Fala galera! Salve salve ceonzáticos!
A obesa vai rolar pela Segundona! Com times de grandes torcidas e estádios que serão utilizados na Copa do Mundo, a competição começa com a presença da Portuguesa de Desportos, que devido a irregularidade cometida ao escalar o meia Héverton, na última rodada do Campeonato Brasileiro, em partida contra o Grêmio.
Como sempre, haverá uma briga de foice para entrar no G4 de acesso, assim como haverá uma verdadeira guerra para deixar o Z-4, que rebaixa à Série C. 20 clubes que até Novembro disputarão 38 rodadas regadas por emoção, torcidas apaixonadas e cobertura completa do C11.
Nessa 31ª edição, mais uma vez teremos uma equipe grande disputando o sonhado acesso: Vasco da Gama, rebaixado de forma vexatória no ano passado, em uma campanha pífia. Porém, o bom trabalho do técnico Adilson Batista e contratações pontuais feitas para essa temporada de ressurgimento, levaram o Gigante da Colina ao vice-campeonato do Estadual, com uma mudança de postura que credencia, além da camisa, a uma campanha tranquila e de rápido retorno à elite do futebol nacional.
Na briga também estão, Joinville, América-MG, Ponte Preta e o recém promovido Santa Cruz, são cotados como principais concorrentes, embora também hajam outras equipes que podem surpreender, como Chapecoense, promovida como vice-campeã, e o Icasa, que ficou no quase após belíssima campanha.
Além do Santinha, Sampaio Corrêa e Ceará são garantia de casa cheia. Infelizmente, o mesmo não aplica-se ao Oeste, Boa Esporte e até mesmo ao Bragantino, que não não aumentam a média de público da competição.
Seja qual for o nível técnico, a emoção é garantida. A Segundona é uma bela festa, onde a disputa é ferrenha. Confira as curiosidades do torneio e fique por dentro dos participantes.
O Guia da Série B ta porreta, meu filho!
Campeões e Artilheiros da Segundona!
Antes da lista de campeões e artilheiros em todas as edições, algumas observações sobre a história da competição são necessárias:
- Nos anos 1970, com exceção de 1971 e 1972, o cenário futebolístico brasileiro era muito democrático, com o objetivo de integrar federações e seus clubes. Por isso, não haviam divisões de acesso, fazendo com que no período de 1973-1979, a Segundona inexistisse, sendo disputada com mais regularidade a partir de 1980.
- Na primeira metade dos anos 1980, a chamada Taça de Prata era uma espécie de divisão de acesso. Além disso, era justamente a competição destinada às equipes que não conseguiam qualificação para a Taça de Ouro, mas já contava com um regulamento que premiava as melhores campanhas para a Primeira Divisão.
- Em 1986, algo bem inusitado e bagunçado, em uma edição do Brasileirão que, juntando as duas divisões, totalizavam 80 clubes (44 na Série A, 36 na Série B, chamada de Torneio Paralelo). Eram 4 grupos de 9, apenas os campeões de cada chave garantia o acesso. Como não houve continuidade após a primeira fase, foram declarados campeões extraoficiais, Central/PE, Criciúma, Treze/PB e Inter de Limeira.
A equipe catarinense inclusive fez a melhor campanha dentre os campeões de grupo e, analisando que não foi declarado um único campeão desta bagunçada edição, poderíamos afirmar que o Tricolor Predestinado foi o "Campeão entre os campeões" da Série B 1986.
- Já no ano seguinte, em 1987, a tão pífia e patética Copa União teve simbolismo na Segundona, já que haviam dois módulos: Verde e Amarelo. Com o esdruxulo regulamento dizendo que o campeão deveria sair num Quadrangular Final entre os campeões de cada módulo, os campeões verdes (Flamengo e Internacional), recusaram-se a enfrentar os campeões amarelos (Sport Recife e Guarani), que assim disputaram a final do Brasileirão, com o time rubro-negro sendo campeão.
- Em 2000, mais um Brasileirão no mínimo, esquisito. A tal Copa João Havelange, que mais uma vez separou as divisões em quatro módulos: (Série A - Azul / Série B - Amarelo / Série C - Verde e Branco), com 116 participantes, a maior edição em toda a história.
- Em 2006, começou a ser disputada em sistema de pontos corridos, com turno e returno.
