Valeu, Ousadia&Argélia!

(Foto: Quinn Rooney / Business Insider)

Histórico. Melhor participação da história do país e que poderia repetir 1982 e bater Alemanha para igualar a melhor participação de uma nação africana, repetindo Gana em 2010. Mas sucumbiu a uma seleção muito mais forte. Mas valeu, Argélia. Valeu demais.



Os times

Com muitas mudanças, assim como nos outros jogos, Halihodzic armou o time com: Mbolhi; Mostefa, Belkalem, Halliche (Bougherra);  Mandi, Lacen, Taider (Brahimi); Feghouli, Soudani (Djabou) e Slimani.

Löw respondeu com: Neuer, Mustafi (Khedira), Mertesacker, Boateng e Höwedes; Lahm, Schweinsteiger (Kramer) e Kroos; Özil, Müller e Götze (Schürrle) 


O jogo

O técnico bósnio da Argélia armou o time para não ser goleado, mas poderia muito bem ser o contrário. Aproveitando as crateras na defesa alemã, um Soudani endiabrado pra cima do Mustafi e a velocidade característica, era muito mais próximo o gol africano do que da potência europeia.

No primeiro tempo, só a Argélia causava emoção. Até quando era lance alemão, era Mbolhi num dia de mão de raquete rebatendo tudo quanto é bola. Era uma emoção só.

As melhores chances vinham de contra-ataques em alta velocidade mas faltava o tal do último passe. Era Soudani, era Feghouli, Ghoulam....mas a bola não chegava no matador do time, no Slimani. Jogava bem, de igual para igual, até melhor em alguns momentos que a seleção em que todos colocam entre as favoritas.

A Alemanha meio desorganizada não conseguia criar e dava muito espaço, Mustafi fez partida horrível e via Soudani fazê-lo de putinha pessoal. Só faltou dar tapinha na cara e chamar de safada. Mas faltava a Argélia acertar aquele contra-ataque, a Alemanha não ia deixá-los jogar como quisessem até o fim do mundo. 

Tanto que viram que o Mbolhi estava tão seguro quanto camisinha dada em posto de saúde e começaram a arriscar de fora. Primeiro Schweinsteiger (Xuazentaiguer na boca do Júnior), depois com Muller e assim por diante. Ele rebatia todas. Por sorte dos comandando de Halihodzic, o primeiro tempo acabou em 0x0. Sim, jogaram melhor mas digo sorte pelas presepadas do Mbolhi rebatendo na frente do futuro maior artilheiro da Copa.

Já no segundo, a Alemanha foi Alemanha. Ainda muito bagunçada, mas com mais espaços para jogar conseguia criar e via Mbolhi se redimir das tantas rebatidas ridículas do primeiro tempo. A Argélia tinha o contra ataque, mas ainda faltava caprichar naquela última bola para matar o jogo. Conseguia botar Slimani para correr e fazer Boateng e Mertesacker parecerem estar em câmera lenta, mas Neuer, jogando praticamente de líbero cortava todos os lançamentos.

Enquanto a Alemanha crescia na partida, a Argélia, ainda com Soudani lá pela esquerda, chegava mas não sabia definir. Na primeira, ele chutou de forma equivocada e na segunda, quando deveria bater, tentou achar Slimani. E quem não faz toma, certo? Não, se aquieta aí. Pelo menos não nos 90 minutos. Sim, a Argélia segurou a Alemanha. Que venha a prorrogação.


O "extra-jogo" 

Aquela animação, aquela alegria, todo mundo apoiando daí: gol do Schurrle. O maldito foi lá e com 2 minutos acabou com a alegria da galera. E aí não tinha mais jeito, os argelinos já estavam mortos em campo. E pra melhorar, foi lá o Ozil e meteu o segundo. Mas para coroar a atuação - e a Copa - espetacular, Djabou fez o de honra logo em seguida. Mas não dava mais tempo de reagir, acabou 2x1. Grande Argélia, gigante Argélia.


Ponto positivo 

O conjunto. Jogou como um e aguentou até onde pôde, um pouco mais preciso na frente e poderíamos estar falando de uma zebra gigante.

Ponto negativo

Difícil falar de ponto negativo quando um time joga tão bem então vou ter que citar a falta de pontaria. Teve diversas chances para abrir o placar e falhou, a Alemanha teve uma boa e fez. Essa foi a diferença hoje.

Eu nunca na minha vida achei que veria a Argélia jogar uma fase de oitavas de final de Copa do Mundo, quanto mais bater de frente com uma seleção do porte da Alemanha. Só dá pra ressaltar o trabalho do Vahid Halihodzic, que depois de ser demitido dias antes da Copa de 2010 pela Costa do Marfim, pegou uma seleção que nem gol tinha marcado em tal mundial e conseguiu eliminar a Rússia de Capello.
Compartilhar no Google Plus

Autor: Unknown

    comentar com Facebook