Mesmo com a crise que assola o futebol sul-americano, o continente libertador não deixou de ser a terra dos gigantes campeões. Aqui, habita o Pentacampeão Mundial e muitos outros países tradicionais no mundo da bola, além de jogadores que estão entre os mais importantes do planeta, como. Pelé, Ronaldo, Di Stéfano, Maradona, Obdulio Varela, Elías Figueroa e muitos outros. O nosso objetivo será deixar vocês periodicamente por dentro de tudo que acontece nos campeonatos mais tradicionais da América do Sul.
Se o Brasil tem 12 grandes no futebol, no resto do subcontinente não podemos dizer o mesmo. Os mais próximos de nós são os hermanos, com Boca Juniors, River Plate, Independiente, San Lorenzo, Racing, Estudiantes e Vélez Sarsfield. Em relação aos clubes chilenos, a grande força está concentrada na capital do país. Lá estão os três grandes: Colo colo, Universidad de Chile e Universidad Católica. O Paraguai, assim como o Chile, possui três clubes considerados grandes. Os três estão situados na capital Assunção: Olímpia, Cerro Porteño e Libertad. Nas terras uruguaias, dois: Peñarol e Nacional. O mesmo segue na Colômbia, com Atlético Nacional e Millonarios. E assim segue a mesma linha nos outros quatro países filiados a Conmebol, com apenas dois ou três clubes grandes.
Então, vamos logo ao que interessa, pois a rodada nos nacionais foi movimentada. Os grandes de olho no Titulo e, claro, em uma vaga na Libertadores da América; os pequenos tentando sobreviver nesses campeonatos que, às vezes, chegam a níveis decadentes.
El superclássico:
Foto: site oficial Boca Juniors
Muita chuva e nada de bom futebol. O famoso clássico entre River Plate e Boca Juniors terminou em 1 a 1, no Monumental de Nuñez, neste domingo (5). O Boca abriu o placar no primeiro tempo. Bola cruzada na área, Magallán de carrinho empurrou a bola para o gol.
Mesmo sofrendo o gol, o River Plate foi superior os 90 minutos, com bola na trave e muitos chutes de longe, explorando o campo molhado. Aos 39 minutos, Mora chutou de fora da área e Fernando Gago bloqueou com a cabeça. O árbitro Mauro Vigliano errou feio e deu pênalti, além de expulsar o volante do Boca. Mora cobrou o pênalti e isolou a bola.
Em um segundo tempo apático, sem emoção, o River foi para o tudo ou nada: após cruzamento da esquerda, Pezzella cabeceou, o goleiro Órion pegou e soltou nos pés de Pezzella, que só empurrou para as redes. No final, o River também teve um expulso: Funes Mori recebeu vermelho direto após acertar um pontapé em Chavez.
Com o resultado, o River Plate foi a 22 pontos e se garantiu na ponta da competição. Já o Boca, com o empate, foi a 14 pontos e ficou na oitava colocação.
Outros jogos:
Foto: site oficial Lanús
O Lanús foi ao Gigante Arroyito enfrentar o Rosario Central e venceu por 2 a 1, nesta segunda-feira. Com o resultado, o Lanús chegou à segunda colocação, com 20 pontos, dois a menos que o River Plate. O Rosario segue na 12ª colocação, com 13 pontos.
Tropeçou!
O atual Campeão da América, San Lorenzo, recebeu o Tigre no Nuevo Gasómetro e perdeu por 2x0. Agora, El Ciclón está na 16ª posição, com 10 pontos.
Final da rodada:
Foto: Jornal El Tempo/Chile
Os rivais Colo Colo e Universidad de Chile estão na briga pelo título do campeonato chileno e os dois venceram na rodada do Apertura. La U recebeu o San Marco e venceu por 2 a 0. Já o Colo Colo foi ao Estádio Municipal de Concepción enfrentar o Universidad Concepción e venceu por 1 a 0, gol de Paredes, o vice-artilheiro do campeonato. Outro que está colado e na briga pelo título ou, no mínimo, uma vaga na Libertadores da América, é o Santiago Wanderers, que está a quatro pontos do Colo Colo. O Santiago enfrenta a Union Española, no próximo domingo, em jogo adiado.
