| Zeballos comemorando o gol após cobrança de pênalti. (Foto: odia.ig.com.br) |
Em 2013, o Botafogo sagrou-se campeão do Carioca, título conquistado de forma merecida pelo ótimo futebol apresentado. Para 2014, a expectativa dos botafoguenses era a conquista do bicampeonato, mesmo a prioridade sendo o título na Libertadores, sagrar-se campeão pela segunda vez consecutiva seria motivo de festa e alegria. A comissão técnica resolveu priorizar a Libertadores e poupou o time titular por diversas partidas no Carioca. O resultado disso vem dando certo no torneio continental, mas falhou no estadual: com duas rodadas de antecedência, o Botafogo foi eliminado das semifinais do torneio. Hoje foi a última rodada da Taça Guanabara, e uma chance da equipe terminar de forma mais digna. O que não aconteceu: o atual campeão terminou o campeonato Carioca de 2014 com um recorde negativo.
446 torcedores presentes para assistir Botafogo contra Nova Iguaçu. A falta de confiança da torcida no time reserva é o reflexo do mau desempenho dessa equipe nas partidas. O jogo começou feio, com os times errando muitos passes e criando poucas jogadas de gol. A primeira boa chance foi do Nova Iguaçu, aos 18 minutos: Zambi acertou um chute perigoso e Renan fez boa defesa. O Botafogo apático tentou dar a resposta aos 25 minutos: Cidinho fez bom cruzamento para Gegê, que cabeceou pra fora. E o Nova Iguaçu foi premiado com o gol aos 36 minutos: Dieguinho dentro da área acertou um belo chute no canto superior esquerdo de Renan.
No início do segundo tempo, o Botafogo trocava passes sem objetividade. Porém aos 10 minutos, Cidinho recebeu lançamento na área e foi derrubado por Jorge Felipe. Pênalti para o Botafogo. Zeballos foi para a cobrança e empatou a partida. A partir daí, as duas equipes praticamente não criaram oportunidades de fazer o segundo gol, e o placar terminou em 1 a 1.
Com o resultado, o Botafogo despediu-se do Carioca de 2014 com a pior posição dele na história da competição, ocupando momentaneamente o 8° lugar (até a publicação desse texto, Volta Redonda, Bangu, Macaé, Madureira e Bonsucesso tem 1 jogo a menos, e todos possuem chance de passar o Botafogo na posição final). Apesar de tudo isso, existe um aspecto positivo nessa situação pífia: que esse campeonato sirva para definir quais são os jogadores da equipe reserva merecem continuar na sequência do time nas competições desse ano.
comentar com Facebook