[Zoeiristas] Os estilos de patrocínios mais diferentes no futebol


Olá, ceonzeiros, tudo bom? Estamos de volta com a recém-criada coluna, o Zoeiristas, em sua segunda lista de curiosidades (ou não). O primeiro, aqui, foi muito legal e foi bem aceito pelos leitores.

Nos anos 80, os patrocínios esportivos começaram a ganhar força e, atualmente, são imprescindíveis para grande parte dos clubes de futebol. Com o segmento cada vez mais forte, a diversidade de marcas expostas nas camisas tem aumentado cada vez mais e isso traz alguns patrocínios inusitados. Então, hoje, falaremos de alguns deles aqui no C11.
C11 no mundo do marketing esportivo: patrocinador oficial do Zikas FC


- Patrocínio musical

Saindo da linha tradicional, o Coritiba, em 2009, fechou um contrato de patrocínio com a cantora Cláudia Leitte. Na parte da frente da camisa, ficou exposto o nome e a data de um show dela, que fazia parte das comemorações do centenário do clube.
Camisa do Coritiba com a propaganda do show da Claudia Leitte

Porém, o Coxa não foi o único que arrumou patrocínios nesta área. Em Sergipe, River Plate – SE e Boca Júnior – SE não deixaram a rivalidade ficar apenas nos nomes em homenagem aos dois maiores times da Argentina (apesar de o time argentino se chamar Boca Juniors e o sergipano ser Boca Júnior) e também seguiram o mesmo rumo: enquanto o River estampou o nome da banda “Calcinha Preta”, o Boca estampou o grupo “Mulheres Perdidas”.


Boca Júnior-SE e River Plate-SE com seus patrocínios (Foto: Mais Futebol)


- Cemitério e Grupo de Torcedores

Voltando ao sul do país, o Paraná também inovou no contrato de patrocínio ao expor um cemitério na parte da frente da sua camisa. O curioso é que a camisa com a logo do Memorial Parque das Araucárias foi usada pela primeira vez numa sexta-feira 13, dia este que, reza a lenda, é azarado. Na mesma época, o clube também fechou com um site de torcedores, o Paranautas.

Todavia, a sua ligação com a torcida na camisa não começou aí: um pouco antes, o Paraná tinha sido patrocinado por uma torcida organizada, a Fúria Independente.



- Canais de televisão

No final da década de 90, o Fluminense assinou contrato com o canal de televisão SporTV e, posteriormente, com a MTV.
Camisa do Fluminense com o logo da MTV

Todavia, o tricolor não foi o único clube carioca a estampar a marca de uma empresa deste segmento em seu uniforme: na final do Brasileiro de 2000, seu rival, Vasco da Gama, usou uma camisa com o símbolo do canal SBT. Eurico Miranda, seu então presidente, o fez para provocar a Rede Globo, que, segundo ele, fez uma cobertura tendenciosa sobre o segundo jogo da final do campeonato, onde uma parte do alambrado de São Januário caiu, deixando 168 feridos e causando o adiamento da partida para o dia 18 de janeiro de 2001.

Romário comemorando o título brasileiro com a camisa cruzmaltina estampando o símbolo do SBT


- Videogames

Fiorentina, Seattle Sounders, Auxerre, Arsenal e JEF United: o que eles têm em comum? Os cinco já foram – o Seattle ainda é – patrocinados por empresas da área dos videogames. Na década de 90, a Nintendo, eternizada por Super Mario, patrocinou a Viola. Sua maior concorrente era a SEGA, que patrocinou os Gunners e os japoneses do JEF United, com direito a um Sonic na camisa da equipe que está na segunda divisão japonês. Ainda no Japão, o Verdy Tokio foi patrocinado pela Konami, criadora do game PES. Já Seattle Sounders e Auxerre são\foram patrocinados pelas duas empresas que, atualmente, protagonizam a maior disputa do segmento: XBOX e PlayStation, respectivamente.


Contudo, o patrocínio não se limitou apenas aos consoles e produtoras dos jogos, tendo sido também expostos os jogos: Leyton Orient, Wycombe Wanderes e Swindon Town estampam o game FIFA 14, da EA Sports, em suas camisas; já o concorrente, PES, expôs o jogo PES 2009 em uma camisa da Lazio durante uma partida.
Games de futebol na camisa dos times


- Homem Aranha

Sim, o filme Homem Aranha esteve presente na camisa de um clube de futebol. Foi o Atlético de Madrid, em 2004. O clube fechou uma parceria com a Columbia Tristar e, além de Homem Aranha, já estampou o filme Peixe Grande. O acordo foi tão explorado que o clube utilizou uma camisa de verão com as teias do Homem Aranha desenhada.


Você conhece algum patrocínio mais inusitados que os citados? Se sim, desce a página e comente, mostre imagens. Agora, siga-nos nas redes sociais, vá para a página inicial e veja outros conteúdos do C11. Não esqueça de compartilhar esta matéria com os parças.

Redes sociais do C11:

C11 no Facebook
C11 no Youtube
C11 no Google Plus
C11 no seu coração 

Compartilhar no Google Plus

Autor: Unknown

    comentar com Facebook