1971 - Villa Nova (MG) / Remo - Artilheiro: Rubilota (Remo - 4 gols)
1972 - Sampaio Corrêa / Campinense - Artilheiro: Pelézinho (Sampaio Corrêa - 8 gols)
1980 - Londrina / CSA - Artilheiro: Osmarzinho (Botafogo/SP - 12 gols)
1981 - Guarani / Anapolina (GO) - Artilheiro: Jorge Mendonça (Guarani - 11 gols)
1982 - Campo Grande (RJ) / CSA - Artilheiro: Luisinho (Campo Grande - 10 gols)
1983 - Juventus (SP) / CSA - Artilheiro: Lima (Operário (MS) - 9 gols)
1984 - Uberlândia (MG) / Remo - Artilheiro: Dadinho (Remo - 4 gols)
1985 - Tuna Luso (PA) / Goytacaz (RJ) - Artilheiros: Paulo César (Tuna Luso) e Guilherme (Figueirense) - 6 gols.
1987 - Sport Recife / Guarani - Artilheiro: Evair (Guarani - 9 gols)
1988 - Inter de Limeira / Náutico
1989 - Bragantino / São José (SP)
1990 - Sport Recife / Atlético-PR
1991 - Paysandu / Guarani - Artilheiro: Cacaio (Paysandu - 14 gols)
1992 - Paraná Clube / Vitória - Artilheiro: Saulo (Paraná - 12 gols)
1994 - Juventude / Goiás - Artilheiros: Baltazar (Goiás) e Mário (Juventude) - 11 gols
1995 - Atlético-PR / Coritiba - Artilheiro: Oséas (Atlético-PR - 14 gols)
1996 - União São João / América-RN - Artilheiro: Maurício (Santa Cruz - 13 gols)
1997 - América-MG / Ponte Preta - Artilheiro: Tupãzinho (América-MG - 13 gols)
1998 - Gama (DF) / Botafogo (SP) - Artilheiro: Gauchinho (XV de Piracicaba - 13 gols)
1999 - Goiás / Santa Cruz - Artilheiro: Uéslei (Bahia - 25 gols)
2000 - Paraná Clube / São Caetano - Artilheiro: Adhemar (São Caetano - 16 gols)
2001 - Paysandu / Figueirense - Artilheiro: Sérgio Alves (Ceará - 21 gols)
2002 - Criciúma / Fortaleza - Artilheiro: Vinícius (Fortaleza - 22 gols)
2003 - Palmeiras / Botafogo (RJ) - Artilheiro: Vágner Love (Palmeiras - 19 gols)
2004 - Brasiliense / Fortaleza - Artilheiro: Rinaldo (Fortaleza - 14 gols)
2005 - Grêmio / Santa Cruz - Artilheiro: Reinaldo (Santa Cruz - 16 gols)
2006 - Atlético-MG / Sport Recife - Artilheiro: Vanderlei (Gama - 21 gols)
2007 - Coritiba / Ipatinga - Artilheiro: Alessandro (Ipatinga - 25 gols)
2008 - Corinthians / Santo André - Artilheiro: Túlio (Vila Nova - 15 gols)
2009 - Vasco da Gama / Guarani - Artilheiros: Rafael Coelho (Figueirense), Élton (Vasco) e Marcelo Nicácio (Fortaleza) - 17 gols
2010 - Coritiba / Figueirense - Artilheiro: Alessandro (Ipatinga - 21 gols)
2011 - Portuguesa / Náutico - Artilheiro: Kiesa (Náutico - 21 gols)
2012 - Goiás / Criciúma - Artilheiro: Zé Carlos (Criciúma - 27 gols)
2013 - Palmeiras / Chapecoense - Artilheiro: Bruno Rangel (Chapecoense - 31 gols)
Como foi em 2013?
A Segundona do ano passado foi marcada pela disparidade do Palmeiras e boas surpresas durante a competição. A Chapecoense como vice-campeã do torneio, surpreendendo a todos pela campanha sólida e consistente, deixando pra trás equipes ditas como favoritas ao acesso, mas que acabaram ficando pelo caminho.
Outra surpresa positiva foi o Icasa, que infelizmente perdeu o acesso na última rodada, vendo o Figueirense garantir a quarta vaga após uma recuperação final excelente, com isso, além da dupla catarinense e do Alviverde da capital paulista, o Sport Recife realizou uma bela campanha durante todo o torneio e foi premiada com o acesso.
Porém, as decepções ficaram por conta de Paraná Clube e Avaí. O primeiro, por permanecer no G4 durante várias rodadas, mas na hora decisiva, perder pontos de forma inacreditável e, a equipe que chegou a ser 3ª colocada, terminou em 8º. A segunda, brigou surpreendentemente para não cair durante boa parte do campeonato e conseguiu salvar-se, porém ninguém decepcionou mais do que o Paysandu, que para tristeza da sua fanática torcida voltará para a Série C, assim como Guaratinguetá, ASA e São Caetano.