Tá apertado:
No Paraguai, o Clausura chegou à 12ª rodada com cinco tradicionais na briga pela ponta: Guarani (24), Cerro Porteño (22), Libertad (20), Olimpia (20) e Nacional (20) vêm em sequência na tabela. O único que perdeu foi o Olimpia, e dentro de casa, onde recebeu o 3 de Febrero e tomou 1 a 0, com gol de Cristian Colmán.
Créditos na imagem
No Uruguai, o Nacional segue na ponta, com 21 pontos, após vitória contra o Rampla Junior, por 2 a 0, fora de casa. Seu maior rival, Peñarol, ocupa apenas a quarta colocação, com 16 pontos, atrás do Defensor, também com 16.
Foto: site oficial Atl Nacional
O Atlético Nacional segue liderando o Clausura colombiano. Venceu fora de casa, neste domingo, o Santa Fé. Atrás vem o Milionarios, que venceu, fora de casa, o Patriotas por 3 a 0, com um ponto a menos. Ainda faltam 5 rodadas, Junior Barranquila, Santa Fé e Once Caldas ainda brigam por uma vaga na Libertadores, já que Atlético Nacional e Millionarios estão voando e devem monopolizar a briga pelo título. O Atletico Nacional, aliás, foi o campeão do Apertura e já está garantido na Libertadores. Restam duas vagas, que são destinadas ao campeão do Clausura (caso seja o Atl. Nacional, o segundo colocado fica com a vaga) e ao time que tiver a melhor pontuação geral na temporada.
Bolívia: Blooming lidera o Apertura, com 18 pontos. Atrás vem o Jorge Wilstermann, com 17 pontos, e o San Jose, com 16. The Strongest e Bolivar ocupam a 6ª e 7ª posição, respectivamente, com 14 pontos cada.
Peru: No Grupo A do Clausura, o Alianza Lima é líder isolado com 27 pontos, seguido por Juan Aurich, que tem 24. Sporting Cristal (20) e Real Garcilaso (19) ocupam a 5ª e a 6ª posição.
O Deportivo San Martin lidera o grupo B com 25 pontos. O Deportivo Cesar vem colado, com 24 pontos. O Universitário ocupa a penúltima posição, com 15 pontos.
Equador: O Barcelona segue líder isolado do Clausura, com 22 pontos. Atrás vêm Nacional e LDU, com 17 e 16 pontos. O Emelec, que não faz uma boa campanha, foi derrotado pela LDU, fora de casa, por 2 a 1, e segue na 8° posição, com 10 pontos.
Venezuela: Deportivo Tachira lidera o Apertura, com 20 pontos. Em segundo, vem o Real Esppor, com 19 pontos. O Zamora, que é um dos principais clubes do pais, está na lanterna com apenas 4 pontos, sendo quatro empates e três derrotas. Uma campanha horrorosa para quem acabou de disputar uma Libertadores.
Foto: @CSFLibertadores
E pra você que está ansioso com a Libertadores de 2015, esses são os classificados até o momento. Lembrando que o sorteio acontece em dezembro, ainda assim, sem todos os times definidos. No Brasil, o mais próximo de uma vaga é o Cruzeiro, líder isolado com 56 pontos. O Internacional está em segundo, com 47 pontos. São quatro vagas para o G4 do Brasileirão e uma para o campeão da Copa do Brasil. Caso algum brasileiro ganhe a sul-americana, ele fica com a vaga, transformando o G4 em G3.
Os gols mais importantes da rodada:
Gol de Magallán, fazendo 1 a 0 Boca.
A falha grotesca de Órion, cedendo o empate do River Plate. Gol de Pezzella.
Patricio Rubio, fez o primeiro de La U. sobre o San Marco.
Luis Páez, fez Atl. Nacional 1x0 Santa Fé.
Até aqui, os deixando informados sobre o futebol no "Novo Mundo". Se gostou, compartilhe, comente, tire suas dúvidas. Se não gostou, xingue, reclame, nos dê sua sugestão. E obrigado por nos acompanhar.
Até a próxima, meninos e meninas!
Redes sociais do C11:
C11 no Facebook
C11 no Twitter/perfil zoeiro
C11 no Youtube
C11 no Google Plus
C11 no seu coração ♥
comentar com Facebook