Os semifinalistas do Campeonato Carioca em números

O Campeonato Carioca chegou a sua reta final e, como é de costume, os quatro semifinalistas são os 4 grandes: Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco. Vejam agora os números desses times durante a competição:


Passes

Mesmo sem um meia armador clássico, o Flamengo foi o que mais acertou passes, enquanto o Botafogo foi o time que obteve menos êxito nesse quesito. Em compensação, o time do Bota foi o que menos errou passes e o do Fla o que mais errou, dois passes errados a mais que o Vasco.



Assistências

No que se refere à assistência gol, o Flu é líder, com uma assistência a mais que o Fla. Dessa vez é o Vasco que tem o menor número. Já no quesito assistência finalização, o Vasco sobe para segundo, enquanto o Fluminense se mantém em primeiro.



Finalizações

O Botafogo, da dupla de ataque Jobson e Bill, é a melhor equipe no número de finalizações certas; com o Flamengo em segundo. Enquanto o Vasco e o Fla são os que menos e mais, respectivamente, erraram finalizações.



Desarmes

O Flamengo foi o time que mais desarmou no Campeonato Carioca; um fator muito importante para isso foi a mudança de Luxemburgo na escalação: após a lesão de Arthur Maia, resolveu jogar com três volantes.



Cruzamentos 

Fluminense foi o mais acertou cruzamentos, com o Flamengo em segundo. Porém os dois clubes invertem a colocação no número de cruzamentos errados: o Rubro-negro fica em primeiro nesse quesito e o Tricolor em segundo. 



Lançamentos

O Rubro-negro é a equipe com o menor número de lançamentos certos e isso pode ser explicado pelo fato do Flamengo não ter um meia armador clássico e jogar com três volantes (mesmo um deles sendo o Canteros, que tem muita qualidade no passe), O Vasco foi o que mais acertou, porém também foi o time que mais errou lançamentos.



Dribles

O que chama a atenção é a quantidade de dribles certos que tem o Botafogo - primeiro nesse quesito - e a diferença para o segundo, que é o Flamengo, com 23 dribles a menos.



Gols

Botafogo, Flamengo e Vasco estão empatados em relação aos gols pró; Vasco e Fla tem 1 gol contra cada um.



Cartões

Os quatro estão muito próximos no número e cartões amarelos; já em cartões vermelhos, o Vasco é líder com 4 cartões, enquanto Fla e Flu tem 2 cartões cada um.



Faltas

Botafogo é o que mais comete faltas; Vasco é a equipe que mais recebe; e o Flamengo é o time que menos comete e que menos recebe faltas.



Pênaltis

Os quatro semifinalistas cometeram poucos pênaltis. O Botafogo cometeu 2 e os outros três times apenas um 1 pênalti. Mas o que chama a atenção nesse dado estatístico é a quantidade de pênaltis que o Vasco teve a seu favor.


Com esses dados, é possível notar que o Flamengo de Vanderlei Luxemburgo é um time que toca muito a bola e é muito forte no desarme, principalmente pela formação com três volantes e com os jogadores de ataque que jogam pelos lados e voltam para marcar. E, mesmo jogando com três meias que marcam, o Rubro-negro é o que menos comete falta dos quatro semifinalistas.

Outro destaque é o Botafogo que, mesmo tendo um elenco modesto, foi a equipe que mais finalizou e, principalmente, a que mais teve dribles certos (82 dribles). Por isso, a equipe de Renê Simões tem grandes chances de se classificar para a final - e eu considero o Botafogo o favorito para o jogo, ainda mais se considerarmos a dificuldade do Fluminense de classificar para a semi final.

Na outra semifinal, eu considero o Flamengo favorito, pois, em minha opinião, tem um elenco melhor e tem a volta de alguns jogadores importantes, como Éverton e Canteros. Tem ataque muito bom e veloz, portanto, pode aproveitar os contra ataques, já que tem a vantagem do empate. Mas o Rubro-negro tem que ter cuidado com os lançamentos do time Cruzmaltino, já que o time de Doriva é o que mais acerta os lançamentos. O Flamengo também tem que tomar cuidado nas jogadas dentro da área, já que o Vasco tem Gilberto, que é muito bom em converter pênaltis.


Alguns dados estatísticos individuais:


Passes

O líder e o segundo colocado de passes certos são do Flamengo e, curiosamente, são jogadores que não são unanimidade na torcida do Rubro-negro. Em seguida, vêm quatro jogadores do Fluminense. Já o líder de passes errados é do time do Vasco e o segundo do Tricolor.



Assistências

Curiosamente, nas assistências dos três primeiros colocados, dois são atacantes (Gilberto e Marcelo Cirino, que aumentou seu número depois que foi deslocado para o lado para a entrada de Alecsandro no time titular).



Finalizações

Marcelo Cirino e Fred, que também estão entre os lideres da artilharia, são os lideres em finalizações certas. Enquanto o líder de finalizações erradas, ao lado de Gilberto, curiosamente é zagueiro: Rodrigo.



Dribles

O que mais chama a atenção nesse fundamento é que o Flamengo não tem nenhum jogador entre os seis que mais deram dribles certos, enquanto nos números de dribles errados aparecem dois jogadores do Rubro-negro. Destaque também para o terceiro e quinto colocados em dribles certos serem os laterais do Fluminense.



Cruzamentos

O destaque desse fundamento é o lateral Wellington Silva, que é o líder de cruzamentos certos. Porém, também é o jogador com o maior número de cruzamentos errados (mais que o dobro do número de cruzamentos certos).



Acompanhe-nos:

C11 no Facebook
C11 no Twitter
C11 no Youtube
C11 no Google Plus
C11 no seu coração 
Compartilhar no Google Plus

Autor: Estudiante de Español

    comentar com Facebook