Sobre o Palmeiras, a boa campanha da equipe liderada pelos gols de Alan Kardec e boas defesas do goleiro Fernando Prass, fizeram com que os comandados de Gilson Kleina não encantassem, mas fizessem o suficiente para subir e faturar o título sem sustos.
Agora, confira a análise dos 20 clubes que disputarão o Campeonato Brasileiro Série B 2014.
ABC
ABC Futebol Clube
Fundação: 29 de Junho de 1915
Presidente: Rubens Guilherme Dantas
Estádio: Frasqueirão - Capacidade: 15.800
Treinador: Zé Teodoro
Alcunhas: O Mais Querido / Clube do Povo / Elefante da Frasqueira
Principais títulos: Campeonato Brasileiro Série C (2011) / 52 Campeonatos Potiguares
Patrocinadores: Caixa Econômica Federal / Unimed / Brahma / EMS Pharma
Material Esportivo: Lupo
Campanha em 2013: 14º colocado
Começando a análise lá em Natal, no time que inspirou Pelé em um de seus grandes sucessos musicais... #sqn. O ABC chega para disputar a Série B após fracassar no campeonato estadual, ficando fora da final.
Sob o comando do experiente técnico Zé Teodoro, novamente a missão será manter-se na segundona, pois a chegada de reforços como os atacantes Dênis Marques e João Henrique, além do volante Liel, não acrescentaram status ao Elefante da Frasqueira.
Lembrando que, no ano passado, a campanha era pífia e o alvinegro salvou-se devido à uma bela recuperação no segundo turno. A missão em 2014 é garantir-se, sem precisar passar esse susto.
Destaque: Otávio
Projeção C11: Candidato ao rebaixamento
AMÉRICA/MG
América Futebol Clube
Fundação: 30 de Abril de 1912
Presidente: Marcos Salum
Estádio: Independência - Capacidade: 23.000
Treinador: Moacir Júnior
Alcunha: Coelho
Principais títulos: Campeonato Brasileiro Série B (1997) / Campeonato Brasileiro Série C (2009) / Copa Sul-Minas (2000) / 15 Campeonatos Mineiros.
Patrocinador: Banco BMG
Material Esportivo: Lupo
Campanha em 2013: 9º colocado
Semifinalista no Mineiro e uma campanha em 2013 que deixou um gosto de que poderia ser melhor: O Coelho começa a Série B dessa temporada indicado como um provável time ao acesso para a Elite, superando a campanha do ano passado que fracassou pelos muitos erros cometidos nas partidas no Independência.
Podemos dizer que 2014 começou bem para o clube, pela boa campanha no Estadual com destaque para o arqueiro Matheus, eleito o melhor da posição no campeonato. Com o grupo fechado após muitos reforços e a certeza de que fazer os resultados em casa é primordial para retornar para a Série A, podemos dizer que o América vem forte.
Destaque: Matheus
Projeção C11: Candidato ao acesso
AMÉRICA/RN
América Futebol Clube
Fundação: 14 de Julho de 1915
Presidente: Gustavo Carvalho
Estádio: Arena das Dunas - Capacidade: 31.375
Treinador: Oliveira Canindé
Alcunhas: Mecão / Dragão / Alvirrubro
Principais títulos: Copa do Nordeste (1998) e 33 Campeonatos Potiguares
Patrocinadores: Caixa Econômica Federal / Shineray / Unimed
Material Esportivo: Kappa
Campanha em 2013: 13º colocado
Assim como o rival, o Dragão não fez uma boa campanha na última temporada da Série B. Para mudar a história e até mesmo sonhar com um retorno à Série A, o time alvirrubro usa como base a campanha surpreendente que fez na Copa do Nordeste, indo até a Semifinal e sendo eliminado pelo vice-campeão Ceará.
Com o público começando a frequentar e gostar da belíssima Arena das Dunas, a atenção será dividida no começo do torneio, pela decisão do campeonato potiguar contra o Globo. O título pode representar um gás a mais para sonhar com algo além da briga para não cair, contando com o talento de Arthur Maia e os gols de Rodrigo Pimpão.
