma vaga na Libertadores após um campeonato completamente diferente do que o ano passado, quando quase assumiu um relacionamento sério com o rebaixamento.

Com Muricy, sabemos que pontos corridos é sinal de, no mínimo, sucesso. Porém, não resta só o retrospecto, é necessário jogar bola e bons jogadores, apesar da fase contrária, o Tricolor Paulista tem.

Destaque: Alexandre Pato

Projeção C11 - Candidato à Libertadores



VITÓRIA

Esporte Clube Vitória
Fundação: 13 de Maio de 1899
Presidente:
Estádio: Manoel Barradas (Barradão) - Capacidade: 35.632
Treinador: Ney Franco
Alcunhas: Leão da Barra / Rubro-Negro baiano
Principais títulos: Pentacampeão da Copa do Nordeste (1976, 1997, 1999, 2003 e 2010) e 27 Campeonatos baianos.


Patrocinadores: Caixa Econômica Federal, TIM e Brahma
Material esportivo: Puma
Campanha em 2013: 5º colocado

Após a campanha surpreendente e o ótimo 2013 vivido pelo Leão da Barra, onde disputou vaga na Libertadores até a última rodada, o Vitória conta com um elenco entrosado, porém limitado. A perda do título estadual evidenciou as fraquezas tanto ofensivas, quanto defensivas da equipe, mesmo com o técnico Ney Franco dando o máximo para acertar o time, descobrindo bons valores nas categorias de base.

O destaque positivo é o volante José Welison, excelente cobrador de faltas e dono de um passe refinado, esteve prestes a deixar a equipe, mas foi se acertando e não saiu mais da equipe, e o lateral-esquerdo Juan, ex-Flamengo, que realizou um bom Campeonato Brasileiro pelo clube, é sempre uma opção ofensiva interessante, embora defensivamente deixe a desejar.

A missão de repetir o 5º lugar na tabela é difícil e complicado, mas ser carta fora do baralho para surpreender é uma opção, embora a realidade seja o meio da tabela.

Destaque: Juan

Projeção C11 - Zona da pasmaceira


CAMPEÕES E ARTILHEIROS DO BRASILEIRÃO

TAÇA BRASIL

1959 - Bahia / Santos - Artilheiro: Léo (Bahia - 8 gols)

1960 - Palmeiras / Fortaleza - Artilheiro: Bececê (Fortaleza - 7 gols)

1961 - Santos / Bahia - Artilheiro: Pelé (Santos - 7 gols)

1962 - Santos / Botafogo - Artilheiro: Coutinho (Santos - 7 gols)

1963 - Santos / Bahia - Artilheiro: Pelé (Santos - 8 gols)

1964 - Santos / Flamengo - Artilheiros: Pelé (Santos) e Gildo (Ceará) - 7 gols

1965 - Santos / Vasco - Artilheiro: Alcindo (Grêmio - 10 gols)

1966 - Cruzeiro / Santos - Artilheiros: Bita (Náutico) e Toninho Guerreiro (Santos) - 10 gols

1967 - Palmeiras / Náutico - Artilheiro: Chicletes (Treze - 9 gols)

1968 - Botafogo / Fortaleza - Artilheiro: Ferretti (Botafogo - 7 gols)


ROBERTÃO

1967 - Palmeiras / Internacional - Artilheiros: Ademar (Flamengo) e César (Palmeiras) - 15 gols

1968 - Santos / Internacional - Artilheiro: Toninho Guerreiro (Santos - 18 gols)

1969 - Palmeiras / Cruzeiro - Artilheiro: Edu (América-RJ - 14 gols)

1970 - Fluminense / Palmeiras - Artilheiro: Tostão (Cruzeiro - 12 gols)


BRASILEIRÃO

1971 - Atlético-MG / São Paulo - Artilheiro: Dario (Atlético-MG - 15 gols)

1972 - Palmeiras / Botafogo - Artilheiros: Dario (Atlético-MG) e Pedro Rocha (São Paulo) - 17 gols

