Para ajudá-lo a decidir, nós do C11 estamos agora implementando no Campeonato Brasileiro de 2015 um método por blogueiros que cobrem ligas de esportes americanos nos Estados Unidos, para expressar suas opiniões sobre quais são os melhores e piores times de seus respectivos campeonatos, os Power Rankings. Não sabe o que é isso? Calma, eu vou te ajudar.
Através de cálculos e opiniões dos redatores, os times são escalados e posicionados em ordem de pior para o melhor, ou seja, do vigésimo lugar até o primeiro, seguindo os nossos critérios. Ou seja, é preciso dizer o seguinte: Classificação é uma coisa, Power Rankings é outro negócio totalmente diferente. Assim sendo, um time da zona do rebaixamento pode estar em uma posição mais digna, por causa do momento que o time está vivendo ou até mesmo dos concorrentes por uma vaga na primeira divisão.
Caso você não entenda, abaixo temos os primeiros rankings do Brasileirão, isso o fará entender.
20º - Atlético-PR
Um time que quase foi rebaixado em seu próprio estadual, chegando a disputar o quadrangular do Descenso. Um time que teve – pasme – três técnicos até o momento durante o ano de 2015. Uma bagunça. Não parece que estamos falando de um time que tem o tamanho do Atlético-PR, com tamanha importância em sua região. Mesmo com a volta da Arena da Baixada, o time que frequentemente faz boas campanhas no Brasileirão – campeão em 2001 e vice em 2013 – começa a competição em baixa e é forte candidato a voltar para a Série B.
(Será que o Furacão pode fazer bonito? Reprodução espn.uol.com.br) |
19º - Avaí
Penúltimo colocado no Power Ranking, o Avaí surge como um forte candidato ao descendo antes do início do campeonato. Isso porque a equipe teve péssima campanha no Campeonato Catarinense, não alcançando nem mesmo o hexagonal final e tendo de disputar o quadrangular de descenso. Apesar da manutenção na primeira divisão estadual - nada mais que obrigação para um time de elite nacional -, o Avaí é um time que não inspira confiança no momento e que terá trabalho para evitar a volta à Série B - Gilson Kleina também não é um treinador com um currículo invejável na elite nacional e apenas um trabalho excelso o manteria no cargo até o fim da temporada.
18º - Joinville
O atual campeão da Série B e do Campeonato Catarinense pode ser uma das surpresas da temporada. Mesmo assim, o time ainda tem que provar que merece de fato ocupar uma posição entre os grandes e não sofrer do “efeito Ipatinga”, como o pequeno que não fez muita coisa na primeira divisão. Essa desconfiança credencia o Joinville como um dos adversários que praticamente todos os times entrarão em campo com a obrigação de vencer. Porém a inspiração para uma boa campanha vem da rival do mesmo estado, a Chapecoense.
17º - Sport
O torcedor que vê o Sport tão baixo pode estranhar de início; entretanto, a equipe ainda deixa um pouco a desejar nesse início de temporada. As eliminações na Copa do Nordeste e no Campeonato Pernambucano levantaram dúvidas no único representante da região no campeonato, que tem potencial para mais uma campanha digna, assim como o foi em 2014.
16º - Coritiba
A fase do futebol paranaense realmente passa longe de ser boa. Após quase ser rebaixado em 2014, o Coxa que teve a perda do hoje comentarista Alex, que aposentou apresentando um futebol louvável, apostou em nomes questionáveis como Negueba e Keirrison para a temporada atual. O resultado? Derrota agregada para o Operário por 5 a 0 na final do campeonato paranaense e desconfiança de grande parte da torcida. O campeonato é longo, é verdade, mas é preciso muita coisa para mudar o status desse time.
15º - Figueirense
Engana-se quem pensa que o Figueirense é certeza para o rebaixamento: a equipe se reforçou bem no início de ano e, embora não tenha conseguido superar o Joinville no estadual, é outra que deve ter um ano livre do rebaixamento. Junto da Chapecoense, é um forte candidato a representar Santa Catarina na primeira divisão também em 2016.
14º - Chapecoense
A sensação do Brasileirão de 2014 tenta agora se afirmar na
elite do futebol nacional. Após um estadual em que parou na terceira posição do
Hexagonal Final – apenas os dois melhores se classificaram para a final – a
Chapecoense aposta em nomes como Ananias para continuar na Série A. Porém,
assim como no ano passado, o time catarinense entra rodeado de desconfianças,
ainda mais após perder o atacante Leandro Pereira para o Palmeiras, autor de 10
gols na competição.
13º - Ponte Preta
Ainda que recém-promovida e com pouco destaque, a Ponte Preta provou no Campeonato Paulista que pode fazer frente aos grandes em 2015. Com um time conciso e um bom treinador de qualidade em Guto Ferreira, a macaca tem potencial para terminar o campeonato entre os dez primeiros e, quem sabe, ir longe na Copa do Brasil.
12º - Goiás
13º - Ponte Preta
Ainda que recém-promovida e com pouco destaque, a Ponte Preta provou no Campeonato Paulista que pode fazer frente aos grandes em 2015. Com um time conciso e um bom treinador de qualidade em Guto Ferreira, a macaca tem potencial para terminar o campeonato entre os dez primeiros e, quem sabe, ir longe na Copa do Brasil.
12º - Goiás
Sempre importante no Brasileirão, o Goiás começa nos Power Rankings na mesma posição que terminou no campeonato de 2014, o 12º lugar. Novamente campeão goiano, o Esmeraldino deve começar brigando pelo meio da tabela, apostando em nomes como Érik, remanescente do time da última edição e Felipe Menezes, autor de oito gols no estadual. Porém, apesar do bom começo de ano, fica a dúvida se contra algum time mais forte o desempenho será o mesmo.