Destaque: Arthur Maia
Projeção C11: Zona da Pasmaceira
ATLÉTICO/GO
Atlético Clube Goianiense
Fundação: 2 de Abril de 1937
Presidente: Valdivino José de Oliveira
Estádio: Serra Dourada - Capacidade: 50.049
Treinador: Marcelo Martelotte
Alcunha: Dragão Campineiro
Principais títulos: Campeonato Brasileiro Série C (1990 e 2008) e 13 Campeonatos Goianos
Patrocinador: Caixa Econômica Federal
Material Esportivo: Super Bolla
Campanha em 2013: 16º colocado
Um título conquistado no último minuto de forma emocionante e épica. É assim que o Atlético chega, e essa conquista que usará para provar que a péssima campanha no ano passado foi apenas um acidente. Seu treinador, Marcelo Martelotte, tem feito bons trabalhos por onde passou e conta com um elenco reforçado, liderados pelo ídolo rubro-negro, Márcio.
Voltar para a Série A é um sonho e manter-se na Série B é o principal objetivo.
Destaque: Márcio
Projeção C11: Zona da Pasmaceira
AVAÍ
Avaí Futebol Clube
Fundação: 1º de Setembro de 1923
Presidente: Nilton Macedo Machado
Estádio: Ressacada - Capacidade: 17.537
Treinador: Pingo
Alcunha: Leão da Ilha
Principais títulos: Campeonato Brasileiro Série C (1998) e 16 Campeonatos Catarinenses
Patrocinadores: Caixa Econômica Federal / Unimed / Brahma / Pepsi
Material Esportivo: Fila
Campanha em 2013: 10º colocado
Más campanhas e a desconfiança do torcedor lá no alto. A 10ª colocação na última Série B engana mais do que motiva, até mesmo porque em boa parte da campanha, o time brigou para não cair.
O técnico Pingo conta com a liderança dos experientes meias Cléber Santana e Marquinhos para fazer uma campanha melhor, porém é necessário mudar a postura, do time e da própria mentalidade, já que a briga para não cair no Estadual, assustou e todos querem evitar o mesmo susto na Série B, onde o nível é mais elevado.
Destaque: Marquinhos
Projeção C11: Candidato ao rebaixamento
BOA ESPORTE
Boa Esporte Clube
Fundação: 30 de Abril de 1947
Presidente: Rone Moraes
Estádio: Melão - Capacidade: 15.471
Treinador: Nedo Xavier
Alcunha: Boa
Principais títulos: Campeonato Mineiro Série B (2004 e 2011)
Patrocinador: Banco BMG
Material Esportivo: Kanxa
Campanha em 2013: 11º colocado
Um time modesto, mas que não pensa pequeno. Esse é o BOA, campeão mineiro do interior e que contratou o artilheiro da Caldense e uma das surpresas do campeonato, Luiz Eduardo.
Sob o comando de Nedo Xavier, o time quer no mínimo repetir a campanha mediana da última Série B, para quem sabe repetir o sensacional feito da Chapecoense e surpreender rumo a Elite do futebol nacional.
Destaque: Luiz Eduardo
Projeção C11: Zona da pasmaceira
BRAGANTINO
Clube Atlético Bragantino
Fundação: 8 de Janeiro de 1928
Presidente: Marquinhos Chedid
Estádio: Nabi Abi Chedid - Capacidade: 17.128
Treinador: Marcelo Veiga
Alcunhas: Braga / Leão
Principais títulos: Campeonato Brasileiro Série C (2007), Campeonato Brasileiro Série B (1989) e Campeonato Paulista (1990).
Patrocinadores: Embratel / Sabesp / Thermo System
Material Esportivo: Kanxa
Campanha em 2013: 12º colocado
O time alvinegro de Bragança Paulista busca subir na vida. Conhecido como um time que mais parece o indeciso que não decide se sobe ou desce no elevador, a campanha que levou o Leão para as Quartas de Final do Paulistão motiva para surpreender na Segundona e finalmente voltar a Série A. Porém, o equilíbrio do torneio mostra que vacilos não serão permitidos e cair para a Terceirona, pode ser um duro castigo após anos de inércia.
Destaque: Léo Jaime
Projeção C11: Zona da pasmaceira
CEARÁ
Ceará Sporting Club
Fundação: 2 de Junho de 1914
Presidente: Evandro Leitão
Estádio: Castelão - Capacidade: 67.037
Treinador: Sérgio Soares
Alcunhas: Vozão / Glorioso
Principais títulos: Copa do Nordeste (1969) e 42 Campeonatos Cearenses.
