![]() |
| 07/02/1988, essa data sempre estará na memória dos rubro-negros. (Foto: Bandeirantes) |
Há exatos 27 anos, em 7 de fevereiro de 1988, o Sport erguia a taça de Campeão Brasileiro após vencer a final contra o Guarani por 1x0.
São três estrelas nacionais no escudo, a primeira veio como objeto de valor inestimável guardado com carinho e a 7 chaves na sede do clube. Responsável pela maior alegria e orgulho da torcida do Sport Club do Recife, em 109 anos de vida. Mas pra saber porque ele é tão bem cuidado, temos que voltar a 1987!
O Leão era o azarão no inicio da competição, entrou como se fosse apenas participar. 32 clubes disputaram a primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 1987, divididos em dois módulos (verde e amarelo) e 16 equipes. O campeão e vice de cada módulo se classificariam para um quadrangular final, e dai saia o campeão brasileiro.
![]() |
| Time campeão brasileiro. (Foto: Diário de PE) |
Liderado pelo lateral Betão, meia Ribamar e o atacante Robertinho, o Sport fez o seu papel na primeira fase e venceu os dois turnos do seu módulo.
Na semi-final do módulo amarelo, seria o temido Bangu do escritor Castor de Andrade. O Bangu naquela época era um time tradicional do futebol brasileiro, de torcida e entrava de igual pra igual com qualquer equipe do país.
No primeiro jogo em Moça Bonita, no Rio, vitória do Bangu por 3 a 2, o time carioca jogaria por empate no Recife.
Numa Ilha do Retiro abarrotada de gente, o Sport soberano, vitória por 3 a 1 e vaga na final do módulo amarelo. O rival na decisão seria o Guarani, que foi vice-campeão brasileiro em 1986, um time que tinha Ricardo Rocha, João Paulo, Paulo Isidoro e, uma grande arma, Neto.
Em Campinas, vitória do Guarani por 2 a 0 e em Recife vitória do Sport por 3 a 0. Como o saldo de gols não era critério de desempate, a decisão do módulo amarelo seria decidido nos pênaltis. Mas o problema é que nenhum dos times errou um pênalti, terminou em 11 a 11, o último jogador a bater o pênalti foi o lateral Betão, do Sport. Então, o Presidente do Guarani decidiu que seu time não iria mais bater, portanto a CBF deu o título do módulo amarelo ao Sport.
Era hora de medir forças com Flamengo e Internacional, campeão e vice do módulo verde. Mas antes da disputa do quadrangular, o Clube dos Treze anunciou que não reconhecia o cruzamento final, por isso o Flamengo e Internacional campeão e vice do módulo verde, não enfrentaram o Sport e Guarani, campeão e vice do módulo amarelo.
Sport e Guarani disputaram o quadrangular final, venceram o Flamengo e Internacional por WO, e disputaram entre eles a decisão do Campeonato Brasileiro. No primeiro jogo em Campinas, 1 a 1, na volta em Recife 1 a 0 para o Leão, e o Sport foi o Campeão. O título que nos deu a oportunidade de disputar pela primeira vez na história a Libertadores, e que garantiu também uma alegria sem fim para a nação rubro-negra.
![]() |
| Homero Lacerda o 2º a direita, no banco de reservas. (Foto: Sportnet) |
O maior responsável por este título não foi Marco Antônio, nem Betão, nem Ribamar, nem Robertinho, nem Emerson Leão. O maior responsável se chama Homero Lacerda, era o Presidente do Sport na época e o maior que o clube já teve.
Homero lutou muito por essa conquista, no primeiro dia do seu mandato falou que o Sport ia entrar no Campeonato Brasileiro pra ser campeão, muita gente o tratou como louco. Tudo isso porque ele sempre pensou de forma grande, no final a gente viu quem era o louco, no final o Leão deixou de ser apenas um time que conquistava campeonato estadual, foi graças a este título que o Sport cresceu no cenário nacional e se transformou no que é hoje. Obrigado meu Presidente, graças a você nosso clube é dono do título mais disputado de todos os tempos.
![]() |
| Taça de Campeão. (Foto: Diário de PE) |
Flávio; Betão, Estevam, Marco Antônio, Zé Carlos Macaé; Rogério, Zico, Ribamar; Robertinho, Nando e Neco. Técnico: Emerson Leão. Esse era o time base e que foi o campeão, pena que Flamengo e Internacional fugiram, porque este título seria valorizado ainda mais.
Mas não tem problema, o orgulho de ter conquistado é gigante, e até hoje tentam nos tirar. Flamengo, em 1987 não apanhou dentro de campo, mas nos tribunais apanhou e demais. O choro é livre!
Flamenguistas parem de invetar asneiras e ficar alimentando ilusões, cobrem ao seu ex-presidente por não ter disputado o título. Esse Presidente, que por sinal, Homero Lacerda disse: "Marcio Braga? Aquilo é uma mocinha".
As asneiras que inventam são de dá pena, pra começar o regulamento foi aceito por todos os clubes 1 mês antes, então nada foi mudado durante a competição. Também dizem que o Sport disputou a 2ª divisão naquele ano, como? Em 1986 o Guarani foi vice-campeão brasileiro e estava no módulo do Leão, na cabeça de flamenguista quando um time é vice-campeão brasileiro ele é rebaixado? Em 1988 o Sport disputou a Libertadores, na cabeça de flamenguista a 2ª divisão da vaga pra Libertadores?
É choro e mais choro, todo ano o Sport é Campeão Brasileiro graças ao Flamengo. Foi pisa em tudo que é tribunal, agora eles tão querendo levar pro STF (Supremo Tribunal Federal), estou no aguardo para ver mais uma pisa. Como disse, o choro é livre, e o título mais disputado de todos os tempos é do Sport Club do Recife.
Há 27 anos atrás, o Leão da Ilha do Retiro pela primeira vez virou o Leão do Brasil!
--
Este foi o texto que relembra o título do Campeonato Brasileiro de 1987 do Sport. O que achou? A publicação foi feita por Arthur Vasconcelos, torcedor fanático do Sport. Gostaria de conversar mais sobre o tema com ele? Encontre-o em seu Twitter.
Acompanhe-nos:
Acompanhe-nos:




comentar com Facebook