Ah, a zaga. Pesadelo constante. Desde 2009, a zaga vem sendo o nosso maior problema. Estávamos mal acostumados, é verdade, porque tivemos o prazer de assistir Miranda, Breno, Alex Silva, André dias e companhia no tricampeonato brasileiro, e a defesa foi o setor que mais se destacou nessa época. O auge foi em 2007, quando a equipe havia sofrido impressionantes 13 gols em 34 jogos (a partida da 34ª rodada, contra o América-RN, sacramentou o título). A partir de 2009, iniciou-se uma série de problemas defensivos que ainda não teve fim e a zaga é sempre a maior culpada pelos fracassos. Ainda se espera que a diretoria invista pesado em um zagueiro de qualidade - a volta de Breno nos dá esperanças mas temos de aceitar o fato de que este Breno não é aquele que vimos em 2007.
Toloi é, de longe, o melhor zagueiro do elenco (Foto: spfc.terra.com.br) |
Comecemos pelo zagueiro que mais se destacou em 2014. Rafael Toloi foi regular, ganhou até Bola de Prata e conquistou de vez a confiança do torcedor são paulino. É um defensor consistente, técnico e de bom porte físico. Toloi ainda peca, porém, por cometer erros esporádicos e acabar prejudicando o time desnecessariamente. Isso não ocorre com frequência, mas é sinal de uma certa falta de concentração do atleta em alguns momentos. Felizmente, não se trata de um defeito muito grave e isso pode ser corrigido tranquilamente - Toloi tem apenas 24 anos.
O zagueiro ficou um bom período machucado e foi aí que se notou mais nitidamente a sua importância - chega a ser desesperador lembrar de parcerias formadas por Paulo Miranda, Lucão, Antônio Carlos e Edson Silva. Qualitativamente, não há comparação: Toloi é nosso melhor zagueiro e será essencial em 2015. Talvez o ideal seja a contratação de um defensor mais veloz, com mais explosão, para atuar ao seu lado - Edson Silva está longe de ter tal característica - mas o fato é que ele não pode sair do time. Toloi começa o ano de 2015 com muita moral e com toda a confiança do torcedor.
- Números de Toloi em 2014: 21 jogos, 1 gol.
Edson Silva foi surpreendentemente bem em 2014 (Foto: saopaulofc.net) |
Se alguém dissesse, no começo de 2014, que ele ganharia a vaga ao longo do ano e seguiria sendo titular até o final do Brasileiro, ninguém acreditaria. Pois foi isso que aconteceu: Edson Silva garantiu sua titularidade com exibições seguras, apesar de todas as suas limitações que já conhecemos. A humildade talvez seja sua maior virtude: Edson sabe que não é nenhum craque e, por isso, não fica inventando. Quando tem que dar um bico pra frente ele não hesita, quando tem que recuar para o capitão lá atrás ele recua, quando tem que jogar feio ele joga sem nenhum problema. Foi com essa simplicidade que o camisa 21 conquistou o seu lugar no time.
O problema é que, em 2015, precisamos ser muito mais ambiciosos. Jamais entraremos em uma Libertadores com outra mentalidade a não ser lutar pelo título - não somos tricampeões à toa - e, para tal, precisamos reforçar a equipe. Edson Silva não é o zagueiro ideal para disputarmos títulos em 2015, mesmo depois da boa temporada que fez neste ano. Muricy dá indícios de que quer um defensor necessariamente canhoto para disputar a vaga com Edson e a diretoria vem se mexendo para encontrar o reforço ideal, mas e se não conseguirmos encontrá-lo? Muricy precisa ser mais flexível a fim de aceitar que o zagueiro que atuará pela esquerda não tem obrigação de ser canhoto. Esperamos que Edson Silva siga no elenco, mas apenas como opção.
- Números de Edson Silva em 2014: 35 jogos, 5 gols, 2394 recuos para Rogério Ceni.
~ Outros jogadores ~
Rodrigo Caio - Eis uma incógnita. Rodrigo será zagueiro ou volante em 2015? O enorme número de volantes no elenco poderia indicar que ele será zagueiro, mas especula-se que Muricy teria expressado sua preferência em tê-lo no meio-campo. E agora? Caso não contratemos mais nenhum zagueiro, será importante tê-lo na posição em 2015. Se conseguirmos montar uma zaga forte, Rodrigo poderá atuar na volância, que é onde mais rende. Resta-nos aguardar.
- Números de Rodrigo Caio em 2014: 26 jogos, 1 gol
Antônio Carlos - O zagueiro-artilheiro (ou artilheiro-zagueiro, destacando aquilo que ele faz melhor) era titular no começo de 2014, mas se lesionou e, quando voltou, viu a dupla Edson Silva e Toloi consolidada na titularidade. Desde então, não conseguiu mais se firmar e atuou pouco. É uma boa peça para se ter no elenco em 2015 - mas nunca como titular.
- Números de Antônio Carlos em 2014: 41 jogos, 7 gols
Paulo Miranda - Vou tentar me controlar para escrever sobre o nosso 'zagueiro'. Paulo Miranda é, provavelmente, o jogador mais detestado pela torcida são paulina no elenco. É um defensor inseguro, que adora inventar quando precisa fazer o simples e sempre coloca o time em situações desconfortáveis. Seria melhor para todo mundo que ele fosse negociado assim que possível. Agradecemos - ou não - pelos serviços prestados, mas não queremos Paulo Miranda no elenco em 2015.
- Números de Paulo Miranda em 2014: 29 jogos, 1 gol.
Lucão - Outro que não passou confiança à torcida em 2014. Tudo bem, ele é garoto e tem muito o que evoluir ainda, mas as perspectivas a seu respeito não são lá tão boas quanto se imaginou que poderiam ser. É bom ter um zagueiro jovem no elenco e ele deve permanecer, mas precisa melhorar muito na temporada que vem.
- Números de Lucão em 2014: 15 jogos, 2 gols.
comentar com Facebook