Acompanhar o futebol europeu somente através da principal competição do continente, como fazíamos ano passado, nunca pareceu apropriado. Por isso que inciamos, a partir de hoje, a cobertura das principais ligas europeias e de suas rodadas realizadas nos fins de semana. Semanalmente, Igor Junio e Diogo Magri trarão o que acontece de melhor no futebol mais bem jogado do planeta. Começando agora:
Na terra da Rainha, rodada de visitantes ousados e Chelsea
firme na ponta
![]() |
Oscar garante seu lugar no Chelsea, líder do Inglês |
Na 22ª rodada da Premier League tivemos poucas surpresas. Os favoritos, apesar de visitantes, dominaram e venceram praticamente todos os jogos. Na tabela, Chelsea (52) voltou a abrir cinco pontos de vantagem para o Manchester City (47); na briga pela Champions League, Southampton (42), Manchester United (40) e Arsenal (39) seguem próximos disputando duas vagas. O Liverpool, há pouco mais de cinco rodadas sem perder, vai se aproximando aos poucos e chegou a 35 pontos somados.
O destaque da rodada não podia ser outro: jogando fora de
casa e contra um adversário indigesto, o Chelsea não teve piedade e com 45
minutos de pura arte atropelou o Swansea. Quatro gols no primeiro tempo, um no
segundo, show do trio Oscar, Fàbregas e Diego Costa, com o auxílio do lateral Ivanovic, e 5 a 0 no placar. No outro
jogo que interfere na disputa pelo título, o Manchester City recebeu o Arsenal. E, quem diria, aconteceu algo engraçado no Etihad... Cazorla guiou o Arsenal para uma enorme
vitória em Manchester, por 2 a 0. Time de Wenger não correu perigo em nenhum
momento.
Liverpool e Manchester United visitaram, respectivamente, Aston
Villa e QPR. Como é de praxe para eles, venceram sem brilho por 2 a 0. Brendan Rodgers teve a pressão sobre seu cargo aliviada e contou com a primeira partida segura do goleiro belga Mignolet depois de muito tempo. Já Van Gaal escuta as primeiras cornetas mesmo estando entre os quatro primeiros. Fora
dos holofotes, Burnley e Crystal Palace fizeram uma partida espetacular. Após o
Burnley abrir 2 a 0, Dwight Gayle comandou o Palace para a virada com dois gols
e uma assistência para Puncheon.
22ª rodada:
Aston Villa
0-2 Liverpool
Burnley 2-3
Crystal Palace
Leicester
City 0-1 Stoke City
QPR 0-1
Manchester United
Swansea 0-5
Chelsea
Tottenham
2-1 Sunderland
Newcastle
1-2 Southampton
West Ham
3-0 Hull City
Manchester
City 0-2 Arsenal
Everton - West Brom (jogo agendado para esta segunda-feira, 18h)
Na Espanha, Messi e Cristiano Ronaldo seguem reinando
Se Ronaldo fez 2 no 3-0 do Real, Messi fez os 3 no 4-0 do Barça |
La Liga vem sendo o campeonato mais atraente dessa temporada europeia, jogando no lixo a teoria de que só tem dois times. Após 19 rodadas, o Real Madrid é o líder com 45 pontos (um jogo a menos) e o Barcelona está logo atrás, com 44. Daí pra baixo, a diferença do 3º colocado Atlético de Madrid (41) para o 6º Villarreal (35) é de apenas seis pontos. Valencia e Sevilla, que ocupam a 4ª e 5ª posição, respectivamente, têm apenas três derrotas no campeonato – igualmente a Real Madrid e Barcelona.
Em pleno horário da ressaca de domingo, às 9h, o Real Madrid
visitou o Getafe e após primeiro tempo confuso saiu com uma boa vitória. Com
James Rodríguez brilhando – duas assistências -, o time de Ancelotti venceu com
doblete de Cristiano Ronaldo, cada vez mais centroavante, e outro de Gareth
Bale: 3 a 0. Valencia e Villarreal conseguiram vitórias importantíssimas,
principalmente o primeiro, que chegou a tomar o empate por duas vezes e contou
com Gayà e Negredo para decidir no fim.
