Flamengo de Luxa deveria jogar mais

Que Luxemburgo sabe de bola e conhece as artimanhas para ganhar jogos e campeonatos, ninguém tem dúvida. O que começa a entrar em questão hoje é a capacidade do treinador fazer esse elenco do Flamengo, reforçado por peças importantes e algumas de sua escolha, jogar. Apesar de um inicio taticamente interessante no Campeonato Carioca, o time de Luxa caiu drasticamente de rendimento nos últimos meses, o que causou a eliminação no mesmo torneio em dois jogos horríveis contra o Vasco, além da derrota para os reservas do São Paulo no Morumbi na estreia do Brasileirão 2015.
Wesley e Canteros disputam jogada
(Foto: Michel Filho / Agência O Globo)

Parece estranho questionar Luxa quando lembramos que até alguns dias atrás, havia na imprensa uma enormidade de informações que davam o treinador como iminente novo técnico do São Paulo, ironicamente, mesmo time que bateu Luxa na estreia sem muito esforço. Apesar de valorizado no mercado, Luxa não consegue engatar trabalhos duradouros. 

O próprio Luxa parece ter dificuldades em aceitar que sua carreira entrou em declínio nos últimos anos, sendo resumida em conquistas estaduais por Palmeiras e Flamengo. Vaidoso, Luxemburgo não entende-se como profissional ultrapassado, e na verdade ele tem razão, não é. Contudo, Luxa precisa entender que é preciso, talvez, mudar sua rotina de treinamentos, pensar mais no que vem sendo feito dentro e fora do Brasil.

Ao falar sobre futebol europeu em canais esportivos quando participa de debates, Luxemburgo se mostra confuso em relação aos nomes e funções de cada jogador. Um dos maiores críticos de Luxemburgo atualmente é o comentarista Mauro Cezar Pereira, dos canais ESPN. Mauro questiona Luxemburgo no Flamengo desde a temporada passada, e baseia sua análise principalmente no discurso do treinador. Mesmo depois de escapar do rebaixamento, Luxa seguiu adotando o discurso de "preciso sair da confusão", como se isso bastasse ao clube dono das maiores receitas e torcida do Brasil.

Neste ano, o elenco do Flamengo foi reforçado, ganhou Marcelo Cirino e alguns nomes indicados pelo treinador. No entanto, o time não ganhou forma, e o discurso de Luxa já começa a incomodar. Os resultados ruins estão virando rotina e a cobrança estratégica por reforços, como uma espécie de álibi, não convence.

O elenco do Flamengo está longe de ser maravilhoso. Tem defeitos, como qualquer outro. Mesmo assim, Luxa tem a obrigação de levar esse time a vôos mais altos. A falta de variação do time rubronegro, entregue aos reservas do São Paulo no último domingo, assustou. Acredito que Luxemburgo é capaz de fazer esse Flamengo jogar mais, no entanto, não é com jogadores como Almir que isso vai acontecer. O discurso de Luxa precisa mudar tanto quanto a apresentação de seu time, que passou dias e dias em Atibaia para não ver a cor da bola no Morumbi. 
Compartilhar no Google Plus

Autor: Sérgio Ricardo Jr.

Sérgio Ricardo Jr. é acadêmico em Jornalismo pela UFRN e colaborador do C11 desde 2014.
    comentar com Facebook