1973 - Palmeiras / São Paulo - Artilheiro: Ramón (Santa Cruz) - 21 gols

1974 - Vasco / Cruzeiro - Artilheiro: Roberto Dinamite (Vasco) - 16 gols

1975 - Internacional / Cruzeiro - Artilheiro: Flávio (Internacional) - 16 gols

1976 - Internacional / Corinthians - Artilheiro: Dario (Internacional) - 16 gols

1977 - São Paulo / Atlético-MG - Artilheiro: Reinaldo (Atlético-MG) - 28 gols

1978 - Guarani / Palmeiras - Artilheiro: Paulinho (Vasco) - 19 gols

1979 - Internacional / Vasco - Artilheiro: Cézar (América-RJ) - 13 gols

1980 - Flamengo / Atlético-MG - Artilheiro: Zico (Flamengo) - 20 gols

1981 - Grêmio / São Paulo - Artilheiro: Nunes (Flamengo) - 16 gols

1982 - Flamengo / Grêmio - Artilheiro: Zico (Flamengo) - 21 gols

1983 - Flamengo / Santos - Artilheiro: Serginho Chulapa (Santos) - 22 gols

1984 - Fluminense / Vasco - Artilheiro: Roberto (Vasco) - 16 gols

1985 - Coritiba / Bangu - Artilheiro: Edmar (Guarani) - 20 gols

1986 - São Paulo / Guarani - Artilheiro: Careca (São Paulo) - 25 gols

1987 - Sport Recife / Guarani - Artilheiros: Muller (São Paulo) - 10 gols

1988 - Bahia / Internacional - Artilheiro: Nilson (Internacional) - 15 gols

1989 - Vasco / São Paulo - Artilheiro: Tulio (Goiás) - 11 gols

1990 - Corinthians / São Paulo - Artilheiro: Charles (Bahia) - 11 gols

1991 - São Paulo / Bragantino - Artilheiro: Paulinho McLaren (Santos) - 15 gols

1992 - Flamengo / Botafogo - Artilheiro: Bebeto (Vasco) - 18 gols

1993 - Palmeiras / Vitória - Artilheiro: Guga (Santos) - 15 gols

1994 - Palmeiras / Corinthians - Artilheiros: Túlio (Botafogo) e Amoroso (Guarani) - 13 gols

1995 - Botafogo / Santos - Artilheiro: Túlio (Botafogo) - 23 gols

1996 - Grêmio / Portuguesa - Artilheiro: Paulo Nunes (Grêmio) e Renaldo (Atlético-MG) - 16 gols

1997 - Vasco / Palmeiras - Artilheiro: Edmundo (Vasco) - 29 gols

1998 - Corinthians / Cruzeiro -  Artilheiro: Viola (Santos) - 21 gols

1999 - Corinthians / Atlético-MG - Artilheiro: Guilherme (Atlético-MG) - 28 gols

2000 - Vasco / São Caetano - Artilheiro: Adhemar (São Caetano) - 22 gols

2001 - Atlético-PR / São Caetano - Artilheiro: Romário (Vasco) - 21 gols

2002 - Santos / Corinthians - Artilheiros: Rodrigo Fabri (Grêmio) e Luis Fabiano (São Paulo) - 19 gols

2003 - Cruzeiro / Santos - Artilheiro: Dimba (Goiás) - 31 gols

2004 - Santos / Atlético-PR - Artilheiro: Washington (Atlético-PR) - 34 gols

2005 - Corinthians / Internacional - Artilheiro: Romário (Vasco) - 22 gols

2006 - São Paulo / Internacional - Artilheiro: Souza (Goiás) - 17 gols

2007 - São Paulo / Santos - Artilheiro: Josiel (Paraná) - 20 gols

2008 - São Paulo / Grêmio - Artilheiro: Kléber Pereira (Santos), Washington (São Paulo) e Keirrison (Coritiba) - 21 gols

2009 - Flamengo / Internacional - Artilheiro: Adriano (Flamengo) e Diego Tardelli (Atlético-MG) - 19 gols

2010 - Fluminense / Cruzeiro - Artilheiro: Jonas (Grêmio) - 23 gols

2011 - Corinthians / Vasco - Artilheiro: Borges (Santos) - 23 gols

2012 - Fluminense / Atlético-MG - Artilheiro: Fred (Fluminense) - 20 gols

2013 - Cruzeiro / Grêmio - Artilheiro: Éderson (Atlético-PR) - 21 gols


E aí galera, o que acharam das análises e informações do Guia do Brasileirão 2014? Até onde o seu time poderá chegar? Título, Libertadores ou lutará para não cair?

Quem será a grande surpresa e quem será o craque? E a revelação, virá de qual time?

Essas e outras perguntas, serão respondidas no próximo capítulo de BATMAN!

Não, pera...

Você acompanha em nossa marota e completa cobertura do Campeonato Brasileiro 2014!

Comente, compartilhe e venha conosco! Aqui é C11, meu filho!
Compartilhar no Google Plus

Autor: FH

Futuro jornalista, curto futebol nacional e internacional e tento escrever minhas ideias sobre o esporte bretão. Ah, acima de tudo, rubro-negro! #SRN
    comentar com Facebook