Após o atropelo sobre o Atlético de Madrid, criou-se
expectativa para ver como seria a sequência do Barcelona. Resultado: diante de
um La Coruña frágil, Luis Enrique enfim repetiu uma escalação e Lionel Messi
voltou a brilhar. Com a companhia do ótimo Rakitic e um gol maravilhoso, o
camisa 10 fez mais um hat-trick na temporada e levou os catalães à vitória.
Neymar também foi bem, com seus já tradicionais dribles sensacionais.
19ª rodada:
Cordoba 1-1 Eibar
Real Sociedad 0-1 Rayo Vallecano
Valencia 3-2 Almería
Villarreal 2-0 Athletic Bilbao
Espanyol 1-0 Celta
Getafe 0-3 Real Madrid
Atlético de Madrid 2-0 Granada
La Coruña 0-4 Barcelona
Elche 1-0 Levante
Sevilla 2-0 Málaga
Juve dispara e encaminha o título italiano. De novo
La Vecchia Signora já ganhou as últimas três edições |
A Serie A italiana está apenas na metade, mas já podemos dizer que o tetracampeonato seguido da Juventus está chegando. O melhor e mais regular time da Itália goleou o Hellas Verona por 4-0 com dois gols de Tévez, um de Pogba e um de Pereyra e abriu 5 pontos de vantagem para a Roma (46 a 41), vice-colocada, que ficou no empate contra o Palermo fora de casa graças ao atacante Dybala, novo fenômeno da liga e artilheiro do time mandante.
O confronto mais esperado era entre a então 3ª colocada, Lazio, contra o 4º, Napoli, no Olímpico de Roma. A Lazio foi melhor, mas não conseguiu transformar o domínio da partida em gols - até porque estava desfalcada do craque Felipe Anderson - e viu Higuaín aproveitar uma das únicas chances que teve para fazer o único gol da partida. Vitória dos napolitanos, agora terceiros na classificação (33 pontos) empatados com a Sampdoria, que venceu o Parma fora de casa e ultrapassou a Lazio. Vale lembrar que a Samp também anunciou na última semana Samuel Eto'o como principal reforço da janela de meio de temporada.
Se não era o mais esperado, Genoa x Sassuolo foi o melhor jogo da rodada. Berardi abriu o placar para os visitantes, mas Iago Falqué empatou ainda no intervalo. Missiroli voltou a colocar o Sassuolo na frente aos 5' do segundo tempo, mas Fetfatzidis empatou três minutos depois. Coube então, novamente, a Berardi conseguir outra vantagem no placar para seu time. Enfim, o suficiente? Que nada. Aos quarenta e sete da etapa final, Fetfatzidis cobrou o pênalti e fez com que o frenético confronto terminasse em 3-3.
Carlitos Tévez é o artilheiro do Campeonato Italiano, com 13 gols. Atrás dele, Dybala, Icardi e Higuaín têm 10. Qual a coincidência? Todos são argentinos. Isso porque a seleção do país já tem Messi, Di Maria e Aguero.
Pera, mas e os times de Milão? Internazionale e Milan são tradicionalmente os mais vencedores italianos da Europa e os últimos da terra da bota a ganharem a Champions. Os rossoneros, que já foram comandados por Kaká e hoje têm Armero como titular, amargam a 8ª posição e uma derrota para a Atalanta no San Siro. A Inter, mesmo com os reforços Podolski e Shaqiri, empatou com o Empoli e está logo abaixo do rival, com o mesmo número de pontos.
19ª rodada:
Empoli 0-0 Inter
Palermo 1-1 Roma
Lazio 0-1 Napoli
Cesena 2-3 Torino
Chievo 1-2 Fiorentina
Genoa 3-3 Sassuolo
Milan 0-1 Atalanta
Parma 0-2 Sampdoria
Udinese 2-2 Cagliari
Juventus 4-0 Verona
Lyon e OM seguem firmes brigando pela liderança no francês; PSG tenta encostar, em 3º
Quando você é o penúltimo colocado no campeonato e recebe o líder, uma atuação heroica é o mínimo que se espera para conseguir os sonhados 3 pontos. De fato, o Lens não deixou que o Lyon ameaçasse muito seu gol, fazendo aparentemente um trabalho defensivo perfeito. Isso se não fosse por dois lances no primeiro tempo: aos 21, o zagueiro Gbamin fez um gol contra. Cinco minutos depois, o lateral Sylla botou a mão na bola dentro da área, causa do gol de pênalti de Lacazette. A incompetência dos azarões foi o suficiente para os visitantes cozinharem o resto do jogo.