Patrocinadores: Gatorade / AmBev / Pepsi / Weber Quartzolit
Material Esportivo: Penalty
Campanha em 2013: 7º colocado
Outro que dividirá atenções com a final do Estadual, o Vozão busca repetir a boa campanha da última temporada, onde não subiu por apenas um ponto. Com a torcida comparecendo ao Castelão e o vice-campeonato da Copa do Nordeste, o time alvinegro que aproveitar para somar os pontos que fizeram falta em 2013, contando com os gols do veterano artilheiro Magno Alves.
Destaque: Magno Alves
Projeção C11: Candidato ao acesso
ICASA
Associação Desportiva Recreativa Cultural ICASA
Fundação: 7 de Janeiro de 2002
Presidente: Francisco Paz de Lira
Estádio: Romeirão - Capacidade: 16.000
Treinador: Tarcísio Pugliese
Alcunha: Verdão do Cariri
Principais títulos: Campeonato Cearense Série B (2003 e 2010)
Patrocinadores: New Magic / Shopping Juazeiro / Governo do Estado do Ceará
Material Esportivo: Kanxa
Campanha em 2013: 5º colocado
Uma das principais surpresas da última Segundona, o Icasa conquistou o título de campeão cearense do interior, terminando em 3º e sofrendo um revés para o Fortaleza na semifinal. O lado bom é começar completamente focado na disputa para, no mínimo, repetir o feito e superá-lo.
Porém, o Icasa entra na briga por algo maior. Na última terça-feira, o alviverde conseguiu uma liminar junto a Justiça do RJ para disputar a Série A do Brasileirão, alegando que o Figueirense escalou um jogador irregular em jogo no dia 28 de Maio, contra o América-MG, partida vencida pelo time catarinense.
Isso ainda vai muito pano pra manga e eu acredito que o Verdão do Cariri poderia muito bem repetir a campanha do ano passado e, dessa vez, subir na bola, no campo, ao invés de subir na justiça.
Destaque: Júnior Xuxa
Projeção C11: Candidato ao acesso
JOINVILLE
Joinville Esporte Clube
Fundação: 29 de Janeiro de 1976
Presidente: Nereu Martinelli
Estádio: Arena Joinville - Capacidade: 22.400
Treinador: Hemerson Maria
Alcunhas: JEC / Tricolor
Principais títulos: Campeonato Brasileiro Série C (2011) e 12 Campeonatos Catarinenses
Patrocinadores: Romaço / Brahma / Krona
Material esportivo: Spieler Sports
Campanha em 2013: 6º colocado
O time de Jael, o cruel, quer sair do quase. A bela campanha do ano passado, mas que não foi suficiente para garantir o acesso devido aos vacilos nas rodadas finais, soma-se ao vice-campeonato do Catarinense, por conta de um título que escapou no último jogo.
Para tirar a manteiga das mãos e subir de nível, o Tricolor quer participar da ótima fase vivida pelo futebol catarinense e quer a vaga na Série A, o que já faz por merecer há algumas temporadas. Destaque para o lateral-esquerdo Wellington Saci, que vive a melhor fase da carreira.
Destaque: Wellington Saci
Projeção C11: Candidato ao acesso
LUVERDENSE
Luverdense Esporte Clube
Fundação: 24 de Janeiro de 2004
Presidente: Helmute Augusto Lawisch
Estádio: Passo das Emas - Capacidade: 10.000
Treinador: Júnior Rocha
Alcunhas: LEC / LUV / Verdão do Norte
Principais títulos: 2 Campeonatos estaduais (2009 e 2012)
Patrocinador: Sicredi
Material Esportivo: Umbro
Campanha em 2013: 3º colocado na Série C*
A vitória sobre o Corinthians na partida de ida das Oitavas de Final da Copa do Brasil ainda faz barulho. Mesmo eliminado, o time de Lucas do Rio Verde impôs o seu nome no cenário nacional e quer mostrar que veio pra ficar.
O time treinado por Júnior Rocha tem apenas 10 anos de vida e, embora muitos esperem uma campanha modesta, o Verdão do Norte busca manter-se na Segundona, para depois alçar vôos mais altos.
Destaque: Reinaldo
Projeção C11: Candidato ao rebaixamento
NÁUTICO
Clube Náutico Capibaribe
Fundação: 7 de Abril de 1901
Presidente: Glauber Vasconcelos
Estádio: Arena Pernambuco - Capacidade: 46.154
Treinador: Lisca
Alcunha: Timbu
Principais títulos: 21 Campeonatos pernambucanos
Patrocinador: -
Material esportivo: Umbro
Campanha em 2013: 20º colocado na Série A*
Uma campanha completamente desastrosa no BR-13, faz contraste com o fato de ser finalista do Campeonato Pernambucano, contra o Sport. Esquecer a humilhação sofrida na última temporada e voltar à Elite é prioridade, praticamente uma obrigação.
