
Quando estava no Flamengo, veio com o discurso de que os jogadores não estavam conseguindo entender aquilo que ele estava repassando. Desde que o atual técnico do Corinthians saiu da Gávea, logo pensei: não é negócio bom para o Timão - ou para qualquer clube - trazer o Mano Menezes. Digo o porquê: existem técnicos que são ruins demais, e vou dizer isso completamente sem medo. Há treinadores que precisam se reciclar, buscar coisas novas e observar o que os leva a ter fases tão ruins.
O time do Corinthians de hoje vence algumas vezes e jogando mal, ganha sempre com dificuldades. Neste Campeonato Brasileiro, só vi uma vez a equipe vencer com facilidade: contra o Goiás, onde meteu 5 a 2. Fora isso, sempre as mesmas dificuldades de jogar. Além de que, se sai o Guerrero, o time não joga. O time Alvinegro perdeu a Copa do Brasil vergonhosamente para o Atlético-MG, após vencer por 2 a 0 em casa, em Itaquera. Em BH, conseguiu sair na frente e ainda tomou a virada. Como pode uma coisa dessa? Pode sim. Levir Culpi é um treinador que reformulou o Galo no meio do campeonato, além de ser bem ofensivo, coisa que o Mano não é. Parece que quando o time faz gol, manda parar de atacar. Ridículo!
E aí caí naquela questão: por que os jogadores do Flamengo não conseguiam entender o que o Mano Menezes quis passar? Acho que na verdade nem ele mesmo está se entendendo. E digo mais: não vi ganhar nada tão grandioso. Passou pelo Grêmio sem ganhar nada com expressão. No Corinthians, conseguiu agradar o torcedor corintiano conquistando a Série B, um Campeonato Paulista e Copa do Brasil - os dois últimos muito mais pelo Ronaldo Fenômeno do que propriamente pelo treinador, e até porque lá tinha Dentinho, Jorge Henrique, Elias, Chicão, William, Alessandro. Certamente, se perdesse campeonatos como esse, até porque a Copa do Brasil era em um antigo formato, seria um desastre. Portanto, não vi nada demais no Mano Menezes. Passou pela Seleção Brasileira deixando vexames, complementado pelo vexame maior do Felipão em seguida. Deixou vexame no Flamengo também. Será que é um bom treinador?
E, obviamente, a paciência do torcedor está se esgotando; ou melhor, já se esgotou. O Corinthians sempre joga muito mal, não tem ofensividade e isso é horrível de assistir em qualquer jogo de futebol. Certamente, já estão pedindo a cabeça dele. O atual presidente, Mário Gobbi, já disse que não vai renovar o contrato do treinador, e afirmam que é por causa da eleição. Pode até ser, mas pensem comigo: se fosse um Muricy Ramalho, vocês acham que com ou sem eleições no clube eles mandariam embora e não renovariam o contrato? Óbvio que não. Já querem dar essa carta de desquite, pois já sabem os problemas que o Mano Menezes já causou esse ano. Eliminação na fase de grupos do Campeonato Paulista, no Campeonato Brasileiro mais empate e perde do que ganha e ainda perde a Copa do Brasil. Ano para ser esquecido pelo Corinthians e para Mano Menezes ser esquecido pelo futebol, para o bem do nosso esporte preferido, porque digo pra vocês: não dá, ele é muito ruim.
Fique claro que não é só ele. Existem outros técnicos com pouca capacidade técnica, mas o Mano Menezes, pelo histórico, se superou. E quero deixar claro uma coisa aqui: não tenho nada pessoal contra o Mano Menezes. A conversa é profissional. Ele é uma excelente pessoa, muito profissional (não falta aos treinos, é sempre educado nas coletivas). Ele tenta, mas não dá. Enfim, só desejo o melhor para ele e que estude bastante, porque, senão, ficará bastante difícil o mundo da bola - como é difícil pra todos - mas para ele as portas podem se fechar.
Redes sociais do C11:
C11 no Facebook
C11 no Twitter/perfil zoeiro
C11 no Youtube
C11 no Google Plus
C11 no seu coração ♥
comentar com Facebook