11 - Fluminense
Um time que ficou bem perto da classificação para a Libertadores em 2014 mas que vem se reconstruindo após a separação com a principal patrocinadora e saída de Dario Conca. A campanha no estadual não foi ruim, chegando as semifinais, com a chegada do treinador Ricardo Brubscky já no início do ano. O time do Fluminense tem qualidade para almejar algo grande no Brasileirão, mas no momento está um passo atrás dos demais
10º - Vasco
O respeito voltou? Isso não podemos garantir, mas ao que parece o time está bem mais acertado que nos anos anteriores. Depois de uma Série B que não agradou a todos - garantiu seu acesso apenas ocupando o terceiro lugar na tabela - o Vasco alcançou a final do Campeonato Carioca e conquistou o título após vencer os dois jogos. O elenco ainda tem suas deficiências para a disputa do principal campeonato do país, mas é sempre bom ter um time do tamanho do Cruzmaltino na primeira divisão.
(Será que o Brasileirão de 2015 reserva as mesmas emoções do Cariocão? Reprodução globoesporte.com) |
9 - Palmeiras
É notória a evolução do Palmeiras desde a desastrosa campanha no Brasileirão do ano passado. A chegada do diretor de futebol Alexandre Mattos e de vários reforços trouxe novo ânimo a equipe, que chegou a final do Campeonato Paulista com vitórias marcantes - sendo o triunfo sobre o Corinthians na semifinal o mais notável deles. O time possui um elenco de qualidade e certamente passará longe da zona de descenso na atual edição, mas a volta as competições continentais ainda está longe de amadurecer.
8º - Grêmio
Qual foi o último título importante do Grêmio? O último foi o estadual de 2010, desde então o Internacional tem dominado o cenário gaúcho. Antes disso, uma Série B em 2005 e somente em 2001 os gaúchos conquistaram um título realmente de grande porte, quando conquistaram da Copa do Brasil. Nesse ano, mais uma derrota na final do Gauchão para o arquirrival. Apesar disso, o time vem de boas campanhas na elite do futebol nacional e tem em Felipão um técnico experiente para conquistar os pontos que precisam.
7º - São Paulo
Um início de ano conturbado que culminou na saída de Muricy Ramalho e sufoco na Copa Libertadores dá lugar agora a um confiante Milton Cruz e vantagem sobre o Cruzeiro no mata-mata do torneio continental. O São Paulo vem evoluindo a cada dia e é mais uma vez candidato a uma grande campanha no nacional - a candidatura do tricolor ao título nunca deve ser descartada.
6º - Flamengo
O time de maior torcida do Brasil, o Flamengo alcança a sexta posição. O time que terminou - literalmente - no meio da tabela ocupando a décima posição conta com bons reforços para seu time titular. O atacante Marcelo Cirino vem anotando gols com frequência, totalizando em nove junto com Alecsandro, os artilheiros do time no Cariocão. A lateral esquerda também foi reforçada com Armero, que teve boa passagem pelo Palmeiras mas vem de passagem fraquíssima em times como Milan e Napoli. A luz amarela porém se acende quando se vê que o Mengão foi eliminado pelo Vasco na competição estadual.
5 - Cruzeiro
O atual bi-campeão brasileiro sofre com a perda de dois de seus principais jogadores e ainda não encontrou seu melhor futebol na temporada. Marcelo Oliveira é bastante criticado pelos fãs da equipe de Minas e além disso a equipe se encontra em desvantagem contra o São Paulo na Libertadores. Apesar disso, o Cruzeiro ainda possui um time digno de uma boa campanha no nacional.
(Será que o tri vem aí? Reprodução veja.abril.com) |
4º - Santos
Um time que sofreu importantes perdas no começo do ano e deu a volta por cima. O quarto lugar do Power Rankings vem de uma incrível volta por cima, após perder nomes como Thiago Ribeiro, Aranha, Leandro Damião, Arouca, Mena e outros nomes, o que os fez apostar em uma mescla de bons veteranos, como Ricardo Oliveira - melhor jogador do Paulistão - e Elano, com produtos da base como Geuvânio e Gustavo Henrique. O resultado veio e o time se sagrou campeão paulista com méritos.
3º - Atlético-MG
O Galo vem de título estadual e ainda confiante devido ao grande 2014 que teve. A situação no mata-mata da Libertadores é desconfortável, mas totalmente reversível para o belo time que o Atlético possui. Não há nenhuma razão para crer que o Atlético não terminará o Brasileirão entre os primeiros colocados novamente - os tempos são felizes na Cidade do Galo.
2º - Corinthians
O time da moda em 2015. O Corinthians que começou avassalador, com 22 jogos de invencibilidade no ano, futebol moderno e Tite sendo apontado como o melhor técnico do Brasil. Mas como todo time, a fase boa deu uma balançada. Eliminação em casa pro Palmeiras nos pênaltis, na semifinal do Paulistão, derrota pro São Paulo, um dos maiores fregueses do time e na última quarta-feira, derrota pro Guaraní do Paraguai. Nunca se pode duvidar de um time desses, mas a luz amarela ficou acesa.
1º - Internacional
O campeão gaúcho teve momentos conturbados no estadual, mas se encontrou e levou o título sobre o rival. Além disso, a equipe joga um futebol de alto nível técnico e o treinador Diego Aguirre encontra estabilidade no cargo. Além disso, a equipe tem grandes chances de superar o Atlético-MG na Libertadores e ir ainda mais longe. Nesse momento, o colorado é o time mais forte do país e o principal candidato a vencer o nacional - quebrando o jejum que dura 36 anos.
(Será que esse ano vai, Inter? Reprodução hojetem.net) |
comentar com Facebook