O time está longe de ter grandes destaques, porém a torcida tem começado a acostumar-se com a Arena Pernambuco, o que pode ser um fator positivo. Porém, a torcida espera que o time honre as cores do Timbu nos gramados, o que não aconteceu na última temporada e hoje a realidade é permanecer na elite, pelos erros da diretoria e a limitação técnica da equipe.
Destaque: Elicarlos
Projeção C11: Zona da pasmaceira
OESTE
Oeste Futebol Clube
Fundação: 25 de Janeiro de 1921
Presidente: Ernesto Francisco Garcia
Estádio: Estádios dos Amaros - Capacidade: 14.074
Treinador: Sérgio Guedes
Alcunhas: Rubrão / Onça rubro-negra
Principais títulos: Campeonato Brasileiro Série C (2012)
Patrocinador: Claro
Material esportivo: Kanxa
Campanha em 2013: 15º colocado
Rebaixado no Paulistão e salvo da Série C nas últimas rodadas no ano passado, o time rubro-negro é um fortíssimo candidato ao descenso. A diretoria trouxe um pacotão de reforços após mandar quase todo mundo embora depois da patética campanha no Estadual.
O técnico Sérgio Guedes terá uma duríssima missão para evitar a queda, porém o baixo investimento e com jogadores bastante limitados, fazem da Onça rubro-negra, uma das mais fortes candidatas ao descenso.
Destaque: César Gaúcho
Projeção C11: Candidato ao rebaixamento
PARANÁ
Paraná Clube
Fundação: 19 de Dezembro de 1989
Presidente: Rubens Bohlen
Estádio: Durival Britto e Silva - Capacidade: 17.000
Treinador: -
Alcunhas: Tricolor da Vila
Principais títulos: Campeonato Brasileiro Série B (1992 e 2000) e 7 Campeonatos paranaenses.
Patrocinador: Caixa Econômica Federal / Coca Cola
Material esportivo: Erreà
Campanha em 2013: 8º colocado
Trollaram a Gralha Azul! Com apenas 10 dias no clube, o técnico Ricardo Drubscky acertou com o Goiás e deixou o Tricolor na mão. Com isso, o time começa a competição sem técnico definido, embora alguns afirmem que o técnico campeão paranaense com o Londrina, Cláudio Tencati, assumirá o clube nos próximos dias.
O objetivo é apagar a imagem de amarelão deixada na última Segundona, quando não subiu após ficar muitas rodadas no G4. Com o talento do experiente meia Lúcio Flávio, conquistar o tricampeonato é um sonho, mas que pelo menos o torcedor não seja frustrado mais uma vez, com falsas esperanças.
Destaque: Lúcio Flávio
Projeção C11: Candidato ao acesso
PONTE PRETA
Associação Atlética Ponte Preta
Fundação: 11 de Agosto de 1900
Presidente: Márcio Della Volpe
Estádio: Moisés Lucarelli - Capacidade: 22.728
Treinador: Dado Cavalcanti
Alcunhas: Macaca / Nega Veia / Veterana
Principais títulos: Campeonato Paulista Série A-2 (1969)
Patrocinadores: DSW / PBF / Hitachi / Monroe
Material esportivo: Pulse
Campanha em 2013: 19º colocado - Série A*
Vice-campeão da Copa Sul-americana, rebaixado e entre os oito melhores do último Paulistão. A Nega Veia perdeu jogadores importantes, é verdade, mas a campanha excelente e histórica na Sul-Americana motiva os torcedores a voltar rapidamente para a Elite.
Após o experiente Vadão ter assumido o comando da Seleção feminina de futebol, o novato e competente Dado Cavalcanti tem a missão de apagar a péssima imagem deixada após o Estadual, quando foi goleado pelo Santos nas Quartas de Final, por 4-0, na Vila Belmiro, e para isso, conta com os gols de Edno e as defesas do ídolo Roberto.
