Mais um capítulo na história desse clássico está prestes a ser feita

Foto: Divulgação Santos F.C. / Facebook Oficial

Fala Torcida Santista! E o último clássico paulista dessa temporada está próximo. Santos e Corinthians se enfrentam pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro neste domingo (27) às 16 horas (horário de Brasília) na Fonte Luminosa.

Situação

O Santos se encontra atualmente na 8ª colocação com 43 pontos - 7 pontos de diferença para o 4° colocado Botafogo e 3 para o Goiás - com 11 vitórias, 10 empates e 9 derrotas. Esse clássico é o 5° na temporada, com saldo negativo ao Alvinegro da baixada: 1 derrota e 3 empates e, se isso já não bastasse, perdendo a final do Paulistão 2013 para o rival.

Enquanto o Peixe sonha com uma possível vaga no G-5, o Corinthians luta para se distanciar ainda mais do Z-4. Apesar dos objetivos serem bem distintos, a diferença entre os dois na tabela não é grande: 3 pontos, mas por conta dos critérios de desempate, o Santos ainda assim permanece a frente do rival (11 vitórias contra 9).

Preto e branco, branco e preto - 100 anos de clássico

Aos desavisados, o clássico entre Santos e Corinthians completou 100 anos no dia 22 de junho de 2013, data do primeiro confronto entre as duas equipes na história. O resultado? Santos 6x3 Corinthians, em sua estreia pelo Campeonato Paulista dentro do Palestra Itália em 1913, com gols de Arnaldo Silveira (2), Adolpho Millon Jr (2), Ambrósio e Ricardo Pinto.

Na história, o time da marginal leva vantagem: em 309 confrontos na história, foram 97 vitórias, 88 empates e 124 derrotas para o rival. Durante o século XXI, foram 47 jogos, 20 vitórias, 12 empates e 15 derrotas, marcando 71 gols e sofrendo 70. No ano de 2013, a história se repete: são 3 empates e 1 derrota para o rival. *

*Agradeço ao santista Wesley Miranda por me ajudar com os números e estatísticas da história do clássico paulista.

E nos jogos memoráveis para o santista, como não listar a final de 2002 com aquela fantástica pedalada de Robinho? Ou o gol de Elano aos 40 minutos e aquele chutaço de Léo aos 45? Ou então o título de 2011 dentro da Vila Belmiro, ou aquela atuação sensacional dos Meninos da Vila em 2010? Claro que houveram outros jogos em outros tempos, mas como sou novo (16 anos), me recordo apenas desses mais recentes.

Passou o pé pra lá, passou o pé pra cá...

Serginho Chulapa, Pelé, Pepe, Robinho, Diego, Elano, Léo, Neymar... Esses foram apenas alguns nomes, da vasta lista de jogadores que fizeram atuações inesquecíveis em clássicos, cada um em sua época, cada um em seu momento.

Time, expectativas e palpite

O time de Claudinei Oliveira não contará com a ajuda de Thiago Ribeiro no ataque santista, já que o mesmo foi detectado com um edema na coxa esquerda e será substituído por Willian José (oremos). O lateral Cicinho está confirmado após ter se recuperado de dores abdominais.

Com isso, o provável time no domingo começa com: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison, Arouca, Cícero e Montillo; Everton Costa e Willian José.

Espero que o Santos consiga aproveitar essa fase que o Corinthians vem passando e realize uma boa partida, sabendo explorar os defeitos da equipe rival, que não contará com Cássio, Guerrero e Romarinho. Já pelo lado do Santos, um ataque formado por Everton Costa e Willian José (oremos²). E o pior é que se eu criticar, como fiz da última vez, o cara vai e faz gol, o time goleia fora de casa... Complicado! 

Porém, continuo com a mesma opinião do meu último texto (clique aqui e veja o pré de Náutico e Santos). 

Meu palpite? Corinthians 0x2 Santos.

Homenagens ao rei, entende?

Foto: Divulgação Santos F.C.

Para este clássico, o Santos usará seu novo uniforme listrado, que agora conta com alguns detalhes em amarelo nas mangas e uma gola polo na cor branca. Ainda na camisa, na barra frontal, será estampado um patch em homenagem aos 100 anos do clássico entre Santos e Corinthians.

E as novidades não acabam por ai: nas costas do uniforme alvinegro, ficará estampado os nomes de lugares, cidades ou estádios que o Rei Pelé fez história durante sua carreira no Santos Futebol Clube. Para quem não soube ainda, ele fez 73 anos na última quarta-feira (23).

As homenagens ficarão onde normalmente estão estampados os nomes dos atletas. Dentre os nomes, Vila Belmiro, Pacaembu, Rua Javari e Maracanã são um dos lugares memoráveis, que receberam lances e jogos históricos na carreira de Edson. Para saber a lista completa, com seus significados, clique aqui!

Último confronto - Empate morno na Vila


Santos e Corinthians voltavam a se enfrentar pós título paulista, dentro da Vila Belmiro. O jogo não foi lá essas coisas e acabou empatado por 1 a 1, com Cícero marcando para o Alvinegro e Paulo André descontando para o Corinthians. A partida ficou marcada pelo jovem santista Neilton, que "peitou" o zagueiro Gil, colocando o dedo na cara do zagueiro e que depois da partida foi muito aplaudido pelos torcedores. Veja os gols do clássico acima!

Bom galera, é isso. O que você espera do clássico de domingo? E da longa história desse clássico tão disputado e cheio de emoções? Participe deixando seu comentário abaixo da postagem. Até mais!

Siga o C11 pelas redes sociais: Twitter | Facebook
Siga-me no Twitter
Compartilhar no Google Plus

Autor: Anônimo

    comentar com Facebook