Cruzeiro encontra Flamengo na Copa do Brasil após 10 anos





Copa do Brasil: Flamengo e Cruzeiro reeditam decisão de 2003
Cruzeiro e Flamengo se confrontam na Copa do Brasil após dez anos

Fala China Azul! Nesta quarta-feira pela Copa do Brasil, o Cruzeiro jogará contra o Flamengo no Mineirão. Como citei no título, a raposa novamente encontrará a equipe carioca. Última vez que jogaram pela Copa do Brasil foi em 2003, na final em que o Cruzeiro venceu por 3 a 1 e foi sagrado campeão. Mas deixemos o passado de lado e falaremos do jogo de amanhã...


O Mineirão será palco deste grande clássico do futebol brasileiro, esperamos que o Cruzeiro faça bom resultado em casa. Não podemos vacilar, muito menos perder oportunidades claras de gols que vêm sendo criadas...

Adversário - 

O Flamengo vem de empate com o São Paulo, por 0 a 0. Resultado podia ter sido diferente, se jogador do tricolor não tivesse perdido pênalti. O técnico Mano Menezes organizou muito bem o Flamengo, está fazendo ótimo trabalho comparado a seus antecessores.

Elias, Marcelo Moreno - Botafogo v. Flamengo
Alexandre Vidal - Fla Imagem

Jogam basicamente com:

- Linha de quatro defensores: Luiz Antonio (substitui Léo Moura lesionado), Gonzalez, Chicão e João Paulo (temos que tomar cuidado com este jogador, sempre que pode avança ao ataque) ;
- Dois volantes: Cáceres (primeiro volante) e Elias (creio que seja o principal jogador da equipe, além de criar as jogadas)
- Três meias: Nixon (garoto velocista pelo lado direito) , André Santos (pelo meio) e Gabriel (lado esquerdo).
- Um atacante centralizado: Hernane ou Marcelo Moreno (este retorna de contusão)

No papel, o esquema tático do Flamengo é parecido com o do Cruzeiro, jogam com 4-2-3-1 veloz e buscando muito os contra-ataques.

Como a raposa vai pra partida - 

Talvez a principal e mais animadora notícia para a torcida celeste seja a estreia de Júlio Baptista. Espero que o jogador traga a experiência que falta a equipe, aquele líder dentro de campo (só o Fábio não é suficiente). Bruno Rodrigo não estará disponível para a partida, Léo deve ser seu substituto. Marcelo Oliveira ainda não revelou se Luan e Souza voltarão ao time titular.

Júlio diz que ainda não tem condições de suportar os 90 minutos, mas quer jogar para ganhar ritmo (Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)
Júlio Baptista: relacionado para a partida
Na última partida vimos a grande partida que fez Lucas Silva (junto com Nilton). Não podemos condená-lo por jogar com aquele Cruzeiro horrível de 2012. Creio que ele merecia mais jogos sendo titular no lugar de Souza, assim como Maike está sendo reconhecido substituindo Ceará.

Base do 11 inicial deve ser: Fábio; Maike, Léo, Dedé, Egídio; Nilton, Souza (Lucas Silva), Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart, Luan (Willian) e Borges.

Armas que o Cruzeiro pode usar - 

Jogada aérea: esta foi a responsável pelo título de 2003. Pode ser que nos ajude amanhã, pois a maioria dos gols feitos no Brasileirão foi por bolas lançadas na área. Dedé, Léo, Nilton, Ricardo Goulart e Borges são muito bons nesse quesito.

Na partida contra o São Paulo o Flamengo sofreu um "apagão" no segundo tempo, podendo sofrer uma derrota mesmo em casa. Talvez seja importante explorar esse lado, além de tentar controlar a posse de bola e buscar melhores opções, sem afobação.

E principalmente o fator casa. O Cruzeiro tem aproveitado muito bem o Mineirão, está invicto desde sua reforma para a Copa do Mundo: são 14 vitórias em 15 jogos.

Estádio Mineirão
Palco do grande jogo de amanhã


Compartilhar no Google Plus

Autor: Thiago Gonçalves

    comentar com Facebook