Destaque: Edno
Projeção C11: Zona da pasmaceira
PORTUGUESA
Associação Portuguesa de Desportos
Fundação: 14 de Agosto de 1920
Presidente: José Ilídio da Fonseca Lico
Estádio: Canindé - Capacidade: 21.004
Treinador: Argel Fucks
Alcunha: Lusa
Principais títulos: Campeonato Brasileiro Série B (2011), 3 Campeonatos Paulistas (1935, 1936 e 1973) e 2 Torneios Rio-SP (1952 e 1955)
Patrocinadores: Leograf / STR
Material esportivo: Lupo
Campanha em 2013: 17º colocado - Série A*
É, a Lusa caiu! Após escalar um jogador irregular na última rodada contra o Grêmio e ser punida com perda de 4 pontos, resultando em um traumático rebaixamento, com várias brigas na justiça, liminares e liminares e as coisas ficando como estão.
Para a disputa da competição, o técnico Argel Fucks terá problemas, pois o time não tem grandes jogadores, haja visto a campanha no Estadual, onde flertou com o rebaixamento durante uma parte do torneio e sequer qualificou-se para o mata-mata, ficando em 4º na sua chave e tornando o acesso bem difícil.
Destaque: Gabriel Xavier
Projeção C11: Zona da pasmaceira
SAMPAIO CORRÊA
Sampaio Corrêa Futebol Clube
Fundação: 25 de Março de 1923
Presidente: Sérgio Frota
Estádio: Castelão - Capacidade: 40.000
Treinador: Flávio Araújo
Alcunhas: Bolívia / Tricolor de São Pantaleão
Principais títulos: Campeonato Brasileiro Série D (2012), Campeonato Brasileiro Série C (1997), Campeonato Brasileiro Série B (1972), Copa Norte (1998) e 32 Campeonatos Maranhenses.
Patrocinador: HCG Engenharia de Sistemas
Material esportivo: Super Bolla
Campanha em 2013: Vice-campeão da Série C*
Olha o Bolívia aí! Com uma torcida fanática que com certeza lotará o Castelão e com um time motivado pelo acesso e mais um título estadual, o sonho de voltar à elite do futebol brasileiro contagia a todos no Sampaio. Porém, ter os pés no chão e focar em manter-se na Série B após tantos anos afastado do cenário nacional, é essencial para o time do técnico Flávio Araújo.
O destaque fica por conta do melhor goleiro do Gaúchão, contratado junto ao Brasil de Pelotas, Luiz Muller, mas indubitávelmente, a torcida será uma atração a parte nos jogos da equipe.
Destaque: Luiz Mulller
Projeção C11: Zona da pasmaceira
SANTA CRUZ
Santa Cruz Futebol Clube
Fundação: 3 de Fevereiro de 1914
Presidente: Antonio Luiz Neto
Estádio: Arruda - Capacidade: 65.044
Treinador: Vica
Alcunhas: Santa / Santinha / Cobra Coral / Tricolor do Arruda
Principais títulos: Campeonato Brasileiro Série C (2013) e 27 Campeonatos Pernambucanos.
Patrocinador: Votomassa / Coca Cola / Brahma
Material esportivo: Penalty
Campanha em 2013: Campeão da Série C*
No ano de seu centenário, o Santinha está de volta à segunda-divisão após anos de trevas sob o Arruda. Administrações catastróficas e times limitadíssimos fizeram o time da Cobra Coral desaparecer do cenário futebolístico nacional.
Porém, graças ao trabalho da diretoria, com jogadores dedicados e a torcida fazendo um trabalho fundamental na recuperação do clube, o período de trevas está prestes a terminar, pois o objetivo maior é chegar novamente na Série A.
Sob o comando do técnico Vica e contando com os gols do artilheiro e ídolo Flávio Caça-Rato e as defesas do bom goleiro Tiago Cardoso. Ainda que a eliminação no Estadual para o Sport seja dura, uma boa campanha é o que todos esperam, pela boa e entrosada equipe tricolor.
Destaque: Flávio Caça-Rato
Projeção C11: Candidato ao acesso
VASCO
Clube de Regatas Vasco da Gama
Fundação: 21 de Agosto de 1898
Presidente: Roberto Dinamite
Estádio: São Januário - Capacidade: 24.584
Treinador: Adilson Batista
Alcunhas: Vascão / Gigante da Colina
Principais títulos: Taça Libertadores da América (1998), Copa Mercosul (2000), Torneio Sul-Americano de Campeões (1948), Copa do Brasil (2011), Tetracampeão brasileiro (1974, 1989, 1997 e 2000), Campeonato Brasileiro Série B (2009), Tricampeão Torneio RIO-SP (1958, 1966 e 1999) e 22 Campeonatos Cariocas.
