Mano Menezes orienta Petros ao invés de reclamar da arbitragem (Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians) |
Na noite de sábado, o Corinthians foi até Manaus, capital amazonense e encarou o Botafogo, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo foi espetacular, mas o resultado foi decepcionante. A derrota por 1-0 fez o Corinthians obter mais um resultado negativo para times inferiores na tabela de classificação.
O jogo:
O Timão já mostrou para o que veio logo nos primeiros minutos: Bruno Henrique manda uma bomba de fora da área e acerta o travessão do goleiro Helton Leite, isso com dois minutos de jogo. O Timão pressionara o Botafogo, para tentar um gol no começo, que poderia ser fundamental para o desenrolar da partida.
A proposta do Botafogo era simples: contra-atacar até chegar ao gol. A primeira chance foi aos 10', quando Wallyson cobrou falta de muito longe, o chute foi tão forte, que Cássio teve que fazer a defesa em dois tempos, quase se complicando.
Com o decorrer do jogo, o Timão relaxou, começou a acertar passes bobos e o castigo veio: cruzamento de Gabriel na área, a bola bate no braço de Fábio Santos e pênalti marcado para o Botafogo. Wallyson cobrou, mandou a bola para a esquerda, Cássio caiu à direita e abriu o placar.
Com o gol, o Corinthians evidenciou todos os problemas que vocês já conhecem: o desequilíbrio, a falta do poder de reação e o despreparo para joga contra uma equipe que se fecha bem.
Na segunda etapa, Mano Menezes promoveu a entrada de Malcom para a saída de Guilherme Andrade.
Com sete da segunda etapa, o Corinthians pressionava, mas sem muita inteligência. Apenas uma boa chance criada com Luciano, após ter recebido cruzamento de Bruno Henrique.
A partida continuou e Mano fez mais uma alteração: Jadson entrou no lugar de Fagner, para ver se o time conseguiria obter alguma chance de gol.
Aos 26' da segunda etapa, Bolatti foi expulso após obstrução em Petros (o volante já tinha um amarelo).
Com a expulsão, o Corinthians continuou a apertar o cerco dos cariocas,cruzamento na área, Helton Leite sai e tropeça na grama a bola sobra para Malcom que arrematou e obrigou o goleiro do Fogão a fazer uma bela defesa.
A pressão alvinegra continuava: escanteio e Romero cabeceou para a bola passar ao lado do gol do Botafogo. Minutos depois, o garoto Gustavo ficou na cara do gol, mas finalizou sem perigo algum ao gol do Fogão. Com o resultado, o Corinthians desperdiçou a chance de entrar no G-4 e fica na quinta posição, podendo descer para sexto, caso o Atlético Mineiro vença o seu compromisso da rodada.
Opinião:
Não era o dia do Corinthians. Helton Leite operou milagres, Bruno Henrique acertou o travessão, bolas passando rente à trave. Com um jogador de vantagem por mais de 20 minutos, o time não conseguiu marcar um gol. Teve chances. Mas o primeiro tempo foi crucial para o resultado. A equipe do Corinthians se limitou ao chute de Bruno Henrique e só.
Mano Menezes poderia ter mexido na equipe antes. Poderia ter posto o Jadson antes, para que o time fosse mais veloz na criação de jogadas. Mas não. A partida mostrou que Luciano deve ser utilizado no segundo tempo, apenas. Pouco efetivo, o atacante teve atuação discreta, Romero foi mal novamente, mas atuou por noventa minutos.
A próxima partida será contra o Atlético-MG, no Mineirão, pela Copa do Brasil. O Timão não contará com Gil, Elias e Lodeiro. Mas terá o desejado retorno de Paolo Guererro, que conseguiu liberação da seleção peruana.
comentar com Facebook