O coração Corintiano pulsa no Pacaembu Foto: meutimao.com.br |
O Pacaembu. Ah, o Pacaembu... local que o torcedor do Corinthians não esquecerá. Talvez os mais novos, no futuro, esqueçam, ou ainda nem saibam do local. Lugar magico. Lugar místico. Lugar que marcou o Corintiano, e consequentemente marcou o Corinthians.
Poderia relembrar vários momentos trágicos no Pacaembu. O momento da eliminação melancólica contra o River Plate em 2006, ou a dura derrota para o Vasco, em 2007, derrota esta que praticamente selou o rebaixamento, também a eliminação contra o Flamengo na Libertadores de 2010. Mas vamos falar de coisas boas. Coisas que marcaram a memória recente do torcedor: a vitória contra o CRB, na primeira rodada da Série B, em 2008 (Nós vencemos o CRB. Risos), a vitória contra o Ceará, que nos deu o acesso. O jogo da Taça da Série B contra o Avaí.
Torcedores comemoram acesso para a Série A após vitória por 2-0 contra o Ceará Foto: Estadão |
Em 2009, vários momentos marcantes. Aquele épico jogo contra o São Paulo, no Pacaembu, pela semifinal do Campeonato Paulista, o gol de Christian no último minuto, o doce empate contra o Santos, que voltaria a se repetir em 2012, na Libertadores. Ah, a Libertadores... o Pacaembu, um estádio que vazio já possuía alma, e nas noites de quarta, com os jogos do Corinthians, virava um Manicômio Alvinegro. O Bando de Loucos deixava toda sua alma lá. Craques como Neymar e Riquelme sucumbiram perante à torcida e ao elenco Corintiano naquele ano. A força de todos os torcedores contra Diego Souza para Cássio defender aquela bola. Inesquecível.
2010 e 2011 foram grandes anos para o Corinthians e para o Pacaembu. Grandes sequências de jogos sem perder, jogos estes que renderam uma boa campanha no Brasileiro de 2010, e rendeu o título do Brasileiro de 2011. O empate sem gols contra o Palmeiras, na morte de Sócrates, um dos ídolos do Corinthians foi o resultado nos rendeu o título. Porém houve toda uma sequência de jogos que fez o time vencer. Desde a primeira partida realizada no Pacaembu naquela edição, 2-0 contra o Fluminense, o épico 5 a 0 frente o São Paulo, os gols de Liédson e Adriano contra o Atlético Mineiro, que fizeram o Pacaembu explodir de alegria e emoção.
Em 2013, a vitória contra o São Paulo na Recopa Sul-americana. E vários outros títulos Torneios Rio-São Paulo, Campeonatos Paulistas, aquela Copa do Brasil de 2009, que o Corinthians mandou todos os jogos da competição lá, o marcante jogo da final contra o Internacional, em noite iluminada de Ronaldo.
Um grande momento do Corinthians no estádio, fora o jogo inaugural, ocorreu no dia 06/03/1968, dia em que o Corinthians venceu o Santos de Pelé por 2-0, e acabou encerrando um jejum de 11 anos sem vencer o rival. O principal jogador do Corinthians, na época, era Roberto Rivellino, porém não foi ele quem fez os gols. Os tentos foram anotados pelos atacantes Paulo Borges e Flávio.
Artilheiros do Pacaembu:
- Cláudio (1945-1957): 186 gols;
- Baltazar (1946-1957): 161 gols;
- Servilio (1940-1949): 100 gols;
- Luizinho (1949-1965): 86 gols;
- Marcelinho (1994-2010): 66 gols.
Primeiro gol do Corinthians no Pacaembu:
O primeiro gol do Timão no Pacaembu, ocorreu na primeira partida do clube no estádio: jogo contra o Atlético Mineiro, jogo no qual Servílio marcou o primeiro gol da equipe. A partida terminou 4-2 para o Timão.
(Fonte: Site oficial do clube)
A despedida está chegando. A "partida final" será domingo, às 16h contra o Flamengo. Foram grandes momentos. Grandes histórias. Lá o Corinthians sucumbiu. Lá o Corinthians deu a volta por cima. Foi lá que o Corinthians mostrou sua força para todos. A instituição e os torcedores devem muito ao Pacaembu. Um estádio que fará muita falta ao coração do torcedor do Timão. A Arena Corinthians virá, um estádio, por enquanto, frio. Porém que se encherá de alma, e corações alvinegros pulsando empurrando o Corinthians.
Muito obrigado! E até qualquer dia, Pacaembu!
comentar com Facebook