Ainda em clima de Natal, apresento-lhes o simpático clube finlandês FC Santa Claus. Isso mesmo, existe uma equipe com o nome do Papai Noel lá na Finlândia! O time é sediado na cidade de Rovaniemi e foi fundado em 1993, com a fusão de outros dois clubes: o Rovaniemen Reipas e o Rovaniemen Lappi.
Rovaniemi é a capital da Lapônia, região a qual está próxima ao Círculo Polar Ártico e faz parte da Finlândia, Noruega, Suécia e até mesmo da Rússia. É neste local onde Papai Noel vive, daí veio a ideia de fundar um time com o nome do Bom Velhinho. A temperatura média anual em Rovaniemi é de +0.2°C, e a menor temperatura já registrada foi -47.5°C, em 28 de janeiro de 1999 - os dados são da Wikipédia.
O FC Santa Claus conquistou o seu grupo na Kolmonen, a quarta divisão finlandesa, e jogará a Kakkonen (terceira divisão) em 2015. A propósito, a Finlândia tem OITO divisões.
![]() |
| Divulgação/FC Santa Claus |
O calendário do futebol finlandês se assemelha ao do futebol brasileiro e não segue os padrões adotados em vários países da Europa. Noruega, Suécia e Islândia, outros países nórdicos, também realizam seus campeonatos em um único ano. As Ilhas Faroe, território ultramarino da Dinamarca, são outra federação a seguir esse exemplo. Entre os nórdicos, apenas a Dinamarca mantém o costume de iniciar uma competição em um ano e terminá-la em outro.
O Santa passou toda a sua vida alternando entre o quarto e terceiro escalões e espera deslanchar na próxima temporada, a fim de obter um inédito acesso à Ikkönen, a segunda divisão - a Veikkausliiga é a primeira. Por enquanto, é só um sonho. O clube natalino já jogou a Kolmonen 10 vezes e disputará a Kakkonen pela 11ª vez.
No Natal de 2012, o Santa Claus realizou uma campanha publicitária com a ilustre figura do Papai Noel, personagem que batiza a instituição. Pode-se dizer que o clube natalino tem um marketing respeitável.
Eles têm site oficial. O sítio está em manutenção e tem até versão em inglês. E não para por aí: os alvirrubros também estão presentes no Twitter e no Facebook.
Em 2015, seu patrocinador será ninguém mais e ninguém menos que a EA Sports, a linha de games esportivos da Electronic Arts. Que moral, hein?
O time virou até pauta do Globo Esporte. Como foi bem observado pela reportagem, o clube é formado por jovens que costumam se transferir, posteriormente, para o RoPS, clube de Rovaniemi que disputa a elite do futebol finlandês. E o frio é sempre um adversário a mais.
Feliz Natal a todos!


comentar com Facebook