Patrocinadores: Caixa Econômica Federal / Brahma / TIM
Material esportivo: Penalty
Campanha em 2013: 18º colocado da Série A*
Após um Campeonato Brasileiro simplesmente patético, o Gigante da Colina acordou. O time não é brilhante, mas joga com toda a raça não demonstrada na temporada passada, quando caiu com direito a um humilhante 5-1 para o Atlético-PR.
Jogo que inclusive, teve uma briga de torcidas generalizada, que resultou em punição para ambos. No caso cruzmaltino, a falta de seu torcedor nos primeiros jogos, pode fazer muita falta. Para essa temporada, o time mudou muito e o técnico Adilson Batista tem realizado um bom trabalho, acertando o time que tem bons jogadores como o goleiro uruguaio Martin Silva, o zagueiro Rodrigo e o atacante Edmilson, artilheiro do Estadual.
O vice-campeonato que doeu, pela forma que o título foi perdido, nos últimos minutos e com direito a gol sofrido de forma irregular, motivam o torcedor a acreditar que o acesso virá de forma tranquila, pela aguerrida equipe que vem se formando em São Januário.
Destaque: Martin Silva
Projeção C11: Candidato ao acesso
VILA NOVA
Vila Nova Futebol Clube
Fundação: 29 de Junho de 1943
Presidente: Joás Araújo Abrantes
Estádio: Serra Dourada - Capacidade: 50.049
Treinador: Sidney Moraes
Alcunha: Tigre
Principais títulos: Campeonato Brasileiro Série C (1996) e 15 Campeonatos Goianos.
Patrocinadores: Arroz Cristal / Água Viva / Mednutrition
Material esportivo: Finta
Campanha em 2013: 4º colocado na Série C*
O Tigre está meio mole! Assim como o Oeste, foi rebaixado em seu campeonato estadual e isso irritou a torcida, que quer mudanças drásticas na administração do tradicional clube goiano, e pra ontem!
Em 2013, a campanha na Terceirona foi boa, chegando nas semifinais e eliminando o Caxias. Porém, 2014 vem sendo catastrófico. Jogadores fracos e dispensados pela diretoria, com reforços vindos para a disputa da Segundona, fazem a bagunça reinar no Vila. Assim, permanecer na Série B será um feito, por toda a desordem que ocorre.
Destaque: Rafael Oliveira
Projeção C11: Candidato ao rebaixamento
ARENA DAS DUNAS
Arena das Dunas
Capacidade Atual: 31.375
Gramado: Bermuda Tifton 419 (105 x 68m)
Administrador: Arena das Dunas Concessão e Eventos S/A
Quem joga lá? América Futebol Clube - Rio Grande do Norte
Inauguração: América-RN 2-0 Confiança (SE)
Autor do 1º gol: Adalberto (América-RN)
Recorde de público: 19.244 torcedores -
CASTELÃO
Estádio Goverenador Plácido Castelo
Capacidade Atual: 64.846
Gramado: Grama natural (105 x 68m)
Administrador: Governo do Estado do Ceará
Quem joga lá? Ceará Sporting Club
Inauguração*: 23 de Janeiro de 2013 (reinauguração) - Ceará 0-0 Fortaleza
Autor do 1º gol - Erandir Pereira (Ceará)
Recorde de público: 118.496 torcedores - Brasil 1-0 Uruguai (27 de Agosto de 1980)
ARENA PERNAMBUCO
Itaipava Arena Pernambuco
Capacidade Atual: 46.000
Gramado: Grama natural (105 x 68m)
Administrador: Consórcio Arena Pernambuco
Quem joga lá? Clube Náutico Capibaribe
Inauguração: Náutico 1-1 Sporting Lisboa (POR)
Autor do 1º gol - Luiz Eduardo (Náutico)
Recorde de público: 41.705 torcedores - Espanha 2-1 Uruguai (16 de Junho de 2013)
Espero que tenham gostado do GUIA DO BRASILEIRÃO SÉRIE B! Aqui no C11 teremos uma cobertura completa da Segundona, sempre com a paixão do torcedor sendo valorizada!
Seu time vai subir? Cair? Permanecer na Série B? Até onde chegará o seu time do coração, na sua opinião?
Comente e divulgue! Aqui é C11, meu filho!
Espero que tenham gostado do GUIA DO BRASILEIRÃO SÉRIE B! Aqui no C11 teremos uma cobertura completa da Segundona, sempre com a paixão do torcedor sendo valorizada!
Seu time vai subir? Cair? Permanecer na Série B? Até onde chegará o seu time do coração, na sua opinião?
Comente e divulgue! Aqui é C11, meu filho!
comentar com Facebook