Logo abaixo o Lyon está o Olympique de Marseille, que precisou de 84 minutos para abrir o placar e terminar vencendo o modesto Guingamp por 2-1. E o badalado PSG, que enfrentou o Evian em casa, sofreu novamente - saiu atrás do placar e viu seu lateral, Van der Wiel, marcar contra de forma bizarra. Sorte que as estrelas David Luiz, Verratti, Pastore e Cavani conseguiram garantir o 4-2 e a 3ª posição na tabela.
O Saint-Étienne foi o único do top 5 que tropeçou, ficando no 0-0 com o 9º Rennes. Na próxima rodada, o atual quarto colocado recebe o PSG no confronto direto. Após a vitória por 1-0 contra o Nantes, o Monaco ainda tenta encostar no pelotão da frente.
O destaque final fica para o Caen, 20º colocado da Ligue 1. Os lanternas fizeram 4-1 no Stade de Reims, time do meio da tabela, e não estão mais tão isolados lá embaixo. O Caen tem agora 18 pontos, dois a menos que o Metz, primeiro fora da zona. Entre os dois estão Lens e Evian.
Em cima, Lyon tem 45 (com 5 vitórias seguidas), Olympique tem 44, PSG tem 41, Sainté tem 40 e Monaco tem 36. Com 17 jogos restantes, não acredito que a disputa pelo título e até pelas 3 vagas na Champions League aconteça entre mais do que os atuais cinco primeiros colocados.
21ª rodada:
Bordeaux 1-2 Nice
Lens 0-2 Lyon
Caen 4-1 Stade de Reims
Lorient 1-0 Lille
Metz 2-3 Montpellier
Monaco 1-0 Nantes
Toulouse 1-1 Bastia
PSG 4-2 Evian
Rennes 0-0 Saint-Étienne
Olympique de Marseille 2-1 Guingamp
Na Holanda, PSV e Ajax continuam sua competição particular
![]() |
Hã? |
A Eredivisie, campeonato que mais revela talentos para o mundo, voltou após a pausa de inverno e não decepcionou. Com bons jogos e muitos gols, não tivemos grandes surpresas. PSV (46) e Ajax (42) venceram e seguem bem afrente dos outros times. Na briga por Europa League, apenas três pontos separam Feyenoord (34), Zwolle (32) e AZ Alkmaar (31). O Twente, com 28, ficou para trás.
O Ajax abriu a rodada, recebendo o Groningen e não teve uma
boa atuação. Após bons 30 minutos, perdeu o controle do jogo e só não perdeu
pontos devido a ruindade e incompetência dos atacantes do Groningen. Feyenoord
e Twente fizeram um jogo equilibrado, mas com o Feyenoord mais fatal; com
Clasie dominando o meio campo e um golaço de Immers, venceram por 3 a 1.
Vitesse e PSV era o jogo mais badalado da rodada. De fato,
foi um bom jogo. O gol de Maher no início da partida deu ao PSV uma margem que
foi aproveitada durante todo o jogo. Vitesse foi bem superior durante quase
todo o jogo, com Vejinovic sendo destaque. No PSV, o trio de ataque que tem a
velocidade pelos lados como característica, criou pouquíssimas chances de
ampliar.
18 rodada:
Ajax 2-0
Groningen
Zwolle 4-1
NAC Breda
AZ Alkmaar 2-0 Dordrecht
ADO 2-2 Cambuur
Vitesse 0-1 PSV
Willem II
2-0 Eagles
Utrecht 1-2
Heerenveen
Feyenoord
3-1 Twente
Heracles
Almelo 0-3 Excelsior
Porto sobrevive ao dilúvio em Portugal, mas ainda está longe do impressionante Benfica
Na terrinha, quem manda são os benfiquistas. O time da capital portuguesa teve que ir para a Ilha da Madeira (ou Cristianoronaldolândia) para golear o Marítimo, com gols de Ola John, Lima (alô Dunga) e Sálvio (2x), sendo que o último também brilhou com uma assistência. Porém, Talisca, a revelação brasileira, conseguiu ser expulso no final da partida.
