Bem, o ano está quase acabando. E já é bom começar a planejar a próxima temporada. O nosso provável presidente para o próximo triênio, Daniel Nepomuceno, terá como principal tarefa, dar sequência ao excelente trabalho que vem sendo feito por Alexandre Kalil.
![]() |
| Para o Galo seguir forte e vingador, o trabalho não pode parar. |
Alguns jogadores têm seus contratos perto do fim. São eles: Guilherme, Leandro Donizete, Josué, Edcarlos e Eron. Vale a pena renovar?
Guilherme
O caso mais emblemático de todos. Chegou ao clube em março de 2011, com a função de substituir o ídolo Tardelli, que havia deixado o Galo rumo ao Anzhi, da Rússia. O clube pagou 6 milhões de euros por 60% de seus direitos econômicos, e assinou um contrato de 4 anos com o atleta. Porém, se lesionou muito mais do que jogou, e marcou apenas 2 gols na temporada. Em 2012, já jogando como meia, fez um bom Campeonato Mineiro, e na final, foi o melhor em campo, mas outra lesão atrapalhou sua sequência como titular. Voltou, e com a dispensa de Danilinho, passou a jogar com frequência, mas não fez grandes jogos. No ano passado, foi pouco utilizado, mas foi o herói da classificação do Galo para a final da Libertadores, marcando um gol contra o Newell's Old Boys, aos 50' do segundo tempo. 2014 foi seu grande ano. Com a saída de Ronaldinho, passou a ser o maestro da equipe. Fez excelentes partidas. No jogo contra o Corinthians, pela Copa do Brasil, marcou 2 gols e deu uma assistência. Mas, se lesionou novamente e assim está até hoje. São 130 jogos, 26 gols e 14 lesões. Joga muito, mas se machuca ainda mais. Merece a renovação?
Acho que, com um trabalho específico sobre ele, é possível que ele se lesione menos e jogue mais. Por mim, ficaria mais um ano. No Palmeiras, Valdivia se regenerou fisicamente. O mesmo aconteceu com Alexandre Pato, quando jogava pelo Corinthians. Por quê não com Guilherme?
Leandro Donizete
No Galo desde 2012, o desconhecido Leandro Donizete tomou a titularidade de Filipe Soutto, que havia tido um bom desempenho no ano anterior. Com raça e dedicação, não demorou muito para cair nas graças do torcedor. Neste ano, tem sofrido com algumas lesões também. Mas, mesmo assim, é indispensável no esquema tático de Levir Culpi. Seu contrato se encerra no fim desse ano, mas as conversas para a renovação estão adiantadas, e o jogador deverá permanecer. Graças a Deus.
Dos volantes no elenco alvinegro, Donizete é o único que tem qualidade na saída de bola. Apesar da idade (32), tem muito vigor físico e aguenta uma longa sequência de jogos. Sua permanência é vital.
Edcarlos
Devido a grande carência na zaga, Edcarlos foi contratado às pressas para suprir as ausências de Réver e Emerson, lesionados. Mesmo sendo dispensado do Sport, por DEFICIÊNCIA TÉCNICA, o zagueiro assinou com o Galo até o fim deste ano. Fez o gol que levou o Galo às semi-finais da Copa do Brasil, mas fora isso, nenhuma partida maravilhosa. É um zagueiro fraco e sem técnica. Por mim, mandava embora.
Josué
Quando soube de sua contratação, em março de 2013, gostei bastante. Campeão do mundo pelo São Paulo, ídolo na Alemanha e disputou uma Copa do Mundo. Excelente currículo. Começou bem, fazendo gols e boas partidas. Mas caiu de produção e passou a ser criticado pela torcida. Mas eu ainda defendo o véio. Com 35 anos, ainda tem a disposição de um garoto. Seu contrato se encerra em março de 2015, mas ele ainda não recebeu propostas de renovação. Pela sua qualidade, e pela falta de jogadores para a posição, merece ficar e, quem sabe, encerrar a carreira por aqui.
Eron
O problema da lateral-esquerda do Galo é crônico. Por isso, Eron subiu das categorias de base para o profissional, em 2010. Mas nunca se firmou. Em 2011, foi pouco utilizado e em 2012 seguiu no elenco principal, a pedido do técnico Cuca. Não agradou, e foi emprestado ao Atlético Goianiense. O clube goiano foi rebaixado, mas Eron fez excelentes partidas. Em 2013, quase foi negociado com o Santos, mas não houve acordo. Se reapresentou com o elenco para a temporada, mas em fevereiro, foi novamente emprestado, dessa vez ao Goiás.
Em 2014, quase foi parar na Ponte Preta, como parte do pagamento pelo atacante Rildo, mas a negociação desandou, e Rildo foi para o Santos. Atualmente, Eron está lesionado e não jogou nesse ano. Devido a isso, e o pouco futebol apresentado, renovar contrato com ele seria burrice. Espero que a diretoria tenha o mínimo de critério quanto a isso.
E para você, leitor? Esses jogadores merecem continuar no Galo? Comenta aí!
Abraços!
Siga e curta as páginas oficiais do C11, para encontrar posts de outros clubes.
Siga e curta o C11-Atlético/MG, para encontrar posts sobre o Galo.
Siga o autor no Twitter.

comentar com Facebook