Foi a 440ª vez que o zagueiro Luisão entrou em campo com a camisa vermelha, todas como titular, igualando a marca da lenda portuguesa Eusébio no clube. Também foi a partida de número 300 do treinador Jorge Jesus no comando da equipe.
Um adendo: o Benfica bateu o recorde de mais jogos sem sofrer gols na competição na última rodada e segue ampliando-o: a marca já chega aos 7 jogos. Quem é o goleiro do time? Júlio César. Aquele mesmo.
O Porto também teve que vencer fora de casa para não ver o Benfica abrir uma vantagem quase insuperável. Porém, Casemiro e cia. tiveram uma dificuldade muito maior: enfrentaram uma chuva digna de Arca de Noé na cidade de Penafiel, contra o time de mesmo nome. O jogo foi paralisado, o estádio chegou a ficar vazio e, depois de muita luta e natação, os portistas saíram vencedores com gols de Herrera, Jackson Martínez e Óliver Torres.
No mesmo dia, o Vitória de Guimarães goleou o Academica e se aproximou do Sporting Lisboa, terceiro colocado (36 contra 34 pontos), se consagrando como a surpresa da temporada. Apenas Benfica (46) e Porto (40) estão acima dos dois na tabela.
Agora, te desafio a definir 'jejum'. Ficar 3 meses sem marcar um mísero gol no campeonato nacional serve? Porque foi exatamente essa a situação vivida pelos torcedores do Belenenses na Liga Sagres. Desde o dia 8 de novembro de 2014 o time não conseguia balançar as redes adversárias. Até o último domingo, quando a zica foi quebrada. O nome do herói? Pelé. Sim, Pelé. E teve logo um segundo gol no mesmo jogo. O nome do outro herói? Deyverson. Sim, Deyverson.
17ª rodada:
Vitoria de Guimarães 4-0 Academica
Penafiel 1-3 Porto
Paços Ferreira 2-3 Nacional
Moreirense 1-0 Arouca
Boavista 1-2 Estoril
Vitoria de Setúbal 1-3 Braga
Belenenses 2-0 Gil Vicente
Marítimo 0-4 Benfica
Sporting 4-2 Rio Ave
PRÊMIOS
Sim, eles estão aqui também.
Prêmio 7x1
O melhor jogador do fim de semana é o melhor jogador do mundo. Ou não, segundo a Fifa. Mas eu deixo essa discussão para vocês. O fato é que Lionel Messi brilhou na vitória do Barça e anotou seu 30º hat-trick na carreira pelo clube catalão.
Prêmio CBF
Para acabar com a tese de que arbitragem ruim é arbitragem brasileira, o destaque negativo da rodada vai para o trio de Tottenham x Sunderland. Os Spurs já venciam por 2-1 quando o goleiro do Sunderland foi para a área tentar o milagroso empate. Os donos da casa roubaram a bola e armaram o contra-ataque, parado apenas pelo impedimento marcado pelo assistente quando Vertonghen seria lançado estando atrás do meio-campo e com o gol vazio na sua frente. Nem na Copinha erram assim.
Prêmio Dodô
O gol mais bonito do fim de semana é do melhor jogador do mesmo - nada mais justo. Admirem Messi e seu nervosismo frente ao goleiro do La Coruña.
XI da rodada europeia
Mignolet (Liverpool/ING); Ivanovic (Chelsea/ING), David Luiz (PSG/FRA), Koscielny (Arsenal/ING) e Gayà (Valencia/ESP); Coquelin (Arsenal/ING), Oscar (Chelsea/ING), Cazorla (Arsenal/ING) e James Rodríguez (Real Madrid/ESP); Messi (Barcelona/ESP) e Sálvio (Benfica/POR).
---
A Bundesliga ainda está na pausa de meio da temporada. Em breve, também traremos tudo do campeonato alemão aqui.
Igor Junio escreveu os textos da Premier League, da Eredivisie e da La Liga, enquanto Diogo Magri escreveu os da Serie A, da Ligue 1 e da Liga Sagres.
2015 e ainda não veio nenhum Rica Perrone
Fiquem à vontade para discutir o quanto quiserem nos comentários abaixo.
Até semana que vem!
Redes sociais do C11:
C11 no Facebook
C11 no Twitter/perfil zoeiro
C11 no Youtube
C11 no Google Plus
C11 no seu coração ♥
comentar com Facebook